Orientações

Orientações e supervisões concluídas
Dissertações de mestrado: orientador principal
1.
 Aminadabe Farias de Aguiar. Interação com jogos digitais no Ensino Médio. 2019. Dissertação (Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem em Matemática, Tecnologias na educação, Jogos digitais de Matemática no Ensino Médio
Áreas do conhecimento: Educação Matemática
Setores de atividade: Educação
Referências adicionais: Brasil/Português.
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
 RAFAELA DOS SANTOS RIBEIRO. ORIGAMI COMO MATERIAL MANIPULATIVO: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES PARA ENSINAR GEOMETRIA EM UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. Curso (Pedagogia) – Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Origami, ensino, matemática
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. Bárbara Stowner dos Santos. Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo. 2019. Curso (Licenciatura em Matemática (CEUNES)) – Universidade Federal do Espírito Santo
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. Ana Paula Santos Pereira. O USO DE VÍDEOS EDUCATIVOS EM TAREFAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. 2019. Curso (Licenciatura em Matemática (CEUNES)) – Universidade Federal do Espírito Santo
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. Elaine Silva dos Santos Brito. A matemática ensinada na Escola e sua relação com o cotidiano. 2010. Curso (Pedagogia) – Faculdade do Noroeste Paranaense
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. Leidiane de Mello Esprisigo. A mediação e os jogos digitais no ensino de matemática. 2010. Curso (Pedagogia) – Faculdade do Noroeste Paranaense
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. Inês Porto Reis Tarroco. Afetividade e mediação no ensino de matemática para o ensino fundamental em uma turma de 3ª série. 2010. Curso (Pedagogia) – Faculdade do Noroeste Paranaense
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. Graciela Cardoso Barbosa. Dificuldades de Aprendizagem da operação de divisão em uma turma de 2ª série. 2010. Curso (Pedagogia) – Faculdade do Noroeste Paranaense
Referências adicionais: Brasil/Português.
Iniciação científica
1. ROBERTA DOS SANTOS RIBEIRO. Análise de representações semióticas utilizadas em vídeos digitais para ensinar Álgebra Linear. 2019. Iniciação científica (Licenciatura em Matemática (CEUNES)) – Universidade Federal do Espírito Santo
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. ALEX GUSMAO BITTI ENGELHARDT. Estado da arte sobre o uso de jogos digitais para o ensino de Matemática no Ensino Fundamental. 2019. Iniciação científica (Licenciatura em Matemática (CEUNES)) – Universidade Federal do Espírito Santo
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. Melissa Damacena da Cruz. Investigando o ensino e a aprendizagem dos conceitos de área e de volume em superfícies planas e figuras espaciais, durante a interação com jogos digitais.. 2019. Iniciação científica (Licenciatura em Matemática (CEUNES)) – Universidade Federal do Espírito Santo
Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. Arina de Jesus Rozário. O uso do Scratch 2.0 para o ensino e a aprendizagem de frações.. 2019. Iniciação científica (Licenciatura em Matemática (CEUNES)) – Universidade Federal do Espírito Santo
Referências adicionais: Brasil/Português.
5. JOAO VITOR FERRAZ DE LAZARI. Os Jogos digitais educativos e o ensino de Física. 2019. Iniciação científica (Licenciatura em Matemática (CEUNES)) – Universidade Federal do Espírito Santo
Referências adicionais: Brasil/Português.
6. Arina de Jesus Rozário. Produção e utilização de um jogo digital para ensinar Álgebra Linear. 2019. Iniciação científica (Licenciatura em Matemática (CEUNES)) – Universidade Federal do Espírito Santo
Referências adicionais: Brasil/Português.
7. Evelyn Carollayne dos Santos de Oliveira. EXPERIMENTOS FÍSICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE POR MEIO DAS LENTES DA TEORIA DE VIGOTSKI. 2015. Iniciação científica (Fisica-CRG) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Ensino-Aprendizagem
Referências adicionais: Brasil/Português.
8. Andressa Silva dos Santos. Geometrias não-Euclidianas: uma prática possível no Ensino Fundamental?. 2015. Iniciação científica (Licenciatura Plena em Ciências) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Ensino-Aprendizagem
Referências adicionais: Brasil/Português.
9. Alex Soares de Brito. Ideais Maximais em Skew Anel de Polinômios. 2015. Iniciação científica (Fisica-CRG) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Álgebra
Referências adicionais: Brasil/Português.
10. Edson Ribeiro de Brito de Almeida Júnior. Jogos digitais para o ensino de Física. 2015. Iniciação científica (Fisica-CRG) – Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Ensino de Física
Áreas do conhecimento: Ensino-Aprendizagem
Referências adicionais: Brasil/Português.
11.
 Ana Caroline Zampiroli. O desenvolvimento do campo conceitual aditivo: um estudo com acadêmicos dos cursos das Ciências Exatas. 2015. Iniciação científica (Matemática) – Universidade Estadual de Maringá
Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Áreas do conhecimento: Ensino-Aprendizagem
Referências adicionais: Brasil/Português.
12. Edson Ribeiro de Brito de Almeida Júnior. O uso do Scratch para o Ensino de Física. 2015. Iniciação científica (Fisica-CRG) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Ensino-Aprendizagem
Referências adicionais: Brasil/Português.
13. Sabrina Silva Sestak. O uso do Scratch para o ensino de Matemática. 2015. Iniciação científica (Licenciatura Plena em Ciências) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Ensino-Aprendizagem
Referências adicionais: Brasil/Português.
14. TIAGO HENRIQUE DE REZENDE SALLES. Produzindo vídeos digitais para apoio à preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2015. Iniciação científica – Universidade Estadual de Maringá
Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Referências adicionais: Brasil/Português.
15. MARIA LUIZA RODRIGUES MIGUEL. Produzindo vídeos digitais para apoio à preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2015. Iniciação científica – Universidade Estadual de Maringá
Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Referências adicionais: Brasil/Português.
16.
 Vitor Nagao Akimoto. Teorema do Ponto Fixo de Banach e Aplicações à Equações Diferenciais. 2015. Iniciação científica (Engenharia de Produção) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Matemática
Referências adicionais: Brasil/Português.
17.
 Ana Caroline Zampiroli. Um estudo das situações envolvendo conceitos da Geometria Plana em livros didáticos de matemática à luz da teoria dos campos conceituais. 2015. Iniciação científica (Matemática) – Universidade Estadual de Maringá
Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Áreas do conhecimento: Ensino-Aprendizagem
Referências adicionais: Brasil/Português.
18. Alex Soares de Brito. Anéis de Polinômios e Generalizações. 2014. Iniciação científica (Fisica-CRG) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Grupos de Álgebra Não-Comutaviva
Referências adicionais: Brasil/Português.
19. Moisés Pereira Lino. Números Complexos e aplicações. 2014. Iniciação científica (Fisica-CRG) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Análise Complexa
Referências adicionais: Brasil/Português.
20. Elaine Ferreira Xavier. O uso do Scratch para o ensino de Matemática. 2014. Iniciação científica (Licenciatura Plena em Ciências) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Tecnologias
Referências adicionais: Brasil/Português.
21. Alex Soares de Brito. Anéis de Polinômios e Generalizações. 2013. Iniciação científica (Fisica-CRG) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Matemática
Referências adicionais: Brasil/Português.
22. Thiago Venturoso Verdam. Anéis de Polinômios e Generalizações. 2013. Iniciação científica (Fisica-CRG) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Matemática
Referências adicionais: Brasil/Português.
23. Tiago Tadeu Gonçalves. Números complexos e Aplicações. 2013. Iniciação científica (Fisica-CRG) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Matemática
Referências adicionais: Brasil/Português.
24. Moisés Pereira Lino. Números complexos e aplicações.. 2013. Iniciação científica (Fisica-CRG) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Matemática
Referências adicionais: Brasil/Português.
25. Sabrina Silva Sestak. O uso do Scratch para o ensino de Matemática. 2013. Iniciação científica (Licenciatura Plena em Ciências) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Matemática
Referências adicionais: Brasil/Português.
26. Elaine Ferreira Xavier. O uso do Scratch para o ensino de Matemática. 2013. Iniciação científica (Licenciatura Plena em Ciências) – Universidade Estadual de Maringá
Áreas do conhecimento: Matemática
Referências adicionais: Brasil/Português.
27. Jéssica Bernardo da Silva. Estudos Avançados em Matemática. 2012. Iniciação científica – Colégio Duque de Caxias
Inst. financiadora: Fundação Araucáia
Referências adicionais: Brasil/Português. . Home page: www.dci.uem.br
28. Beatriz Lorena Comin da Silva. Estudos Avançados em Matemática. 2012. Iniciação científica (Ensino Médio) – PREMEN I
Inst. financiadora: Fundação Araucáia
Referências adicionais: Brasil/Português. . Home page: www.dci.uem.br
29. Kelly Fernanda da Silva. Estudos Avançados em Matemática. 2012. Iniciação científica (Ensino Médio) – PREMEN I
Inst. financiadora: Fundação Araucáia
Referências adicionais: Brasil/Português. . Home page: www.dci.uem.br
30. André Ferreira Dalla Torre. Estudos Avançados em Matemática. 2012. Iniciação científica (Ensino Médio) – Premen II
Inst. financiadora: Fundação Araucáia
Referências adicionais: Brasil/Português. . Home page: www.dci.uem.br
31. Viviane Gonçalves de Oliveira. Estudos Avançados em Matemática. 2012. Iniciação científica (Ensino Médio) – PREMEN I
Inst. financiadora: Fundação Araucáia
Referências adicionais: Brasil/Português. . Home page: www.dci.uem.br
32. Andressa Bezerra Evangelista. Estudos Avançados em Matemática. 2012. Iniciação científica (Ensino Médio) – PREMEN I
Inst. financiadora: Fundação Araucáia
Palavras-chave: Andressa Bezerra Evangelista
Referências adicionais: Brasil/Português. . Home page: www.dci.uem.br
33. Natália Gabrielli de Oliveira Rodrigues. Estudos Avançados em Matemática Básica. 2012. Iniciação científica (Ensino Médio) – Colégio Duque de Caxias
Inst. financiadora: Fundação Araucáia
Referências adicionais: Brasil/Português. . Home page: www.dci.uem.br
34. JÉSSICA BERNARDO DA SILVA. Estudos avançados em Matemática para Estudantes do Ensino Médio. 2012. Iniciação científica (Ensino Médio) – Colégio Estadual Duque de Caxias
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Educação Matemática
Áreas do conhecimento: Métodos e Técnicas de Ensino
Setores de atividade: Educação
Referências adicionais: Brasil/Português.
35. ANDRE LUIZ FERREIRA DALLA TORRE. Estudos avançados em Matemática para Estudantes do Ensino Médio. 2012. Iniciação científica (Ensino Médio) – PREMEN I
Palavras-chave: Educação Matemática, matemática
Referências adicionais: Brasil/Português.
36. BEATRIZ LORENA COMIN DA COSTA. Estudos avançados em Matemática para Estudantes do Ensino Médio. 2012. Iniciação científica (Ensino Médio) – PREMEN I
Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino de Matemática
Áreas do conhecimento: Métodos e Técnicas de Ensino
Setores de atividade: Educação
Referências adicionais: Brasil/Português.
37. KELLY FERNANDA DA SILVA. Estudos avançados em Matemática para Estudantes do Ensino Médio. 2012. Iniciação científica (Ensino Médio) – PREMEN I
Palavras-chave: Aprendizagem, Educação Matemática, Ensino de Matemática, geometria euclidiana, Modelos Mentais, vídeo
Áreas do conhecimento: Métodos e Técnicas de Ensino
Setores de atividade: Educação
Referências adicionais: Brasil/Português.
38. NATÁLIA GABRIELLI DE OLIVEIRA RODRIGUES. Estudos avançados em Matemática para Estudantes do Ensino Médio. 2012. Iniciação científica (Ensino Médio) – Colégio Estadual Duque de Caxias
Referências adicionais: Brasil/Português.
39. ANDRESSA BEZERRA EVANGELISTA. Estudos avançados em Matemática para Estudantes do Ensino Médio. 2012. Iniciação científica (Ensino Médio) – PREMEN I
Palavras-chave: Educação Matemática, Ensino de Matemática
Áreas do conhecimento: Métodos e Técnicas de Ensino
Setores de atividade: Educação, Educação
Referências adicionais: Brasil/Português.
40. VIVIANE GONÇALVES DE OLIVEIRA. Estudos avançados em Matemática para Estudantes do Ensino Médio. 2012. Iniciação científica (Ensino Médio) – PREMEN I
Palavras-chave: Educação Matemática, Ensino de Matemática
Áreas do conhecimento: Métodos e Técnicas de Ensino
Setores de atividade: Educação
Referências adicionais: Brasil/Português.
Orientação de outra natureza
1. Juana Mirta Almada Fernandez Heleno. O uso de jogos digitais na formação de professores do Magistério. 2013. Orientação de outra natureza – Universidade Estadual de Maringá
Inst. financiadora: Secretaria de Educação do Estado do Paraná
Áreas do conhecimento: Educação
Referências adicionais: Brasil/Português.
2.
 Taís Bergo Amaral. Orientação de monitoria Geometria Analítica e Álgebra Linear. 2011. Orientação de outra natureza (Engenharia Têxtil) – Universidade Estadual de Maringá
Referências adicionais: Brasil/Português. . Home page: www.uem.br
Orientações e supervisões em andamento
Dissertações de mestrado: orientador principal
1.
 Jussanã Gomes dos Santos. A Aritmética no Ensino Fundamental: uma análise das possibilidades no ensino utilizando a plataforma Khan Academy. 2020. Dissertação (Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo
Referências adicionais: Brasil/Português.
2.
 Leydiane Rodrigues dos Santos Gonçalves. O uso de Histórias interativas na resolução de problemas matemáticos. 2020. Dissertação (Ensino, Educação Básica e Formação de Professores) – Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: interação, resolução de problemas, histórias
Referências adicionais: Brasil/Português.
Iniciação científica
1. Katieli Luduvico Delfino. Análise de Vídeos Digitais de Geometria Analítica por meio de representação semiótica. 2020. Iniciação científica (Licenciatura em Matemática (CEUNES)) – Universidade Federal do Espírito Santo
Referências adicionais: Brasil/Português.
2. Johan Gaigher. Argumentação, demonstrações e o pensamento matemático envolvido em alguns conceitos de Análise Real. 2020. Iniciação científica (Licenciatura em Matemática (CEUNES)) – Universidade Federal do Espírito Santo
Inst. financiadora: Universidade Federal do Espírito Santo
Referências adicionais: Brasil/Português.
3. Roberta dos Santos Ribeiro. Estudo de Vídeos Digitais de Cálculo Diferencial e Integral, por meio de representações semióticas. 2020. Iniciação científica (Licenciatura em Matemática (CEUNES)) – Universidade Federal do Espírito Santo
Inst. financiadora: Universidade Federal do Espírito Santo
Referências adicionais: Brasil/Português.
4. Arina de Jesus Rozário. Podcasts de Matemática: possibilidades para o ensino de teoria dos conjuntos.. 2020. Iniciação científica (Licenciatura em Matemática (CEUNES)) – Universidade Federal do Espírito Santo
Referências adicionais: Brasil/Português.
Orientação de outra natureza
1. Melissa Damacena da Cruz. Matemática mais que divertida (projeto de extensão). 2020. Orientação de outra natureza (Licenciatura em Matemática (CEUNES)) – Universidade Federal do Espírito Santo
Inst. financiadora: Universidade Federal do Espírito Santo
Referências adicionais: Brasil/Português.
Projeto de Extensão UFES
2. Igor Bazzoni. M-learning e matemática – aproximando o estudante da Universidade. 2020. Orientação de outra natureza (Licenciatura em Matemática (CEUNES)) – Universidade Federal do Espírito Santo
Inst. financiadora: Universidade Federal do Espírito Santo
Referências adicionais: Brasil/Português.
Projeto de Ensino UFES