Ufes sobe quinze posições em ranking das universidades da América Latina

A Ufes subiu 15 posições no ranking de instituições de ensino superior do Times Higher Education para a América Latina, ficando em 54º lugar na edição de 2022, divulgada no dia 14 de julho. Dentre as universidades brasileiras, a Ufes também subiu três degraus e conquistou o 30º lugar.

Times Higher Education Latin America University Rankings lista as melhores universidades da região da América Latina e Caribe com base nos mesmos indicadores de desempenho do THE World University Rankings: ensino, pesquisa, citações, recursos vindos do setor industrial para pesquisa e perspectivas internacionais.

O primeiro lugar do ranking ficou com a Pontificia Universidad Católica de Chile pelo quarto ano consecutivo. A segunda e terceira posições são da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Campinas (Unicamp), respectivamente.

O THE regional de 2022 incluiu 197 universidades de 13 países. Os que tiveram maior número de instituições de ensino superior classificadas no ranking foram Brasil (72), Chile (30), Colômbia (29), México (26), Equador (13) e Peru (10). Além de liderar numericamente, o Brasil também teve o melhor desempenho geral, com a pontuação média mais alta dentre todos os países (51,3 em 100), e a pontuação média mais alta para ensino e pesquisa.

Dados da Ufes

O detalhamento dos dados da Ufes mostra crescimento em todos os indicadores de desempenho em relação ao ranking de 2021. Numa escala de zero a cem, a Universidade obteve um indicador geral de 53,8, de acordo com a média ponderada de todos os itens avaliados.

No item “ensino”, a nota foi 61,3. Esse indicador, que tem maior peso no ranking, leva em conta o orçamento que a instituição dispõe para aplicação no ensino; a relação entre número de estudantes e de funcionários; a proporção entre quantidade de alunos de graduação e de doutorado; número de títulos de doutor concedidos e uma pesquisa de reputação aplicada a cientistas de todas as áreas de conhecimento e atendendo à representatividade geográfica.

No indicador “pesquisa”, a nota foi de 50,3, sendo também utilizada nessa avaliação uma pesquisa de reputação; levantamento do número de artigos científicos publicados na base de dados Scopus e do volume de recursos investidos em pesquisa.

Em “citações”, a Ufes ficou com 53,9, com base nos dados da Scopus. No indicador “renda da indústria”, a Universidade obteve 63,7. Esse item leva em conta a quantidade de recursos que a Ufes recebe do setor industrial para investimento em pesquisas.