Estudo de professor da Ufes recebe maior premiação da Academia Nacional de Medicina

Close de olho aberto, de retina da cor verde
Pesquisa contribui para o diagnóstico e para novas terapias em doenças responsáveis por grande parte da cegueira nos dias atuais. Foto: Stockvault

Com informações da Academia Nacional de Medicina –

O estudo Angiogênese da retina e coroide: biomarcadores e engenharia genética, coordenado pelo professor de Oftalmologia da Ufes Thiago Cabral, recebeu a principal premiação concedida neste ano pela Academia Nacional de Medicina (ANM) na categoria Ciências Aplicadas à Medicina.

O trabalho realizado pelo professor, que também é pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conta com a coautoria dos médicos oftalmologistas Júlia Polido (perita da Diretoria de Atenção à Saúde da Ufes) e Luiz Guilherme Mello (voluntário do setor de Oftalmologia do Hospital Universitário) e traz uma grande contribuição para o diagnóstico e para novas terapias em doenças responsáveis por grande parte da cegueira nos dias atuais, como Doença Macular – DMRI, Retinopatia Diabética e Doenças Vasculares da Retina e Coroide.

Professor Thiago Cabral apresenta o trabalho vencedor. Foto: Reprodução

A apresentação dos trabalhos ganhadores foi realizada em 6 de agosto na página da Academia no Facebook (a apresentação do professor Thiago Cabral encontra-se no minuto 50).

Clique aqui e conheça os demais trabalhos premiados.

Originalidade e contribuição

Concedida desde 1829, ano em que foi fundada a ANM, a premiação leva em conta a originalidade do estudo e a sua contribuição para o conhecimento na área da Medicina. Na edição deste ano, houve um recorde de inscritos: foram 63 candidaturas para as nove categorias.

Atuante no país há mais de 190 anos, a Academia tem como objetivo contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da Medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins, além de servir como órgão de consulta do governo brasileiro sobre questões de saúde e de educação médica.