Pesquisa

Artigos completos publicados em periódicos
1. STAFUSA, A. M. F. L.; SANTOS, M. R. O.; CARDOSO, V. C.
TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA E JOGOS DIGITAIS. Revista Matemática e Ciência: construção, conhecimento e criatividade. , v.3, p.8 – 36, 2020.
Palavras-chave: TCAM, jogos digitais, Ensino de Matemática
Áreas do conhecimento: Ensino-Aprendizagem
Setores de atividade: Educação
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://periodicos.pucminas.br/index.php/matematicaeciencia/article/view/25329/17668]
2.    CARDOSO, V. C.; OLIVEIRA, S. R.; KATO, Lilian Akemi
Um olhar sobre os livros didáticos de álgebra linear à luz da teoria dos registros de representação semiótica. REVEMAT. , v.11, p.190 – , 2017.
Palavras-chave: álgebra linear, Livro Didático, TRATAMENTOS, CONVERSÕES, Registros de Representação Semiótica
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2016v11n2p190/33636]
3. CARDOSO, V. C.; OLIVEIRA, S. R.; KATO, Lilian Akemi
A STUDY ON THE SEMIOTIC REPRESENTATIONS AND THE COGNITIVE THEORY OF MULTIMEDIA LEARNING IN MATH CLASSES USING DIGITAL VIDEOS. International Journal for Research in Mathematics Education. , v.5, p.36 – 54, 2015.
Palavras-chave: Cognitive Theory, Multimedia Learning, Semiotic, Representations, Mathematics
Áreas do conhecimento: Educação
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://www.sbem.com.br/ojs/index.php/ripem/article/view/116]
4. Dias, N. V. A.; CARDOSO, V. C.; Neto, J. D.
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA. Arquivos do Mudi. , v.19, p.53 – 72, 2015.
Palavras-chave: Formação inicial, projeto de iniciação científica, Ensino de Física
Áreas do conhecimento: Educação,Métodos e Técnicas de Ensino
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/31256]
5.    KATO, Lilian Akemi; GERÔNIMO, JOÃO ROBERTO; CARDOSO, VALDINEI CEZAR; ZANELLA, MARLI SCHMITT; NIRO, Kleber Luciano; SOUZA, Jusley Talita Grimes de
Performance of first-year undergraduate students attending exact sciences courses in problems of the additive conceptual field. Acta Scientiarum. Education (Print). , v.37, p.383 – 390, 2015.
Palavras-chave: theory of conceptual fields, additive structure, exact sciences, first-year undergraduates, Vergnaud’s categories
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/19955/pdf_69][doi:10.4025/actascieduc.v37i4.19955]
6. CARDOSO, V. C.; KATO, Lilian Akemi; OLIVEIRA, S. R.
Where to learn math? A study of access to an educational hannel on youtube. International Journal for Research in Mathematics Education. , v.3, p.45 – 62, 2014.
Palavras-chave: digital video, youtube, teaching mathematics, tecnological devices, learning mathematics
Áreas do conhecimento: Tecnologia Educacional
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://www.sbem.com.br/ojs/index.php/ripem/article/view/92/100]
7. CARDOSO, V. C.; Esprisigo, Leidiane de Mell; KATO, Lilian Akemi
As Diferentes Representações Semióticas elaboradas por crianças do Ensino Fundamental utilizando jogos digitais. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). , v.7, p.2 – 22, 2013.
Palavras-chave: Ensino da Matemática, jogos digitais, Representações Semióticas
Áreas do conhecimento: Ensino-Aprendizagem
Setores de atividade: Educação
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/543]
A Teoria das Representações Semióticas de Duval foi o referencial teórico norteador desta pesquisa, que teve como objetivo principal identificar, por meio de registros obtidos em atividades mediadas por jogos digitais, as possíveis representações mentais elaboradas por crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados, feita durante o trabalho de conclusão de um curso de Pedagogia, deu-se por meio de gravações em vídeo e de registros escritos produzidos pelos estudantes. A análise dos dados identificou a elaboração e a manifestação de representações de conceitos matemáticos. Os dados foram analisados de acordo com a proposta de Henry (2006) e sob as lentes da teoria de Duval (2003). Os resultados apontam que os diversos registros apresentados pelos estudantes têm uma estreita relação com as competências desenvolvidas durante o jogo e a resolução de atividades escritas na mesma categoria. Dessa forma, esta pesquisa possibilita o estudo de situações nas quais os estudantes precisam interpretar e converter diferentes tipos de representações semióticas, a fim de compreender o complexo processo da construção de conceitos matemáticos pelas crianças.
8. KATO, Lilian Akemi; Schimitt-Zanella, Marli; SANTOS, Vanessa Kulicheski Matias dos ; GERÔNIMO, João Roberto ; NIRO, Kleber Luciano; SOUZA, Jusley Talita Grimes de; CARDOSO, V. C.
Estratégias de resolução em problemas do Campo Conceitual Aditivo: um estudo com alunos ingressantes nos Cursos de Ciências Exatas. Boletim GEPEM. , v.62, p.33 – 53, 2013.
Palavras-chave: teoria dos campos conceituais, Estrutura aditiva, Invariantes operatórios, Ensino Superior, Ciências Exatas
Setores de atividade: Educação
Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Vários. Home page: [http://www.gepem.ufrrj.br/]
A Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud foi o referencial teórico norteador desta pesquisa que teve como objetivo principal identificar os invariantes operatórios inadequados, apresentados pelos estudantes, ingressantes nos Cursos de Ciências Exatas, em problemas do Campo Conceitual Aditivo. Para tanto, os alunos responderam um teste contendo problemas das seis categorias da estrutura aditiva, que foi analisado em termos dos cálculos relacionais apresentados, e possibilitaram a identificação dos teoremas em ação mobilizados pelos estudantes. Os resultados apontam a presença de invariantes inadequados na resolução de problemas de composição, transformação e comparação, que podem prevalecer durante toda a vida escolar dos educandos, e, consequentemente, interferir nos índices de reprovação e evasão nos cursos de graduação.
Capítulos de livros publicados
1. Debastiani Neto, João; Pereira, Roney Peterson; CARDOSO, VALDINEI CEZAR
AS POTENCIALIDADES DA PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO A ÁLGEBRA LINEAR In: Ensino e Aprendizagem como Unidade Dialética 2.1 ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v.2, p. 107-121.
Palavras-chave: programação, Ensino de Matemática, Ensino Superior
Áreas do conhecimento: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9788572474832, Home page: https://www.atenaeditora.com.br/arquivos/ebooks/ensino-e-aprendizagem-como-unidade-dialetica-2
Trabalhos publicados em anais de eventos (completo)
1. RIBEIRO, R. dos. S. ; CARDOSO, V. C.
Análise de representações semióticas utilizadas em vídeos digitais para ensinar Álgebra Linear In: Jornada de Iniciação Científica da UFES, 2020, Vitória-ES.
  Jornada de Iniciação Científica da UFES. UFES: UFES, 2020. v.1. p.1 – 9
Palavras-chave: Midias digitais, álgebra linear, Representações Semióticas
Áreas do conhecimento: Educação
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://portais4.ufes.br/posgrad/anais_jornada_ic/]
Este subprojeto é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo analisar alguns vídeos do YouTube, que tratam do tema Álgebra Linear, buscando identificar os tipos de registros de representação semiótica que são adotados na sua produção. Para isso utilizaremos com fundamentação teórica a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Esperamos com o este trabalho compreender um pouco mais a respeito da produção de vídeos digitais relacionados à Álgebra Linear e como as representações semióticas de conceitos matemáticos utilizadas neles podem favorecer a conceitualização nesta área de estudos.
2. ROZARIO, A. J.; CARDOSO, V. C.
Produção e utilização de um jogo digital para ensinar Álgebra Linear In: Jornada de Iniciação Científica da UFES, 2020, Vitória-ES.
  Jornada de Iniciação Científica da UFES. UFES: UFES, 2020. v.1. p.1 – 10
Palavras-chave: ensino, JOGO, matemática, álgebra linear
Áreas do conhecimento: Educação
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://portais4.ufes.br/posgrad/anais_jornada_ic/]
Este projeto de pesquisa pretende investigar as relações entre o uso de jogos digitais e o ensino e a aprendizagem da Álgebra Linear. Para isso, utilizaremos as teorias: Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e da Aprendizagem Significativa como suportes teóricos para a produção de um jogo digital educativo para o ensino e a aprendizagem de Álgebra Linear, posteriormente testaremos o jogo digital para termos um retorno acerca das suas possíveis contribuições para ensinar e aprender Álgebra Linear, estabelecendo relações entre a utilização de jogos digitais educativos e o ensino e a aprendizagem desta disciplina.
3. CRUZ, M. D.; CARDOSO, V. C.
Investigando o ensino e a aprendizagem dos conceitos de área e de volume em superfícies planas e figuras espaciais, durante a interação com jogos digitais. In: Jornada de Iniciação Científica da UFES, 2019, Vitória-ES.
  Jornada de Iniciação Científica da UFES. UFES: UFES, 2019. v.1. p.1 – 10
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://portais4.ufes.br/posgrad/anais_jornada_ic/]
Fundamentados na Teoria dos Campos Conceituais, investigaremos o processo de ensino e de aprendizagem dos conceitos de área e de volume de uma superfície plana por estudantes do Ensino Médio utilizando jogos digitais. Para isso, buscaremos compreender se a interação com alguns jogos digitais, gratuitos e disponíveis na internet, que relacionam Geometria e Álgebra, favorece: a aprendizagem dos conceitos de área e de volume enquanto grandezas e o estabelecimento de relações entre os campos conceituais: algébrico e geométrico. Buscaremos descrever e analisar as concepções apresentadas pelos estudantes e as suas possíveis influências para a aprendizagem de outros conceitos matemáticos, como por exemplo o de perímetro. A relevância deste estudo apoia-se em pesquisas que apontam dificuldades dos estudantes na compreensão dos conceitos de área e de volumes como grandezas e em como elas podem contribuir para que os estudantes compreendam outros conceitos matemáticos relacionados a eles.
4. ALMEIDA JUNIOR, E. R. S.; OLIVEIRA, C. M.; CARDOSO, V. C.; PEREIRA, A. P. S.
Jogo Digital “Máquina Mágica” idealizado para o ensino e aprendizagem de linguagem algébrica In: IX CIPEM: Ciclo de Palestras Perspectivas Matemáticas, 2019, Campo Mourão.
  IX CIPEM: Ciclo de Palestras Perspectivas Matemáticas. , 2019.
Palavras-chave: Scratch, JOGO, álgebra
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://https://www.even3.com.br/ixcipem/]
5. ROZARIO, A. J.; CARDOSO, V. C.
O uso do Scratch 2.0 para o ensino e a aprendizagem de frações In: Jornada de Iniciação Científica da UFES, 2019, Vitória-ES.
  Jornada de Iniciação Científica da UFES. UFES: UFES, 2019. v.1. p.1 – 8
Palavras-chave: Scratch, frações, matemática, Animações
Áreas do conhecimento: Educação
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://portais4.ufes.br/posgrad/anais_jornada_ic/]
Neste projeto de iniciação científica visamos examinar as possíveis potencialidades do Scratch 2.0 para o ensino e a aprendizagem do conceito de fração. Para isso, nos fundamentaremos na teoria cognitiva de aprendizagem multimídia. A partir desta leitura elaboraremos animações, relacionadas ao conceito de fração, que é apresentado pela literatura como um tema em que os estudantes apresentam dificuldades de aprendizado. Esperamos como resultado que tais mídias possam contribuir para que estudantes, do Ensino Fundamental, consigam relacionar diferentes representações dos números racionais (imagens, números, palavras, etc) o que pode ser um caminho para a conceitualização da noção de fração.
6. CRUZ, M. D.; CARDOSO, V. C.
Construção de casas In: Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2018, São Mateus.
  Anais do Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional /Semana da Matemática. São Mateus: UFEs, 2018. v.1. p.54 – 60
Palavras-chave: Modelagem Matemática, Proporção, Criatividade, Dificuldades
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://www.ermac.ufes.br]
7. PEREIRA, A. P. S.; ALMEIDA JUNIOR, E. R. S.; BARBOSA, F. O.; CARDOSO, V. C.
UTILIZAÇÃO DE UM JOGO E UM VÍDEO EDUCATIVO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO In: Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional., São Mateus – ES.
  Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional – ERMAC / Semana da Matemática. São Mateus: UFES, 2018. v.1. p.40 – 46
Palavras-chave: Scratch, Máquina Mágica, Mídias
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Outro. Home page: [http://www.ermac.ufes.br]
8. Almeida Júnior, E. R. B.; CARDOSO, V. C.
Estado da arte sobre o uso de jogos digitais para o ensino de física In: Encontro Internacional de Produção científica, 2017, Maringá.
  X EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica. Maringá: Unicesumar, 2017.
Palavras-chave: Análise Textual Discursiva, Aprendizagem significativa, Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia
Áreas do conhecimento: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://https://proceedings.galoa.com.br/epcc/trabalhos/o-estado-da-arte-do-uso-de-jogos-digitais-para-o-ensino-de-fisica?lang=pt-br]
9. CARDOSO, V. C.; MIRANDA, E. S.; KATO, Lilian Akemi
Jogos digitais e fatoração de expressões algébricas no Ensino Fundamental In: Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM), 2014, Campo Mourão.
  Perspectivas e diálogos entre os diferentes níveis de ensino.. Campo Mourão: UNESPAR-FECILCAM, 2014. v.1. p.1 – 16
Áreas do conhecimento: Métodos e Técnicas de Ensino
Setores de atividade: Educação
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://www.fecilcam.br/eventos/index.php/eprem/xiieprem]
10. CARDOSO, V. C.; OLIVEIRA, S. R.; KATO, Lilian Akemi
Identificando teoremas em ação mobilizados em um curso de álgebra linear In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba, PR.
  Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática – Perspectivas e retrospectivas. Guarapuava: Sociedade Brasileira de Educação Matemática-Regional Paraná, 2013. p.1 – 9
Palavras-chave: teoremas em ação, álgebra linear, teoria dos campos conceituais
Áreas do conhecimento: Métodos e Técnicas de Ensino
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/1105_408_ID.pdf]
11. CARDOSO, V. C.; KATO, Lilian Akemi
O Desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática por meio de vídeos: algumas considerações sobre possíveis estratégias e encaminhamentos In: VI Congresso Internacional para o Ensino da Matemática, 2013, Canos. Rio Grande do Sul..
  VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Universidade Luterana do Brasil, 2013. v.1. p.1 – 1
Palavras-chave: Vídeos, Funções, modelagem
Áreas do conhecimento: Educação Matemática
Setores de atividade: Educação
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Outro. Home page: [http://www.ulbra.br/ciem2013/]
12. CARDOSO, V. C.; OLIVEIRA, S. R.; KATO, Lilian Akemi
Percepção de professores sobre o uso de jogos digitais educativos em aulas de Matemática In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba, PR..
  EC56 XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática – Perspectivas e retrospectivas. Guarapuava, PR: Sociedade Brasileira de Educação Matemática-Regional Paraná, 2013. p.1 – 13
Palavras-chave: jogos digitais, Ensino de Matemática, Análise de conteúdo
Áreas do conhecimento: Tecnologia Educacional
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/1105_201_ID.pdf]
Trabalhos publicados em anais de eventos (resumo expandido)
1. GUIMARAES, B. E. V.; CARDOSO, V. C.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SUAS OCORRÊNCIAS In: Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional/Semana da Matemática, 2018, São Mateus.
  Anais do Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional/Semana da Matemática. São Mateus: UFES, 2018. v.1. p.218 – 219
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Organizadores prévios, Conhecimento
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://www.ermac.ufes.br]
2. ROZARIO, A. J.; CARDOSO, V. C.
O USO DO SCRATCH 2.0 PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES In: Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional/Semana da Matemática, 2018, São Mateus.
  Anais do Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional/Semana da Matemática. São Mateus: Ufes, 2018. v.1. p.220 – 223
Palavras-chave: Animação, matemática, Scratch
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: [http://www.ermac.ufes.br]
Apresentação de trabalho e palestra
1. PEREIRA, A. P. S.; CARDOSO, V. C.
COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS DURANTE UMA TAREFA DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO O CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, 2019. (Conferência ou palestra,Apresentação de Trabalho)
Palavras-chave: Competências em Modelagem Matemática, Função afim, Ensino Médio
Áreas do conhecimento: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: http://eventos.sbem.com.br/index.php/cnmem/; Local: Universidade Federal de Minas Gerais; Cidade: Belo Horizonte; Evento: Xi Conferência Nacional de Modelagem na Educação Matemática; Inst.promotora/financiadora: Sociedade Brasileira de Educação Matemática/UFMG
2. SANTOS, B. S.; CARDOSO, V. C.
DESENVOLVIMENTO UM JOGO DE RPG PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO, 2019. (Outra,Apresentação de Trabalho)
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: https://anpmat.org.br/simposio-nacional-4/; Local: Universidade Federal do Espírito Santo; Cidade: Vitória; Evento: 4º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática; Inst.promotora/financiadora: Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica.
3. CARDOSO, V. C.KATO, Lilian Akemi
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO COMPETÊNCIA PARA RESOLVER PROBLEMAS DE MATEMÁTICA, 2019. (Conferência ou palestra,Apresentação de Trabalho)
Palavras-chave: Modelagem Matemática, Competências, Ensino Superior
Áreas do conhecimento: Ensino-Aprendizagem
Setores de atividade: Educação
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: http://eventos.sbem.com.br/index.php/cnmem/; Local: Universidade Federal de Minas Gerais; Cidade: Belo Horizonte; Evento: XI Conferência Nacional de Modelagem na Educação Matemática; Inst.promotora/financiadora: Sociedade Brasileira de Educação Matemática/UFMG