Pesquisa na área de Ciências Contábeis recebe prêmio máximo em congresso

Painel da Bolsa de Valores de São Paulo - B3
Trabalho discutiu o papel do regulador para o melhor funcionamento do mercado. Foto: Leo Barrilari/Xinhua

– Por Nábila Corrêa –

A pesquisa O que eu fiz contra o mercado de capitais, realizada peloprofessor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Ufes (PPGCon) Vagner Marques, recebeu o prêmio máximo no XIV Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCont). O evento, realizado de forma virtual neste ano, recebeu a inscrição de mais de 600 artigos, sendo selecionados 342 para competirem.

Além de ser escolhido como o melhor trabalho do Congresso, o estudo também recebeu a primeira colocação na categoria de Auditoria e Tributos, concorrendo com outros 34 artigos. A pesquisa teve coautoria de Renan Guerra, egresso do curso de mestrado do PPGCon, e do professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal da Paraíba Vinícius Martins. A premiação foi divulgada em 15 de dezembro.

Segundo o professor Vagner Marques, o trabalho descritivo, que analisou 336 processos de 205 empresas, apresenta contribuições para a discussão sobre o papel do regulador para o melhor funcionamento do mercado, contribuindo para o direcionamento de estudos das áreas de Governança Corporativa, Auditoria e Mercado de Capitais. “O objetivo do estudo foi analisar os motivos e penalidades aplicadas aos acusados dos Processos Administrativos Sancionadores (PAS) abertos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e sua associação com o nível de Governança Corporativa (GC), o segmento econômico e o tipo de auditor”, explica Marques.

Outras premiações

Os estudantes do curso de graduação do Departamento de Ciências Contábeis também tiveram destaque em premiações este ano. No 18º Prêmio Excelência Acadêmica, realizado em novembro pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape), dos 10 trabalhos finalistas, quatro foram desenvolvidos por egressos da Ufes, incluindo o estudo que recebeu o primeiro lugar, Principais Assuntos de Auditoria e o Impacto no Nível de Legibilidade dos relatórios de empresas listadas na [B]³, apresentado por Lanna Pereira Nogueira.

Todos esses trabalhos foram publicados nos principais congressos da área de contabilidade e administração, sendo que dois deles foram premiados como melhores artigos. Esses resultados reforçam que o Trabalho de Conclusão de Curso pode ser muito além de mais uma etapa de formação”, afirma o professor Vagner Marques.

Ideia Premiada: conheça outras pesquisas da Ufes que receberam prêmios