Articles Comments

Dicas de Estatística » LaTeX » Subfiguras no latex de maneira fácil

Subfiguras no latex de maneira fácil

É muito comum textos científicos conterem imagens que ilustrem seu conteúdo. Algumas dessas imagens podem ser formadas por várias figuras (ou subfiguras se você preferir). No latex pode ser difícil para um novo usuário inserir uma única imagem com várias subfiguras em seu texto. Felizmente existe um pacote capaz de facilitar essa tarefa. O nome desse pacote é subfigure e seus arquivos podem ser obtidos nesse link. Para instalá-lo no linux siga as seguintes instruções. Baixe os seguintes arquivos: Makefile, subfigure.dtx e subfigure.ins e os copie em uma mesma pasta. Suponha que você copiou os arquivos no diretório ~/pasta. Primeiramente, no terminal você deve entrar a pasta em questão e depois gerar o arquivo subfigure.sty através do comando make. Para isso digite os seguintes comandos no terminal:

cd ~/pasta
make sty Makefile

Você agora verá que o arquivo subfigure.sty estará no diretório ~/pasta. Para proceder a instalação do arquivo subfigure.sty veja o seguinte post.

Antes de tudo, lembre-se que, se você estiver compilando em pdf (com o pdflatex), as figuras tem que estar em pdf. Caso contrário, assegure-se que elas estejam em eps (postscript).

Depois de instalado o pacote subfigure. Vejamos como utilizá-lo. No preâmbulo (logo após o comando \begin{document}) do seu documento digite:

\usepackage[<options>]{subfigure}

onde:

• <options>: São as opções que você quiser para as suas subfiguras. Para maiores detalhes sobre as opções disponíveis veja o arquivo subfigure.pdf.

Suponha agora que no meio do texto queiramos incluir as figuras fig1.pdf, fig2.pdf e fig3.pdf. Para fazer isso simplesmente digite os seguintes comandos:

\begin{figure} % Inicia o ambiente de figuras
  \subfigure[<cap.fig1>]{ % Começa a incluir a figura fig1.pdf
    \includegraphics[scale=<x>]{fig1}
  } % Termina de incluir a figura fig1.pdf
  \subfigure[<cap.fig2>]{ % Começa a incluir a figura fig2.pdf na mesma linha da figura fig1.pdf
    \includegraphics[scale=<x>]{fig2}
  } % Termina de incluir a figura fig2.pdf
  \\ % Com esse comando iremos incluir a última figura na próxima linha
  \subfigure[<cap.fig3>]{ % Começa a incluir a figura fig3.pdf na linha abaixo
    \includegraphics[scale=<x>]{fig3}
  } % Termina de incluir a figura fig3.pdf
  \caption{caption da imagem inteira}
\end{figure} % Fecha o ambiente de figuras

onde:

• <cap.fig1>, <cap.fig2> e <cap.fig3>: São os captions das figuras 1, 2 e 3, respectivamente;
  • <x>: É a escala da figura. Deve ser um número maior que 0.

Pronto, com isso você já está pronto para incluir subfiguras no seu documento em latex.
Ps.: O comando \\ pode ser utilizado depois da primeira figura ao invés do da segunda se você quiser deixar somente a primeira figura na primeira linha.

Written by

Bacharel em estatística pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre e doutorando em estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Assistente do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Espírito Santo.

Filed under: LaTeX