Articles Comments

Dicas de Estatística » R » Como criar animações em R

Como criar animações em R

Muitas vezes estamos interessados em criar gráficos animados. Dentre esses, destacam-se os arquivos com extensão gif. No mundo da estatística é possível utilizar o R para essa finalidade. Para um tutorial de como instalar o R em ubuntu clique aqui. Assumindo que o R esteja instalado no seu sistema operacional, vamos à criação de uma animação bem simples!

Primeiramente, vamos criar uma função graf em R que não retorne nada, simplesmente gere gráficos! Para isso, digite o seguinte código em R:

graf=function(){
rep=100;n=3000;media=NULL
for(i in 1:rep){
v=rexp(n,1)
media[i]=sqrt(n)*(mean(v)-1)
hist(media,col='gray',xlab='n = 3000',main=paste(c('TCL, réplica = ',i),collapse=''),prob=T,ylab='')
}

Para criarmos animações em R necessitamos do pacote animation. Assumo que você não tem esse pacote. Para instalá-lo digite o seguinte comando no R.

install.packages("animation")

Se você já tiver esse pacote instalado pule a etapa acima. Agora é necessário requerer o pacote animation através do seguinte comando:

require(animation)

Vamos a criação da animação de fato. Assumindo que a função graf já foi digitada, para criar uma animação com os gráficos dessa função, digite o seguinte código em R:

saveGIF(graf(),interval=<interv>,movie.name=<nome>,outdir=<diret>)

onde no comando acima:

• <interv> é o tempo, em segundos, que levará para um gráfico passar para outro. Por exemplo, interval=0.05;
  • <nome> é o nome com o qual a animação será salva. Por exemplo, movie.name=animacao.gif; e
  • <diret> é o diretório onde a animação será salva. Por exemplo, outdir='/home'.

Pronto, depois dessas etapas, você terá criado uma animação através do R! A sua animação ficará parecida com o gif abaixo.

animation

Written by

Bacharel em estatística pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre e doutorando em estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Assistente do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Espírito Santo.

Filed under: R