HOME

Acesse nossa nova publicação, o painel “Trajetórias habitacionais: alguns elementos de geografia da população da RMGV”

Gostaríamos de convidá-lo a explorar um documento especial que aborda questões essenciais sobre as trajetórias migratórias na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). Intitulado “Trajetórias habitacionais: alguns elementos de geografia da população da RMGV”, esse trabalho foi produzido pelo Laboratório de Análises Geográficas, Demográficas e da População (Lagedep/UFES), no âmbito do projeto “Dinâmica Demográfica Familiar e Padrão Migratório no Brasil: Transformações desde os anos 1990”, que recebeu financiamento da CAPES/SNF por meio do Programa Família e Políticas Públicas no Brasil.

O documento é uma apresentação com análises breves, que visam caracterizar alguns bairros visitados pela equipe do projeto MigraFamília. Seu objetivo principal é fornecer informações relevantes às comunidades visitadas durante a realização das atividades, trazendo à tona análises que geralmente são restritas ao meio acadêmico, mas que desempenham um papel crucial na dinâmica das cidades.

Acesse nossa nova publicação, o painel “Trajetórias: indicadores da população brasileira”

O painel tem como objetivo fomentar o debate sobre as transformações a população residente no Brasil através de indicadores consagrados na literatura internacional, estando a disposição da comunidade através da internet, permitindo fácil acesso a interessados.

É resultado de projetos de pesquisa e extensão do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo, com financiamento da CAPES e CNPq, realizado no Laboratório de análises geográficas, demográficas e da população (Lagedep/UFES).

Acesse nossa publicação, o livro “Envelhecimento e migração no Espírito Santo: dinâmica espacial e sociodemográfica para políticas públicas”

O Blog Demografia é desenvolvido no âmbito do Projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo” do Departamento de Geografia (DGEO) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com três objetivos:

  • divulgar e tornar acessível aos gestores públicos links de textos, artigos, revistas e bancos de dados sobre fenômenos demográficos importantes para compreensão das transformações na dinâmica populacional de modo a subsidiar a formulação e validação de políticas públicas;
  • disponibilizar materiais e links que possam contribuir no processo de ensino-aprendizagem referente aos estudos populacionais, tanto em nível de graduação quanto no ensino básico;
  • postagens de notícias relevantes sobre a questão populacional, que permitam conhecer análises e leituras sobre o fenômeno demográfico no Brasil e no mundo.

Seja bem-vindo(a) ao blog, aproveite e participe conosco da sua construção.

@demografiaufes



Conheça nossas produções:

Indicadores de envelhecimento dos municípios do Espírito Santo

Trata-se de um banco de dados com informações sobre o envelhecimento no âmbito dos municípios do Espírito Santo, pertindo conhecer as diferenças verificadas em cada um deles.

Download aqui

Atlas da migração no Espírito Santo

O Atlas da migração no Espírito Santo apresenta uma série de mapas sobre a dinâmica migratória no Estado, analisando a dinâmica espacial dos fluxos migratórios ao longo da década de 2000. Ele apresenta as informações em nível de município e foi gerado a partir dos microdados do Censo Demográfico brasileiro de 2010.

Download aqui

Indicadores de migração dos municípios do Espírito Santo: o período 2000-2010

Trata-se de um banco de dados com informações sobre a dinâmica demográfica e migratória dos 78 municípios do Espírito Santo. Os dados estão divididos em três partes: na primeira estão dados da população residente; na segunda (dados data-fixa – 2005/2010) e na terceira (dados última-etapa – 2000-2010) são apresentados dados de imigração, emigração e saldo migratório nas trocas intra e interestaduais dos municípios, possibilitando conhecer as dinâmicas de cada um deles no período.

Download aqui

Envelhecimento e migração no Espírito Santo: dinâmica espacial e sociodemográfica para políticas públicas (e-book)

O envelhecimento populacional é uma nova realidade em progressão no Brasil e se coloca como um dos grandes desafios das políticas públicas para os próximos anos. O crescimento absoluto e relativo da população idosa destaca a necessidade de planejar as políticas de atenção aos idosos considerando as especificidades locais, sobretudo quanto à distribuição espacial e a própria dinâmica de envelhecimento da população. Neste livro apresentamos e debatemos a dinâmica espacial do envelhecimento entre 1970 e 2010 nas escalas do estado, dos municípios e intramunicipal, usando como recorte espacial o estado do Espírito Santo, a Região Metropolitana da Grande Vitória e o município de Vitória. Os dados dos Censos Demográficos de 1970 a 2010 foram utilizados na construção de indicadores e mapas, permitindo acompanhar a evolução do envelhecimento, reforçando os elementos que incidem diretamente na velocidade do fenômeno nos diferentes municípios. O livro contribui para a compreensão dos processos de transformação demográfica em curso no Espírito Santo e suas diferenciações espaciais, e em particular para a percepção dos desafios decorrentes do envelhecimento da população, processo que estará cada vez mais presente nas reflexões, preocupações e cuidados de toda sociedade nas próximas décadas, com demandas crescentes de serviços de saúde e sociais de alto custo.