HOME

O Blog Demografia é desenvolvido no âmbito do Projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo” do Departamento de Geografia (DGEO) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com três objetivos:

  • divulgar e tornar acessível aos gestores públicos links de textos, artigos, revistas e bancos de dados sobre fenômenos demográficos importantes para compreensão das transformações na dinâmica populacional de modo a subsidiar a formulação e validação de políticas públicas;
  • disponibilizar materiais e links que possam contribuir no processo de ensino-aprendizagem referente aos estudos populacionais, tanto em nível de graduação quanto no ensino básico;
  • postagens de notícias relevantes sobre a questão populacional, que permitam conhecer análises e leituras sobre o fenômeno demográfico no Brasil e no mundo.

Seja bem-vindo(a) ao blog, aproveite e participe conosco da sua construção.



Conheça nossas produções:

Indicadores de envelhecimento dos municípios do Espírito Santo

Trata-se de um banco de dados com informações sobre o envelhecimento no âmbito dos municípios do Espírito Santo, pertindo conhecer as diferenças verificadas em cada um deles.

Download aqui

Atlas da migração no Espírito Santo

O Atlas da migração no Espírito Santo apresenta uma série de mapas sobre a dinâmica migratória no Estado, analisando a dinâmica espacial dos fluxos migratórios ao longo da década de 2000. Ele apresenta as informações em nível de município e foi gerado a partir dos microdados do Censo Demográfico brasileiro de 2010.

Download aqui

Indicadores de migração dos municípios do Espírito Santo: o período 2000-2010

Trata-se de um banco de dados com informações sobre a dinâmica demográfica e migratória dos 78 municípios do Espírito Santo. Os dados estão divididos em três partes: na primeira estão dados da população residente; na segunda (dados data-fixa – 2005/2010) e na terceira (dados última-etapa – 2000-2010) são apresentados dados de imigração, emigração e saldo migratório nas trocas intra e interestaduais dos municípios, possibilitando conhecer as dinâmicas de cada um deles no período.

Download aqui