Viana Vacinada: meia dose tem efetividade e será usada como reforço

Nova etapa do estudo usará meia dose no reforço. Qualquer pessoa que tenha tomado as duas primeiras doses pode participar, afirma a coordenadora do estudo, Valéria Valim, gerente de Atenção à Saúde do Hucam-Ufes e coordenadora científica do estudo. Fotos: Assessoria de Comunicação/Sesa

– Por Duilo Vitor e Sueli de Freitas* –

O uso da meia dose da vacina da AstraZeneca/Fiocruz para proteger contra o vírus da covid-19 deixa de ser uma hipótese promissora do Projeto Viana Vacinada para virar uma evidência científica. O último monitoramento do Projeto Viana Vacinada confirmou a efetividade da meia dose da vacina AstraZeneca para prevenção de casos novos, internações e óbitos de covid-19, assim como acontece com a dose padrão. Diante dos dados, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) autorizou que a população de Viana de 18 a 49 anos use a metade da prescrição padrão como reforço no esquema vacinal em todos os postos de imunização da cidade.

A Prefeitura de Viana adianta que os locais de vacinação estão prontos para receber o público-alvo desde já. Dia 9 de janeiro, domingo, haverá um dia D de mobilização para a dose de reforço na cidade.

“Não somente quem participou do estudo poderá receber meia dose de reforço, mas também quem recebeu dose padrão de AstraZeneca, Coronavac ou Pfizer”, afirmou Valéria Valim, médica e coordenadora científica do estudo e gerente de Atenção à Saúde do Hucam-Ufes. A adesão a esta etapa do estudo é voluntária.

“Comprovada a efetividade da aplicação da meia dose, as autoridades sanitárias do Brasil e do mundo têm evidência científica para dobrarem a capacidade de imunização com a vacina da Fiocruz. Sabemos que em muitas das regiões mais pobres do mundo o alcance da vacinação tem sido mais limitado, e nos locais com mais acesso ao produto a oferta de doses de reforço também poderá ser aumentada”, comenta a cientista do Hucam-Ufes.

O estudo foi premiado no Congresso Brasileiro de Infectologia na sexta-feira, 17, em Goiânia. Nesta segunda-feira, 20, a cientista apresentou os dados da pesquisa em uma entrevista coletiva à imprensa.

Ideia Premiada: conheça outras pesquisas da Ufes que receberam prêmios

De acordo com o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, (o primeiro à direita, na foto ao lado), a vacinação com dose ajustada é muito significativa, pois entrega aos gestores em saúde a possibilidade de vacinar o dobro de pessoas, caso seja utilizado o mesmo recurso do estudo ocorrido em Viana.

“Nós fizemos a análise e conseguimos, na prática, comprovar a eficácia da dose ajustada, que, sim, tem a mesma resposta da dose padrão. Nós levamos ao Ministério da Saúde os resultados apresentados em Viana. Tenho certeza que o país e, com certeza, o mundo serão beneficiados com essa medida que adotamos”, pronunciou o subsecretário.

Anticorpos

Conforme os testes em voluntários, a meia dose foi capaz de induzir a produção de anticorpos neutralizantes em 99,8% dos participantes, resultado semelhante ao alcançado no esquema com dose padrão.

Em pré-imunes, ou seja, pessoas que já tiveram a doença ou foram vacinadas anteriormente, uma meia dose foi suficiente para induzir altos títulos de anticorpos neutralizantes. “Isso mostra que a meia dose pode ser usada para reforço no esquema vacinal”, informou Valim.

No grupo dos que não tiveram covid e nem haviam se vacinado antes, a meia dose foi capaz de induzir resposta mais robusta de biomarcadores de imunização (quimiocinas, citocinas e fatores de crescimento) comparada com a dose padrão em primovacinados. A produção de biomarcadores foi semelhante nos dois grupos.

Outra conclusão foi a de que a duração dos eventos adversos foi menor na meia dose, comparada à cheia. Em geral, foram leves e, em proporção de pessoas, semelhantes à da prescrição de fábrica.

Vacinação

A vacinação com meia dose em Viana aconteceu no dia 13 de junho e alcançou 20.685 participantes, entre 18 e 49 anos. A segunda etapa de imunização foi no dia 8 de agosto. Do total de vacinados, 558 foram selecionados para serem monitorados com coleta de amostras sanguíneas para avaliação de respostas imune humoral (produção de anticorpos neutralizantes) e celular.

O prefeito do município, Wanderson Bueno (de camisa branca, na foto acima), ressaltou que o empenho realizado em todo o processo de vacinação teve o objetivo de atingir o maior número de pessoas vacinadas, seja na própria cidade ou abrindo as portas para cidades vizinhas.

“Foi um grande desafio e uma meta alcançada. As expectativas de vencer a pandemia de covid-19 e levar proteção às pessoas estão sendo cumpridas por meio do melhor sistema de vacinação do estado do Espírito Santo, imunizando 100% da população vianense e sediando este estudo de relevância internacional”, disse.

Com a autorização da Conep, o monitoramento científico segue agora com o reforço. Nessa nova etapa, além dos participantes já em seguimento com coletas seriadas de exames de sangue, aqueles que fizeram esquema Pfizer ou Coronavac e que quiserem receber reforço com meia dose poderão também realizar exames regularmente para acompanhar a intensidade e duração da resposta à vacina.

O projeto Viana Vacinada é coordenado pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), que faz parte da rede Ebserh de hospitais federais, em parceria com a Fiocruz, patrocinado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, com o apoio da Organização Panamericana de Saúde (Opas), do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal de Viana.