Professor do curso de Engenharia Mecânica vence o Prêmio Capes de Tese

– Por Lidia Neves –

O professor Arnaldo Gomes Leal Júnior, do curso de Engenharia Mecânica da Ufes, venceu a edição 2019 do Prêmio Capes de Tese, promovido pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), na área de avaliação Engenharias IV, que compreende os programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica.

Leal Júnior defendeu a tese intitulada Polymer Optical Fiber Sensors for Healthcare Devices: From the Material Analysis to Practical Applications (em português, Sensores de fibra óptica para equipamentos de saúde: da análise de materiais às aplicações práticas), que foi considerada a melhor do ano de 2018. Leal Júnior realizou seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Ufes, tendo sido orientado pelo professor Anselmo Frizera Neto e coorientado pelos professores Maria José Pontes e Carlos Alberto Ferreira Marques, este último do Instituto de Telecomunicações de Aveiro/Portugal. O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Telecomunicações (Labtel) do Centro Tecnológico da Ufes.

A tese ainda concorre ao Grande Prêmio Capes de Tese, no qual será escolhida uma tese vencedora em cada um dos três colégios de avaliação: Humanidades, Ciências da Vida, e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

A pesquisa

“O estudo trata de sensores em fibra óptica de plástico. Abordamos as caracterizações e efeitos do material”, explica Leal Júnior. Foram criados modelos de sensores de temperatura, umidade, deformação, ângulo, batimento cardíaco, oximetria (medição do índice de oxigênio no sangue) e taxa de respiração. O uso desse material permite maior flexibilidade, sensibilidade, elasticidade e resistência a impactos.

Também foram desenvolvidas palmilhas instrumentadas, para estimar fases da marcha em sistemas para auxílio à locomoção baseados em estimulação elétrica funcional e para monitorar a pressão sobre a planta do pé e as forças de reação do solo.

“Os sensores foram testados em pessoas e também em dispositivos robóticos, exoesqueletos, órteses e andadores robóticos”, explica o professor que desenvolveu o estudo.

Patentes

A pesquisa apresenta inovações em três áreas: técnicas de análise de materiais, tipos de sensores com fibra plástica e aplicações nas áreas de análise de movimento, engenharia biomédica e reabilitação. A partir do trabalho, foram realizados cinco pedidos de patentes pela Ufes, que poderão levar ao desenvolvimento de produtos. “Fico feliz, pois esse prêmio é um reconhecimento do trabalho desenvolvido”, afirma o professor Leal Júnior.

Para o orientador da tese, professor Anselmo Frizera, o resultado demonstra a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido no programa de pós-graduação. “O PPGEE acaba de ser promovido para a nota 5 na Capes. Apesar dos cortes nos recursos da Educação, temos conseguido desenvolver projetos, ainda com bolsas de órgãos de fomento e fruto de parcerias com a indústria”, aponta.