Pesquisadores descrevem nova espécie de lagostim fóssil encontrada na Antártica

Ilustração da nova espécie de lagostim no seu provável ambiente. Autor: Maurílio Oliveira/ Museu Nacional

– Por Lidia Neves —

Um grupo de pesquisadores publicou, nesta semana, um artigo com a descrição do fóssil de um lagostim encontrado pela primeira vez, na Antártica. A pesquisa foi coordenada pelo professor Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a participação de pesquisadores da Ufes. Esse foi o primeiro lagostim descoberto e descrito por um grupo de pesquisadores brasileiros.

A descoberta foi divulgada nesta quinta-feira, 13, em entrevista coletiva realizada pelo Museu Nacional com a presença de jornalistas de todo o país.

Dentre os sete paleontólogos que participaram da expedição em que o fóssil foi encontrado, estão os professores da Ufes Rodrigo Figueiredo e Taíssa Rodrigues, respectivamente, do Departamento de Biologia do campus de Alegre e do Departamento de Ciências Biológicas do campus de Goiabeiras. O achado se deu na segunda expedição do projeto Paleoantar, realizada no verão de 2015/2016. O projeto se dedica a coletar e estudar rochas e fósseis da Antártica.

O fóssil, analisado em laboratório por pesquisadores do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Ceará, recebeu o nome científico de Hoploparia echinata. Segundo o diretor do Museu, Alysson Pinheiro, o material foi analisado por três anos, para verificar as semelhanças e diferenças em relação a outras espécies encontradas anteriormente.

“O Hopoplaria é um grupo de lagostins bem diverso, com 67 espécies já descritas, todas fósseis. Algumas foram encontradas na Europa e outras, em bacias dos Estados Unidos. Ao contrário das outras espécies conhecidas de fósseis desse grupo, o Hechinata tem espinhos presentes nas patas e no aparato bucal”, explica Pinheiro.

O lagostim data de cerca de 70 milhões de anos, correspondente ao período Cretáceo Superior, que sucedeu o período Jurássico na Era Mesozoica. O fóssil provavelmente se refere a uma troca de exoesqueleto do organismo, segundo Pinheiro, uma vez que as partes estavam bastante desarticuladas entre si.

Os pesquisadores apontam que provavelmente o Hopoplaria echinata vivia em um ambiente marinho raso, em tocas, isolado, e alimentava-se capturando peixes com suas garras ou se aproveitando de carcaças de outros animais.

A rocha com o fóssil foi localizada pelo professor e paleontólogo Alexander Kellner, coordenador do Paleoantar. “Estava andando com um colega e encontrei a primeira parte. Sabíamos que teria o outro lado por perto, e encontramos o segundo exemplar a cerca de 10 a 15 metros de distância”, relatou.

Desafios

O material foi encontrado na Ilha de James Ross, na Formação Lachman Crags, que fica na Enseada Santa Marta, localidade onde a equipe estava acampada. “Chegar a essa região é um desafio. As condições climáticas são muito severas e a quantidade de gelo no mar causa uma grande dificuldade de navegação. O trabalho de campo consiste em procurar os fósseis, em terrenos acidentados e em longas distâncias. Muitas vezes, os fósseis estão fragmentados, devido à dinâmica do gelo, que destrói a rocha em que eles se encontram. Por isso, o fóssil antártico é raro e, quando o encontramos, tem o potencial de trazer novas informações sobre animais e plantas que viveram há milhões de anos”, explica o professor Rodrigo Figueiredo.

Diferentemente do que se imagina, os fósseis não são encontrados em geleiras, como explica a professora Taissa Rodrigues. “Na verdade, os fósseis estão nas rochas e, para encontrá-los, elas não podem estar no gelo e na neve, elas precisam estar descobertas. Temos uma única janela de tempo, que é no verão, para ir para a Antártica e descobrir esses fósseis”, detalha.

A expedição teve a duração total de 70 dias, entre o tempo de deslocamento, de montagem e desmontagem do acampamento e de pesquisa efetivamente, que durou cerca de 45 dias. “A principal dificuldade não é a temperatura, que varia de 15 graus Celsius negativos a 10 positivos no verão, mas sim o vento”, detalha o diretor do Museu Nacional. “Durante uma expedição, todo mundo faz de tudo, desde montar a barraca até cozinhar e participar da busca do material”.

Após atuar nessa expedição que encontrou o lagostim, que foi a 34a, o professor Rodrigo Figueiredo participou de outras três operações, sendo em duas como coordenador, responsável pela comunicação com a Marinha do Brasil e pela definição da área de campo a ser analisada. “Nos últimos anos, também temos recebido parte desses materiais e amostras para a análise e, com isso, um pouco desse material também vai estar exposto para o público capixaba em breve”, completa o pesquisador da Ufes.

Relevância

O Paleoantar é financiado por um edital do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que também selecionou outros 19 projetos de pesquisa brasileiros. O líder do Proantar, Jefferson Simões, destacou a importância desse projeto de paleontologia na Antártica para a compreensão da formação do continente americano, que começou a se estruturar nesse período Cretáceo Superior, e dos oceanos que o cercam. “Este projeto faz parte de uma grande meta, que é conhecer o papel da Antártica na abertura do Oceano Atlântico Sul e o desenvolvimento das bacias sedimentares e a presença de óleo e gás nelas, inclusive os nossos recursos e o pré-sal”, aponta Simões.

A professora Juliana Sayão, pesquisadora do Museu Nacional/UFRJ e vice-coordenadora do Paleoantar, que também participou da expedição, destaca que o fóssil de lagostim foi encontrado em terra firme. “Para a Paleontologia, esse fato indica que aquele lugar foi muito diferente no passado, e devemos lembrar que a América do Sul fazia parte do mesmo continente que a Antártica. Poucas pessoas têm acesso à Antártica, então todas as descobertas na região são de grande importância no cenário internacional”, afirma.

Esta foi a terceira espécie de lagostim descrita na Antártica, o que, para o professor Kellner, contribui para um maior conhecimento da biodiversidade daquela região. “É um desafio tentar entender a biodiversidade da Antártica do passado em comparação com a atual e com a relação da distribuição dos organismos entre os vários continentes”, completa.

Uma réplica do lagostim foi feita pelo paleoartista Maurílio Oliveira, do Museu Nacional, onde ficará exposta. Outra réplica será entregue para o Museu Plácido Cidade Nuvens, sediado em Santana do Cariri (CE).

Texto: Lidia Neves