Reportagem sobre o canto com sussurros ganha prêmio regional de comunicação

Lucas Santos e Vinicius Viana, os estudantes da Ufes vencedores do Prêmio Expocom 2019. Foto: Laís Santana/Ufes

Por Laís Santana–

Os estudantes da Ufes Vinicius Viana e Lucas Santos ganharam, em junho, o Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), pela reportagem em radiojornalismo “Whisperpop: quando os sussurros falaram mais alto no rádio”. Os dois alunos do sétimo período de Comunicação Social-Jornalismo receberam o reconhecimento na edição regional do Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o Intercom Sudeste, realizado em Vitória, no campus de Goiabeiras.

O Prêmio Expocom se destina aos melhores trabalhos produzidos por alunos de graduação em Comunicação Social. A premiação é dividida em três etapas – local, regional e nacional –, nas quais concorrem trabalhos indicados pela instituição de ensino superior na qual foram produzidos, em um total de 70 categorias.

A reportagem da Ufes que recebeu o reconhecimento este ano analisa os rumos e tendências da música pop e explora o resgate da antiga técnica do canto sussurrado por artistas contemporâneos como Lana del Rey, Selena Gomez, Julia Michaels e Pabllo Vittar. A apuração e a produção contaram com a orientação do professor Pedro Marra, na disciplina de Laboratório de Radiojornalismo. Os alunos também entrevistaram a maestrina e professora de canto Ângela Volpato para esclarecer o impacto do emprego do ar para produzir sons musicais com a voz e os problemas do uso indevido das cordas vocais.

A dupla ressalta a contribuição da Ufes para a criação deste projeto e acredita que o prêmio comprova a qualidade do ensino superior público. “Conseguimos chegar à classificação nacional de um dos maiores prêmios de trabalhos acadêmicos experimentais. Ganhar esse prêmio não é uma vitória só nossa, mas também da Universidade”, diz Santos, que demonstra interesse em trabalhar na área radiofônica. “Nosso objetivo é também ganhar a premiação nacional e demonstrar o potencial da Ufes e do nosso jornalismo”, completa.

Vinicius Viana e Lucas Santos levarão o trabalho sobre Whisperpop para o Intercom Nacional, que acontecerá em Belém (PA) de 2 a 7 de setembro de 2019, para concorrer com os finalistas dos demais congressos regionais. No Intercom Sudeste de 2018, a Ufes também saiu premiada, nas categorias Fotografia Publicitária e Charge/caricatura/ilustração.