Projeto de inclusão de mães no mercado de trabalho é premiado no Desafio Renault Experience 2018/2019

Athus Cavalini, Lhais Gaigher, Jhonatan Cruz e Rachel Canuto comemoram a vitória do Desafio Renault Experience 2018/2019. Foto: Divulgação

Por Adriana Damasceno–

Os estudantes da Ufes Athus Cavalini (Ciência da Computação), Jhonatan Cruz (Engenharia Elétrica) e Lhais Gaigher (Engenharia de Produção), junto com a psicóloga Rachel Canuto, formaram uma das três equipes vencedoras do Desafio Renault Experience 2018/2019, programa nacional que visa fomentar o empreendedorismo universitário. Na final, que aconteceu em maio, a equipe da Ufes, de nome EVA, venceu depois de concorrer com mais de 350 grupos de todo o Brasil.

Nesta edição, o tema do programa foi Tornar nossas cidades melhores e as equipes concorreram, com desenvolvimento de projetos, nas categorias Desafio Twizy (de veículo elétrico); Soluções de Mobilidade (de experiência urbana transformadora); e Negócios Sociais (de iniciativas com potencial de gerar impacto positivo nas cidades).

A equipe EVA venceu na categoria Negócios Sociais, apresentando o projeto homônimo que promove a capacitação gratuita em gestão de mídias sociais para mães jovens de baixa renda, inserindo conteúdos e discussões relacionadas aos fatores de proteção à criança. Essas mulheres têm seus serviços disponibilizados em um marketplace para que empresas e pessoas físicas possam contratá-las como freelancers.

Equipe Eva poderá investir na startup com o prêmio entregue pela Renault. Foto: Divulgação

A primeira turma do projeto EVA, composta por seis mães, foi capacitada entre maio e abril, no bairro São Benedito, em Vitória. “Conseguimos que duas empresas adquirissem um pacote com quatro publicações de duas alunas”, conta Jhonatan Cruz.

Os membros da equipe contaram com a mentoria de Thiago Alves, representante da Renault, e da administradora capixaba Tatiane Oliveira. A professora Míriam de Magdala, do Departamento de Engenharia de Produção da Ufes, foi a orientadora do projeto. Míriam, que coordena a disciplina de Empreendedorismo (oferecida a todos os estudantes da Ufes), diz que esse tipo de premiação é importante porque fortalece o valor do empreendedorismo e dos grupos multidisciplinares. “Isso mostra para os alunos a possibilidade de criar negócios e, ao mesmo tempo, atuar com o propósito de impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente”, explica.

Para Jhonatan, a importância do concurso está na oportunidade oferecida aos estudantes de contar com a assessoria de uma empresa de nível mundial para desenvolver o negócio, auxiliando os jovens empreendedores a criar soluções que ganhem projeção nacional. “Além disso, nossa equipe vai levar o nome da Ufes para outros estados, apresentando-a como uma universidade incentivadora do empreendedorismo”, destaca.

Após passar pelas três etapas do concurso, a equipe EVA recebeu um prêmio de R$ 5 mil reais, valor que deve ser investido nos primeiros passos da startup. Além disso, ganhou um período de imersão no ecossistema de empreendedorismo da Renault, no Paraná, para auxiliar os participantes do projeto na alavancagem de seus negócios.