Trabalhos de estudantes de Arquivologia e Biblioteconomia vencem premiação regional

Trabalhos abordam estratégias de negócios e combate à desinformação. Imagem: Abecin

– Por Nábila Corrêa –

Estudantes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia da Ufes tiveram seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs) contemplados com o primeiro lugar no prêmio ofertado pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin) – regional Sudeste. As estudantes de Arquivologia Lorena Mongin Boasquevisque Pestana e Nayra Ricco Bermudes Clabunde concorreram com o Trabalho Identificação arquivística e gestão de processos de negócios (BPM): aplicação na Secretaria Unificada de Colegiados de Cursos (Succ);  Já os estudantes de Biblioteconomia Flávio Silva Teixeira e Júlia Schettino Jacob dos Santos se inscreveram com o TCC Desenvolvimento da competência em informação e combate à desinformação nos currículos de Biblioteconomia das universidades federais do Brasil.  A entrega dos certificados ocorreu em 14 de dezembro. Na edição de 2021, foram inscritos 26 trabalhos por 17 instituições federais de ensino.

Segundo a professora Juliana Simonato, orientadora das estudantes de Arquivologia, o Prêmio TCC, organizado pela Abecin desde 2002, é um reconhecimento dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área de Ciência da Informação por alunos de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia, Ciência da Informação e Gestão da Informação, e suas respectivas produções acadêmicas: “A Abecin é, sobretudo, um espaço político no qual a discussão sobre a perspectiva da construção e experimentação de saberes novos é tão importante e significativa quanto a ação de praticar esses saberes conquistados”.

Quanto ao TCC orientado por ela, Simonato ressalta que a relevância da pesquisa para a Arquivologia está em abordar questões pertinentes sobre identificação arquivística, inovando ao relacionar o conceito com práticas de gestão de negócios: “As discentes demonstraram maestria ao utilizarem conceitos de áreas do conhecimento específicas, Arquivologia e Administração, propondo uma reorganização dos procedimentos administrativos da Secretaria de Colegiado do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas [CCJE] da Ufes, visando a padronização da produção documental e a celeridade dos processos na instituição. Esperamos que o resultado sirva de parâmetro a ser aplicado em outras secretarias, a fim de padronizar a produção documental do CCJE e contribuir com os procedimentos técnicos de gestão documental relacionados ao órgão”, conclui.

Já a professora Marta Leandro da Mata, que orientou a pesquisa de Biblioteconomia, afirma que o trabalho aborda a questão da desinformação, analisando os currículos dos cursos de Biblioteconomia de todas as universidades federais e identificando quais abordam essa temática. “O bibliotecário, em sua formação acadêmica, trabalha com todos os processos que permeiam a organização da informação, desde a produção até sua disseminação, perpassando pelo uso que a sociedade faz dela. Dessa forma, o Bibliotecário poderia, por exemplo, desenvolver ações e programas educacionais no âmbito das bibliotecas para auxiliar os indivíduos a lidarem com a informação, desenvolvendo sua própria competência informacional, o que inclui a avaliação e a seleção da informação”, destaca.