Articles Comments

Dicas de Estatística » LaTeX, Ubuntu » Como instalar o latex no ubuntu

Como instalar o latex no ubuntu

No mundo dos estatísticos, os editores de texto usuais vêm se tornando obsoletos, principalmente por, em geral, ser necessário construir um texto com muitas fórmulas matemáticas. Uma opção atrativa nesses casos, principalmente na confecção de artigos é o LaTeX. Para instalar uma versão com os pacotes básicos do LaTeX no ubuntu digite a seguinte linha de comando no terminal:

sudo apt-get install texlive

Ao utilizar o comando acima, somente os pacotes básicos do LaTeX serão instalados. Portanto, nesse tipo de instalação, ao criar um documento, possivelmente, você necessitará instalar alguns pacotes extras. Há basicamente duas formas de fazer isso. A primeira é simplesmente copiar o pacote (arquivo .sty) na pasta do documento que você está criando. A segunda pode ser encontrada nesse post.

Uma alternativa é instalar uma versão completa do LaTeX que, possivelmente, incluirá pacotes que você nunca utilizará. Para proceder dessa maneira digite no terminal:

sudo apt-get install texlive-full

Pronto, agora você tem o LaTeX instalado no seu ubuntu. Para editar textos em LaTeX é bom ter um editor. Você pode instalar um plug-in no gedit para criar códigos direto desse editor básico do ubuntu. Para isso digite no terminal:

sudo apt-get install gedit-latex-plugin

Vá no gedit e habilite esse plug-in para desfrutar de todos benefícios do LaTeX.

Alguns pacotes são altamente recomendados, dentre eles podemos citar:

• latex-beamer
  • texpower
  • texlive-pictures
  • texlive-latex-extra
  • texlive-fonts-recommended

Para instalar o LaTeX com esses pacotes extras digite no terminal:

sudo apt-get install texlive latex-beamer texpower texlive-pictures texlive-latex-extra texlive-fonts-recommended

Written by

Bacharel em estatística pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre e doutorando em estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Assistente do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Espírito Santo.

Filed under: LaTeX, Ubuntu