–Por Laís Santana–
Uma equipe formada por 25 estudantes de Engenharia da Ufes foi premiada na Baja SAE Brasil, competição nacional de miniveículos realizada em São Paulo pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, em fevereiro deste ano. A equipe Vitória Baja (foto), da Universidade, ficou em primeiro lugar na categoria Aceleração.
No evento, foram analisados os carros montados de acordo com as exigências da categoria baja, uma espécie de off-road. O veículo é avaliado ao passar por terrenos acidentados, obstáculos, valetas, troncos, rampas e lama. Ele deve ser o mais rápido possível, independentemente de o motor padrão da competição ser de baixa potência, com apenas dez cavalos.
A Baja SAE Brasil premia as equipes pelo desempenho dos carros em modalidades como aceleração, velocidade máxima, tração e manobrabilidade. A etapa nacional da competição contou com a primeira exposição desse carro capixaba, construído em comemoração aos 20 anos da equipe automobilística da Ufes, que envolve os estudantes no desenvolvimento de veículos off-road.
Desempenho
Além do primeiro lugar em aceleração, os alunos ficaram em quinto lugar por desempenho dinâmico, sexto lugar em velocidade final, oitavo lugar em enduro de resistência e décimo lugar geral na competição.
“Queremos aperfeiçoar ainda mais o carro”, almeja Lucas Merçon, estudante de Engenharia Mecânica na Ufes e um dos integrantes do time automobilístico. “O nosso baja teve um desempenho muito bom para a primeira competição. Vamos explorar ao máximo o potencial dele para alcançarmos uma colocação entre os três melhores carros do próximo evento nacional”, planeja.
O estudante afirma que, se esse objetivo for atingido, estará garantida a vaga da equipe na competição mundial, nos Estados Unidos, o que seria uma conquista inédita para o grupo.
Faça um comentário