Tecnologia desenvolvida na Ufes contribui para inovação no setor de videomonitoramento

Fotos: acervo dos pesquisadores

– Por Ana Clara Andrade* –

Uma tecnologia desenvolvida na Ufes se propõe a modernizar o sistema de videomonitoramento existente. A inteligência artificial criada pela startup IS Visionincubada no Espaço Empreendedor da Universidade, apresenta um desempenho superior aos produtos já utilizados no mercado, além de menor custo.

Incubada na Ufes desde 2019, a  empresa é voltada para a elaboração e programação de tecnologias de segurança. Stanzani conta que a ideia inicial de um sistema de identificação de veículos surgiu de um edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), alinhado ao tema comum do Visio, laboratório da Ufes que trata de robótica, segurança pública e espaços inteligentes.

Voltado para ambientes públicos e privados, o sistema desenvolvido é mais barato do que as lombadas eletrônicas convencionais por utilizar equipamentos comuns e disponíveis no mercado tradicional. “A solução tem a característica de ser uma tecnologia de fácil aquisição, instalação, manutenção e substituição, podendo custar até dez vezes menos. Além disso, com o modelo de negócio de software as a Service, o aluguel do serviço de processamento é facilmente escalável para muitas câmeras já instaladas”, conta o gerente de inovação da empresa, André Stanzani.

Outro diferencial desse sistema é a possibilidade de identificação de outros elementos, além da placa do veículo. A tecnologia consegue identificar características adicionais do automóvel como cor, tipo, modelo e fabricante, tornando-a importante para os casos em que a placa esteja suja, não visível, ou tenha sido adulterada ou retirada, prática comum nos casos de roubo ou sequestro. Todas essas informações são oferecidas em uma interface de acesso do usuário por meio de um dashboard (foto acima), com informações estatísticas e de caracterização, através de relatórios ou e-mails. Esse recurso possibilita, também, o acesso ao histórico de alarmes e infrações cometidas, com a possibilidade de recuperação dos vídeos desses delitos.

Independência

Para a coordenadora do Lab Visio, Raquel Frizera Vassallo, o desenvolvimento dessa tecnologia mostra que a Ufes está alinhada com a tendência cada vez mais presente de produzir e usar a visão computacional para extrair informações. Ela ainda destaca a relevância de esse sistema ter sido criado no Espírito Santo. “Mais importante que ser um trabalho nacional, é que é um trabalho capixaba. Então, ficamos independentes de terceiros, que são, muitas vezes, internacionais. Isso faz com que as nossas empresas se tornem independentes, contribuindo ainda, para o avanço tecnológico”, declara.

O gerente de inovação ainda destaca a participação da Ufes na elaboração desse sistema. “A Ufes tem uma participação ativa, seja ao oferecer o espaço propício e fecundo para as discussões, no Espaço Empreendedor, a proximidade com os laboratórios de pesquisa, a participação de alunos como bolsistas eventuais da empresa, os editais de fomento ou o ambiente adequado para os testes”.

Além da Ufes e do laboratório Visio, o projeto conta com a parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educacional Profissional do Espírito Santo (Secti), da Fapes, do Instituto Federal do Espírto Santo (Ifes) e da empresa Unitera.

*Bolsista em projeto de Comunicação