Projetos de pesquisa que estão sendo realizados no Grupo de Pesquisa Mobilidade Espacial da População (GPMEP).

Projeto com financiamento Fapes: 

Condicionantes da dinâmica migratória no Espírito Santo pós-2000

Descrição: As mudanças estruturais observadas no Brasil nas últimas décadas impactaram significativamente as dinâmicas sociais e econômicas, resultando em novos processos nas distintas partes do território. O presente projeto se propõe a compreender a migração como fenômeno social fortemente articulado com as questões econômicas e sociais, que se materializam no território de maneira singular, a depender de contextos históricos e condicionantes estruturais que geralmente fogem do controle local. Neste sentido e tendo como recorte espacial do Estado do Espírito Santo, objetiva-se analisar as modificações da migração nas distintas parcelas do estado buscando compreender os condicionantes para tal, a partir da análise das transformações territoriais vivenciadas pelo estado. Neste sentido, destaca-se os investimentos recebidos do setor petrolífero, assim como o aumento das plantas industriais das indústrias exportadoras de minério de ferro. Os resultados vislumbrados permitirão melhor conhecer os processos e dinâmicas da relação entre investimentos econômicos e a migração no Espírito Santo, contribuindo com políticas públicas de médio e longo prazo que respondam adequadamente aos desafios sociais gerados nas distintas porções territoriais do Estado.

Iniciação científica: 

Jessica Braga dos Santos faz iniciação científica (2020/2021) na Ufes, com o tema: “Análise da migração da população idosa no município de Vitória.”

Leonardo Lourenço Costa faz iniciação científica (2020/2021) na Ufes, com o tema: “O crescimento da região de Laranjeiras-Serra-ES e seus impactos na separação entre o local de trabalho e de moradia na RMGV.”

Mestrado: 

Ana Ivone Salomon Marques é Mestranda em Geografia Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2021-atualmente), com o tema: “Território e inovação no Espírito Santo”.

Yago Oliveira dos Santos é Mestrando em Geografia Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2021-atualmente), com o tema: “Migração e cidades médias: novos arranjos do município de Cachoeiro de Itapemirim (ES) pós-2000”.

Hamanda Marques de Antônio é Mestranda em Geografia Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2020-atualmente), com o tema: “Migração no litoral norte capixaba e o setor de petróleo e gás”.

Rennan Moraes Rodrigues é Mestrando em Geografia Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2020-atualmente), com o tema: “Migração na RM da Grande Vitória e a dinâmica do petróleo no Espírito Santo”. 

Kauai Cavalcante Barbosa é Mestrando em Geografia Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2019-atualmente), com o tema: ”Movimento migratório rural-urbano na Amazônia: o caso da reserva de desenvolvimento sustentável Amanã.”

Doutorado

Rachel Facundo Vasconcelos de Oliveira é Doutoranda em Geografia Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2021-atualmente).