Articles Comments

Dicas de Estatística » Archive

Probabilidade e Estatística (Eng. civil e comp. e ciência da comp.)

Apresentação sobre estatística descritiva (incompleta) aqui.   Matéria sobre modelos probabilísticos discretos aqui. … Read entire article »

Filed under: Sem categoria

Subfiguras no latex de maneira fácil

É muito comum textos científicos conterem imagens que ilustrem seu conteúdo. Algumas dessas imagens podem ser formadas por várias figuras (ou subfiguras se você preferir). No latex pode ser difícil para um novo usuário inserir uma única imagem com várias subfiguras em seu texto. Felizmente existe um pacote capaz de facilitar essa tarefa. O nome desse pacote é subfigure e seus arquivos podem ser obtidos nesse link. Para instalá-lo no linux siga as seguintes instruções. Baixe os seguintes arquivos: Makefile, subfigure.dtx e subfigure.ins e os copie em uma mesma pasta. Suponha que você copiou os arquivos no diretório ~/pasta. Primeiramente, no terminal você deve entrar a pasta em questão e depois gerar o arquivo subfigure.sty através do comando make. Para isso digite os seguintes comandos no terminal: cd ~/pasta make sty Makefile Você agora … Read entire article »

Filed under: LaTeX

Como instalar um pacote latex no ubuntu

Esse post assume que você possui o texlive instalado. Se você precisa utilizar um pacote do LaTeX apenas uma vez, simplesmente copie o arquivo .sty na pasta que você está compilando o seu documento. Entretanto, ao utilizar o mesmo pacote em vários documentos, essa tarefa pode se tornar muito cansativa. É possível, com apenas uma cópia, disponibilizar o mesmo pacote em qualquer pasta que você deseje criar o seu documento. O texlive utiliza um diretório para copiar os seus pacotes. Para encontrarmos o diretório apropriado, podemos utilizar o comando kpsepath. Digite no terminal o seguinte comando:  kpsepath tex | tr : '\n' O comando acima retorna um conjunto de diretórios em que o LaTeX procura os arquivos .tex. Se você quiser que o pacote a ser instalado esteja disponível para todos usuários do … Read entire article »

Filed under: LaTeX, Ubuntu

Como instalar o latex no ubuntu

No mundo dos estatísticos, os editores de texto usuais vêm se tornando obsoletos, principalmente por, em geral, ser necessário construir um texto com muitas fórmulas matemáticas. Uma opção atrativa nesses casos, principalmente na confecção de artigos é o LaTeX. Para instalar uma versão com os pacotes básicos do LaTeX no ubuntu digite a seguinte linha de comando no terminal: sudo apt-get install texlive Ao utilizar o comando acima, somente os pacotes básicos do LaTeX serão instalados. Portanto, nesse tipo de instalação, ao criar um documento, possivelmente, você necessitará instalar alguns pacotes extras. Há basicamente duas formas de fazer isso. A primeira é simplesmente copiar o pacote (arquivo .sty) na pasta do documento que você está criando. A segunda pode ser encontrada nesse post. Uma alternativa é instalar uma versão completa do LaTeX que, … Read entire article »

Filed under: LaTeX, Ubuntu

Como criar animações em R

Muitas vezes estamos interessados em criar gráficos animados. Dentre esses, destacam-se os arquivos com extensão gif. No mundo da estatística é possível utilizar o R para essa finalidade. Para um tutorial de como instalar o R em ubuntu clique aqui. Assumindo que o R esteja instalado no seu sistema operacional, vamos à criação de uma animação bem simples! Primeiramente, vamos criar uma função graf em R que não retorne nada, simplesmente gere gráficos! Para isso, digite o seguinte código em R: graf=function(){ rep=100;n=3000;media=NULL for(i in 1:rep){ v=rexp(n,1) media[i]=sqrt(n)*(mean(v)-1) hist(media,col='gray',xlab='n = 3000',main=paste(c('TCL, réplica = ',i),collapse=''),prob=T,ylab='') } } Para criarmos animações em R necessitamos do pacote animation. Assumo que você não tem esse pacote. Para instalá-lo digite o seguinte comando no R. install.packages("animation") Se você já tiver esse pacote instalado pule a etapa acima. Agora é necessário requerer o pacote animation através do seguinte … Read entire article »

Filed under: R

Como instalar o R no ubuntu

Antes de instalar o R no seu ubuntu, é necessário adicionar o repositório correto do R de acordo com a versão do seu sistema operacional. Vá ao terminal e digite: sudo apt-add-repository "deb http://<mirror>/bin/linux/ubuntu <nome>/" Substitua <mirror> por um dos sites encontrados aqui e <nome> pelo nome da versão do seu ubuntu (tabela abaixo). Versão                  <nome> 11.10                      ocelot 11.04                        natty 10.10                maverick 10.04                       lucid 8.04                      hardy Além disso, para atualizar o R é necessário instalar a chave pública. Faça isso através dos seguintes comandos: sudo gpg --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-key E084DAB9 sudo gpg -a --export E084DAB9 | sudo apt-key add - Após esse comando, atualize o apt-get com o seguinte … Read entire article »

Filed under: R, Ubuntu