HOME

Acesse nossa nova publicação, o livro “Família, habitação e mobilidade residencial na metrópole: perspectivas a partir da Geografia da população”

O livro “Família, habitação e mobilidade residencial na metrópole: perspectivas a partir da Geografia da população” é resultado da pesquisa “Dinâmica demográfica familiar e padrão migratório no Brasil”, coordenado pelo professor Ednelson e sediada no Laboratório de análises geográficas, demográficas e da população (LAGEDEP) do Departamento de Geografia da UFES.

O livro, organizado em conjunto com o professor Igor Martins Medeiros Robaina, o Dr. Cimar Alejandro Prieto Aparício e Dra. Isis do Mar Marques Martins, conta com nove capítulos, congregando resultados da pesquisa e reflexões teóricas e metodológicas.

Acesse nossa publicação, o documento “Trajetórias habitacionais: alguns elementos de geografia da população da RMGV”

Gostaríamos de convidá-lo a explorar um documento especial que aborda questões essenciais sobre as trajetórias migratórias na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). Intitulado “Trajetórias habitacionais: alguns elementos de geografia da população da RMGV”, esse trabalho foi produzido pelo Laboratório de Análises Geográficas, Demográficas e da População (Lagedep/UFES), no âmbito do projeto “Dinâmica Demográfica Familiar e Padrão Migratório no Brasil: Transformações desde os anos 1990”, que recebeu financiamento da CAPES/SNF por meio do Programa Família e Políticas Públicas no Brasil.

O documento é uma apresentação com análises breves, que visam caracterizar alguns bairros visitados pela equipe do projeto MigraFamília. Seu objetivo principal é fornecer informações relevantes às comunidades visitadas durante a realização das atividades, trazendo à tona análises que geralmente são restritas ao meio acadêmico, mas que desempenham um papel crucial na dinâmica das cidades.

Acesse nossa nova publicação, o painel “Trajetórias: indicadores da população brasileira”

O painel visa fomentar o debate sobre as transformações a população residente no Brasil por meio de indicadores consagrados na literatura internacional, estando à disposição da comunidade através da internet, permitindo fácil acesso a interessados.

É resultado de projetos de pesquisa e extensão do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo, com financiamento da CAPES e CNPq, realizado no Laboratório de análises geográficas, demográficas e da população (Lagedep/UFES).

—————————————

O blog é desenvolvido no âmbito do Laboratório de análises geográficas, demográficas e da população (Lagedep) do Departamento de Geografia (DGEO) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com três objetivos:

  • Divulgar e tornar acessível aos gestores públicos links de textos, artigos, revistas e bancos de dados sobre fenômenos demográficos importantes para compreensão das transformações na dinâmica populacional de modo a subsidiar a formulação e validação de políticas públicas;
  • Disponibilizar materiais e links que contribuam no processo de ensino-aprendizagem referente aos estudos populacionais, tanto ao nível de graduação quanto no ensino básico;
  • Postagens de notícias relevantes sobre a questão populacional, que permitam conhecer análises e leituras sobre o fenômeno demográfico no Brasil e no mundo.

Seja bem-vindo(a) ao blog, aproveite e participe conosco da sua construção.


Conheça nossas produções:

Indicadores de envelhecimento dos municípios do Espírito Santo

Trata-se de um banco de dados com informações sobre o envelhecimento no âmbito dos municípios do Espírito Santo, pertindo conhecer as diferenças verificadas em cada um deles.

Download aqui

Atlas da migração no Espírito Santo

O Atlas da migração no Espírito Santo apresenta uma série de mapas sobre a dinâmica migratória no Estado, analisando a dinâmica espacial dos fluxos migratórios ao longo da década de 2000. Ele apresenta as informações ao nível de município e gerado a partir dos microdados do Censo Demográfico brasileiro de 2010.

Download aqui

Indicadores de migração dos municípios do Espírito Santo: o período 2000-2010

Trata-se de um banco de dados com informações sobre a dinâmica demográfica e migratória dos 78 municípios do Espírito Santo. Os dados estão divididos em três partes: na primeira estão dados da população residente; na segunda (dados data-fixa – 2005/2010) e na terceira (dados última-etapa – 2000-2010) são apresentados dados de imigração, emigração e saldo migratório nas trocas intra e interestaduais dos municípios, possibilitando conhecer as dinâmicas de cada um deles no período.

Download aqui

Envelhecimento e migração no Espírito Santo: dinâmica espacial e sociodemográfica para políticas públicas (e-book)

O envelhecimento populacional é uma nova realidade em progressão no Brasil e se coloca como um dos grandes desafios das políticas públicas para os próximos anos. O crescimento absoluto e relativo da população idosa destaca a necessidade de planejar as políticas de atenção aos idosos considerando as especificidades locais, sobretudo quanto à distribuição espacial e a própria dinâmica de envelhecimento da população. Neste livro apresentamos e debatemos a dinâmica espacial do envelhecimento entre 1970 e 2010 nas escalas do estado, dos municípios e intramunicipal, usando como recorte espacial o estado do Espírito Santo, a Região Metropolitana da Grande Vitória e o município de Vitória. Os dados dos Censos Demográficos de 1970 a 2010 foram utilizados na construção de indicadores e mapas, permitindo acompanhar a evolução do envelhecimento, reforçando os elementos que incidem diretamente na velocidade do fenômeno nos diferentes municípios. O livro contribui para a compreensão dos processos de transformação demográfica em curso no Espírito Santo e suas diferenciações espaciais, e em particular para a percepção dos desafios decorrentes do envelhecimento da população, processo que estará cada vez mais presente nas reflexões, preocupações e cuidados de toda sociedade nas próximas décadas, com demandas crescentes de serviços de saúde e sociais de alto custo.