Laboratório da Ufes produz calça inteligente com sensores ópticos para monitorar movimentos

Compartilhe:

Alberto Margon*

Uma calça inteligente produzida com tecnologia fotônica para monitorar atividades físicas foi desenvolvida no Laboratório de Sensores da Ufes (Labsensores). A tecnologia fotônica, que é a utilização da luz como elemento sensor para integrar estruturas flexíveis como tecidos, polímeros ou plásticos, possibilita o monitoramento de atividades, podendo ser útil às pessoas que fazem fisioterapia ou que têm mobilidade reduzida.

Segundo o coordenador do Laboratório e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-Ufes), Arnaldo Leal Júnior, o processo consiste basicamente na análise das propriedades da luz em relação ao que se quer medir.  “O princípio de operação é baseado em modificações na luz quando ela passa pelo sensor de fibra óptica localizado no material flexível e sofre alguma deformação, como curvatura. Ou seja, a luz passa pelo material e, se este estiver dobrado em certo ângulo, pode perder uma potência ou pode ocorrer alguma variação em comprimento de onda, ou uma variação de fase, por exemplo”, explica. 

O protótipo da calça, com sensores externos ao tecido, foi utilizado para os testes iniciais, mas a ideia é que seja um produto customizável. Nesse caso, os sensores serão costurados por dentro da roupa, que poderá ser lavada. Outras peças de vestuário, palmilhas e até tapetes inteligentes podem ser produzidos utilizando-se a mesma tecnologia. 

O projeto de pesquisa conta com financiamento da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Foi iniciado em dezembro de 2022 e envolve professores de Engenharia Mecânica e Elétrica, alunos da graduação (iniciação científica) e da pós-graduação (mestrado e doutorado). 

*Bolsista do Labsensores

Edição: Sueli de Freitas

Foto: Carol Souto

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*