Projetos de pesquisa que estão sendo realizados no Grupo de Pesquisa Mobilidade Espacial da População (GPMEP)

Transformações do padrão migratório brasileiro no século XXI

Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar as transformações no padrão migratório brasileiro frente às mudanças estruturais e conjunturais dos últimos 20 anos, período em que se observaram novas formas de distribuir espacialmente a produção e os resultados dela, ao mesmo tempo em que sucessivas crises na economia, na política e recentemente na saúde colocaram em debate o papel do Estado e das políticas públicas e governamentais. Utilizar-se-á para tanto dados dos Censos Demográficos de 2000, 2010 e 2021, assim como os dados da PNAD e RAIS ao longo do período. Trabalhos de campo e entrevistas também serão realizados, com foco em analisar elementos individuais e de percepção necessários para atingir os objetivos propostos, sobretudo quanto a avaliação do papel da migração e das redes na conformação dos movimentos. Como resultado, espera-se contribuir com a atualização do padrão migratório brasileiro no contexto das transformações em andamento, com destaque para o debate sobre a pertinência das modalidades migratórias tradicionalmente empregadas nos estudos frente aos novos desafios interpretativos contemporâneos.

Iniciação científica: 

Jhonatan Telles Ribeiro fez iniciação cientifica (2022/2023) na Ufes, com o tema: “Aspiração por nova mobilidade entre famílias migrantes na RMGV”.

Nathan Vilela dos Santos fez iniciação cientifica (2022/2023) na Ufes, com o tema: “Análise da importância do arranjo domiciliar para a mobilidade residencial”.

Guilherme Rigonini Moreira fez iniciação cientifica (2022/2023) na Ufes, com o tema: “Trajetórias de mobilidade residencial em bairros periféricos da RMGV”.

Mestrado: 

Ana Ivone Salomon Marques é Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo, com o tema: “Território e inovação no Espírito Santo”.

Hamanda Marques de Antônio é Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2020-atualmente), com o tema: “Migração no litoral norte capixaba e o setor de petróleo e gás”.

Doutorado

Rachel Facundo Vasconcelos de Oliveira é Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2021-atualmente), com o tema “O fluxo migratório da Região Nordeste: uma análise socioespacial sobre a migração de retorno, a partir da década 90 e a suas representações”.

Ítala Luzia de Andrade é Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2022-atualmente), com o tema “Mobilidade residencial analisada a partir das escolas na RMGV”.

Yago Oliveira dos Santos é Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2023-atualmente), com o tema “Mobilidade residencial analisada a partir das escolas na RMGV”.

Yago Oliveira dos Santos é Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2023-atualmente), com o tema “Despovoamento no Espírito Santo: implicações populacionais no interior capixaba”.

Rennan Moraes Rodrigues é Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2023-atualmente), com o tema “Aspirações, Capacidades e Liberdades de Migração dentro do Contexto Familiar e a Influência da Economia Neoliberal”.

Dinâmica demográfica familiar e padrão migratório no Brasil: transformações desde os anos 1990

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.

Descrição: O projeto busca analisar se a dinâmica das famílias brasileiras observada desde os anos 1990 nos Censos Demográficos tem contribuído com a mudança na migração através da alteração do contexto de tomada de decisão, em particular a mobilidade residencial.

Mestrado: 

Matheus De Oliveira Fernandes Adão é Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2021-atualmente), com o tema: “Expansão urbana e migração intrametopolitana pós- 2010 na RMGV.”

Gearley Leopoldino Veloso é Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2021-atualmente), com o tema: “Caracterização das famílias na migração intrametropolitana da RMGV em 1991, 2000 e 2010.”

Kamilly Antunes de Assis é Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2021-atualmente), com o tema: “Em busca de percursos e aspirações migratórias: uma análise geográfica das trajetórias familiares e residenciais na RMGV no século XXI.”

Flora Antonia Soares Ribeiro é Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2021-atualmente), com o tema: “Mapa da Desigualdade da Grande Vitória: inclusão-exclusão socioespacial das famílias entre 1991 e 2020.”