EVENTOS/ATIVIDADES

GRUPO DE ESTUDOS EM MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO

Na última quinta-feira 28/11/2019, ocorreu mais um encontro do grupo de estudos em Mobilidade espacial da população. As atividades do dia se concentraram no debate do texto abaixo e em reflexões relacionadas às pesquisas em andamento.

VIGNOLI, Jorge Rodríguez. Qué definiciones, que teorías, qué fuentes e qué metodologías precisamos para el estudio de la migración interna en la actualidad. CUNHA, José Marcos Pinto da. Mobilidade espacial da população: desafios teóricos e metodológicos para o seu estudo-Campinas: Núcleo de Estudos de População-Nepo/Unicamp, p. 45-52, 2011.

__________________________

SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA – SIMPURB 2019

Aconteceu, entre os dias 14 e 17 de novembro de 2019, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) o XVI Simpósio Nacional de Geografia Urbana (SIMPURB).  O evento mais importante da geografia urbana brasileira teve como temática central ”Cidades, revoluções e injustiças: entre espaços privados, públicos, direito à cidade e comuns urbanos”, contando com 7 mesas e 17 GT’s, com mais de 400 trabalhos apresentados. Dentre estes, 4 foram de membro do nosso “Grupo de Estudos em Mobilidade Espacial da População”. 

O professor e coordenador do grupo Ednelson Mariano Dota apresentou sua pesquisa sobre a “Migração e o setor de petróleo e gás no Espírito Santo”

Já o mestrando KAUAI CAVALCANTE BARBOSA apresentou sua pesquisa sobre os “Movimento Migratório na Amazônia: o caso das reservas de desenvolvimento sustentável Amanã e Mamirauá”

A também mestranda Elén Rúbia de Andrade Silva apresentou seu trabalho sobre “O Estado e a questão portuária na transformação do município de Viana – ES”

E por fim, a mestranda Malena Ramos Silva apresentou seu estudo sobre “Perfil socioeconômico de potenciais usuários de bicicleta nos movimentos pendulares em Vitória – ES”

__________________________

GRUPO DE ESTUDOS EM MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO

Na última quarta-feira 07/11/2019, ocorreu mais um encontro do grupo de estudos em Mobilidade espacial da população. As atividades do dia se concentraram no debate do texto abaixo e em reflexões relacionadas às pesquisas em andamento.

BILSBORROW, Richard E. Temas metodológicos claves en el estudio de la migración en países en desarrollo: teoría, recolección de datos y políticas. Mobilidade espacial da população: desafios teóricos e metodológicos para o seu estudo. Campinas, SP, Nepo/Unicamp, 2011.

__________________________

APRESENTAÇÃO NO PRÊMIO DE MÉRITO EXTENSIONISTA MARIA FILINA

Aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo, no dia 22 de outubro de 2019,  a apresentação  do  projeto de  extensão  “Os  perfis sociais  dos fluxos  migratório  no Espírito Santo”, referente ao Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina. O prêmio tem por objetivo selecionar anualmente projetos de extensão para se apresentarem durante a Jornada Integrada de Extensão e Cultura.

__________________________

GRUPO DE ESTUDOS EM MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO

Na última quarta-feira 10/10/2019, ocorreu mais um encontro do grupo de estudos em Mobilidade espacial da população. As atividades do dia se concentraram no debate do texto abaixo e em reflexões relacionadas às pesquisas em andamento.

MARTINE, George; MCGRANAHAN, Gordon. A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas. In: BAENINGER, R. População e Cidades: subsídios para o planejamento e para as políticas sociais. Brasília: UNFPA, p. 11-24, 2010.

__________________________

MINICURSO “OFICINA DE EXCEL BÁSICO: GRÁFICOS”

O minicurso foi ministrado pela bolsista do projeto de Extensão “Os perfis sociais          dos fluxos migratórios no Espírito Santo”, Marcone Henrique de Freitas, no dia 08      de outubro de 2019, das 16h00min às 18h00min, no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias. Os 09 (nove) participantes conheceram como são realizado os cálculos dos principais indicadores sociodemográficos, ganhando,   através das atividades, prática e experiência no trabalho com planilhas eletrônicas, especificamente neste caso o Excel.

__________________________

MINICURSO “OFICINA DE EXCEL BÁSICO: CÁLCULO”

O minicurso foi ministrado pela bolsista do projeto de Extensão “Os perfis sociais      dos fluxos migratórios no Espírito Santo”, Marcone Henrique de Freitas, no dia 24      de setembro de 2019, das 16h00min às 18h00min, no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias. Os 16 (dezesseis) participantes conheceram como     são realizado os cálculos dos principais indicadores sociodemográficos, ganhando, através das atividades, prática e experiência no trabalho com planilhas eletrônicas, especificamente neste caso o Excel.

___________________________

MINICURSO “OFICINA DE EXCEL BÁSICO: INTRODUÇÃO”

O minicurso foi ministrado pela bolsista do projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo”, Marcone Henrique de Freitas, no dia 08 de setembro de 2019, das 16h00min às 18h00min, no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias. Os 18 (dezoito) participantes conheceram as ferramentas e as funcionalidades básicas do Excel, como inserir e formatar dados nas planilhas eletrônicas.

___________________________

GRUPO DE ESTUDOS EM MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO

Na última quinta-feira, 29/08/2019, foi realizado o primeiro encontro do semestre 2019/2 do grupo de estudos em Mobilidade espacial da população, orientado  pelo Professor Ednelson Mariano Dota. As atividades do encontro concentraram-se na apresentação dos resultados das Iniciações Cientificas (IC’s) orientadas pelo professor no edital 2018/2019 e dos objetivos das IC’s do edital 2019/2020. Além disso, também foram apresentadas as atividades que serão elaboradas durante o semestre pelo Projeto Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo”.

___________________________

MINICURSO “OFICINA DE ACESSO A BASE DE DADOS ONLINE”

O minicurso foi ministrado pela bolsista do projeto de Extensão “Os perfis sociais      dos fluxos migratórios no Espírito Santo”, Marcone Henrique de Freitas, no dia 27      de agosto de 2019, das 16h00min às 18h00min, no Laboratório de Informatica para Ensino da Graduação (LIEG). Os 17 (dezessete) participantes conheceram os principais bancos de dados online de diferentes escalas.

___________________________

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Na última quita-feira, 22 de agosto de 2019, a estudante Ítala Luzia de Andrade, do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG/UFES), defendeu sua dissertação de mestrado:

 “A MOBILIDADE PENDULAR COMO INDICADOR POSSÍVEL NA CARACTERIZAÇÃO DE CIDADES MÉDIAS

A banca examinadora foi composta pelos professores:

Dr. Ednelson Mariano Dota (Orientador – UFES)

Dr. Cláudio Luiz Zanotelli (UFES)

Dr. Wagner Barbosa Batella  (UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora)

Parabenizamos Ms. Ítala pela defesa e aprovação do projeto.

___________________________

GRUPO DE ESTUDOS EM MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO

Na última quarta-feira 27/06/2019, ocorreu mais um encontro do grupo de estudos em Mobilidade espacial da população. As atividades do dia se concentraram no debate do texto abaixo e em reflexões relacionadas às pesquisas em andamento.

CAMPOS, M. B. Afinal, quem é migrante? Revista da UFMG, v. 25, n. 1 e 2, p. 64-87, 2018.

________________________

GRUPO DE ESTUDOS EM MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO

Na quinta-feira 23/05/2019, das 14h às 17h, ocorreu mais um encontro do grupo de estudos em Mobilidade espacial da população. As atividades do dia se concentraram no debate do texto abaixo e em reflexões relacionadas às pesquisas em andamento.

GRAHAM, Elspeth. What kind of theory for what kind of population geography?. International Journal of Population Geography, v. 6, n. 4, p. 257-272, 2000.
___________________________

MINICURSO “OFICINA EXCEL BÁSICO: GRÁFICOS”

O minicurso foi ministrado pela bolsista do projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo”, Marcone Henrique de Freitas, no dia 08 de maio de 2019, das 16h às 18h, no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias. Os participantes conheceram teoricamente as situações para a utilização dos diferentes modelos de gráficos e o modo o qual são construídos na planilha eletrônica, Excel.

___________________________

MINICURSO “OFICINA EXCEL BÁSICO: CÁLCULOS”

O minicurso foi ministrado pela bolsista do projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo”, Marcone Henrique de Freitas, no dia 24 de abril de 2019, das 14h às 16h, no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias. Os participantes conheceram como são realizado os cálculos dos principais indicadores sociodemográficos, ganhando, através das atividades, prática e experiência no trabalho com planilhas eletrônicas, especificamente neste caso o Excel.

___________________________

GRUPO DE ESTUDOS EM MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO

Na quinta-feira (25/04/2019) foi realizado mais um encontro do grupo de estudos em Mobilidade espacial da população. As atividades do dia concentraram-se no debate dos textos abaixo:

GRAHAM, E.; BOYLE, P. Editorial introduction: (Re)theorising population geography: Mapping the unfamiliar. International Journal of Population Geography, v. 7, n. 6, p. 389–394, 2001.

GRAHAM, E. The past, present and future of population geography: Reflections on Glenn Trewartha’s address fifty years on. Population, Space and Place, v. 10, n. 4, p. 289–294, 2004.

___________________________

MINICURSO “OFICINA DE ACESSO A BASE DE DADOS ONLINE”

O minicurso foi ministrado pela bolsista do projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo”, Marcone Henrique de Freitas, no dia 10 de abril de 2019, das 14h00min às 16h00min, no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias. Os 25 (vinte e cinco) participantes conheceram os principais bancos de dados online de diferentes escalas.

___________________________

MINICURSO “OFICINA DE EXCEL BÁSICO: INTRODUÇÃO”

O minicurso foi ministrado pela bolsista do projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo”, Marcone Henrique de Freitas, no dia 26 de março de 2019, das 14h00min às 16h00min, no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias. Os 24 (vinte e quatro) participantes conheceram as ferramentas e as funcionalidades básicas do Excel, como inserir e formatar dados nas planilhas eletrônicas.

__________________________

GRUPO DE ESTUDOS EM MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO

Na sexta-feira (22/03/2019) foi realizado o primeiro encontro do semestre 2019/1 do grupo de estudos em Mobilidade espacial da população. As atividades do dia concentraram-se no debate do texto “SILVA, R. V.; FERNANDES, D. M. Geografia da população: origens e perspectivas. Anais do XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016”.

__________________________

GRUPO DE ESTUDOS EM MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO

Na quinta-feira, 30/11/2018, foi realizado o quinto encontro do semestre 2018/2 do grupo de estudos em Mobilidade espacial da população. As atividades do dia concentraram-se no debate sobre o capitulo 5 – “Para uma teoria do desenvolvimento desigual: a escola espacial e o vaivém do capital” e a conclusão “A Reestruturação do capital?”do livro Desenvolvimento Desigual do geógrafo Neil Smith.

__________________________

GRUPO DE ESTUDOS EM MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO

Na última quinta-feira, 20/10/2018, foi realizado o quarto encontro do semestre 2018/2 do grupo de estudos em Mobilidade espacial da população. As atividades do dia concentraram-se no debate sobre o Capítulo 4 – “Para uma teoria do desenvolvimento desigual I: a dialética da diferenciação e da igualização geográficas” do livro Desenvolvimento Desigual do geógrafo Neil Smith.

__________________________

SEMINÁRIO “CONHECENDO O IBGE”

Aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo, na tarde do dia 11 de outubro de 2018, o seminário “Conhecendo o IBGE”, realizado pelo Departamento de Geografia em parceria com a unidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Espírito Santo.

__________________________

SEMINÁRIO “POPULAÇÃO E DESIGUALDADES”

Aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo, na tarde/noite do dia 10 de outubro de 2018, o evento “População e Desigualdades”, realizado pelo Departamento de Geografia.

O evento contou, na parte da tarde, com palestras de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Espírito Santo, do Instituto Jones Santos Neves (IJSN) e do Departamento de Geografia da UFES. Já no período da noite, foi realizado a apresentação das pesquisas realizadas por professores do curso de geografia da UFES.

__________________________

GRUPO DE ESTUDOS EM MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO

Na última quinta-feira, 20/09/2018, foi realizado o segundo encontro do semestre 2018/2 do grupo de estudos em Mobilidade espacial da população. As atividades do dia concentraram-se no debate sobre o Capítulo 3 – “A Produção do Espaço” do livro Desenvolvimento Desigual do geógrafo Neil Smith.

__________________________

MINICURSO “OFICINA DE EXCEL BÁSICO: GRÁFICOS”

O minicurso foi ministrado pela bolsista do projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo”, Marcone Henrique de Freitas, no dia 11 de setembro de 2018, das 16h00min às 18h00min, no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias. Os 06 (seis) participantes conheceram as ferramentas e atalhos para a elaboração de gráficos por meio do Excel, também foi feito uma apresentação especificando o uso dos tipos de gráficos disponíveis no Excel.

__________________________

MINICURSO “OFICINA DE EXCEL BÁSICO: CÁLCULOS”

O minicurso foi ministrado pela bolsista do projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo”, Marcone Henrique de Freitas, no dia 28 de agosto de 2018, das 16h00min às 18h00min, no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias. Os 12 (doze) participantes conheceram as ferramentas e atalhos para realização de cálculos por meio do Excel, também foi realizado o passo a passo do processo de elaboração de pirâmides etárias.

___________________________

MINICURSO “ACESSO À BASE DE DADOS ONLINE E EXCEL BÁSICO”

O minicurso foi ministrado pela bolsista do projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo”, Marcone Henrique de Freitas, no dia 21 de agosto de 2018, das 16h00min às 18h00min, no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias. Os 14 (catorze) participantes conheceram as potencialidades e limitações das bases de dados do IBGE Cidades e DATASUS e algumas funcionalidades básicas do Excel, como inserir e formatar dados.

___________________________

Projeto de Extensão “MIGRAÇÕES E TRABALHO NO BRASIL: UM FILME UM TEXTO”

No dia 16/08/2018, no âmbito do projeto de extensão coordenado pelo Prof. Cássio de Arruda Boechat (DGEO/UFES), foi debatido o filme “Que horas ela voltar”, da cineasta Anna Muylaert juntamente com o texto  “Migração interna em tempos de crise”, do geógrafos Ednelson Mariano Dota (DGEO/UFES) e da economista Silvana Nunes Queiroz (URCA).

___________________________

GRUPO DE ESTUDOS EM MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO

Na última sexta-feira, 10/08/2018, foi realizado o primeiro encontro do semestre 2018/2 do grupo de estudos em Mobilidade espacial da população, orientado pelo Professor Ednelson Mariano Dota. As atividades do dia concentraram-se na apresentação dos objetivos e as produções realizadas pelos participantes grupo, seguido pelo debate do texto do geógrafo britânico Russell King.

KING, Russell. Geography and migration studies: Retrospect and prospect. Population, space and place, v. 18, n. 2, p. 134-153, 2012.

As atividades foram encerradas com uma pequena confraternização marcando o início das atividades do semestre.

___________________________

PESQUISA DE CAMPO NO MUNICÍPIO DE AFONSO CLÁUDIO

No último sábado, 12/05/2018, estivemos em Afonso Cláudio/ES aplicando questionários em várias partes do município. Esta atividade foi realizada em parceria com a disciplina de Geografia da População, do Departamento de Geografia, com a participação de aproximadamente 30 alunos do curso de graduação. Buscou-se identificar, por meio dos questionários, fatores responsáveis pela forte emigração no município. Os dados coletados serão utilizados para compor as pesquisas em andamento.

___________________________

MINICURSO “INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DADOS DEMOGRÁFICOS COM AUXÍLIO DO EXCEL”

O Minicurso “Introdução à Análise de Dados Demográficos com Auxílio do Excel” foi ministrado pela atual bolsista do projeto de extensão, Laís Batista Lovate, no dia 17 de março de 2018, no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias, das 14h00min às 16h00min. Aberto à comunidade acadêmica, o curso teve como intuito auxiliar os participantes na preparação e organização de tabelas e gráficos para trabalhos acadêmicos e análise dos mesmos.

_________________

MINICURSO “ACESSO À BASE DE DADOS ONLINE E EXCEL BÁSICO”

O minicurso foi ministrado pela bolsista do projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo”, Laís Batista Lovate, no dia 27 de março de 2018, das 14h00min às 16h30min, no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias. Os 23 (vinte e três) participantes conheceram as potencialidades e limitações das bases de dados do IBGE Cidades e DATASUS e algumas funcionalidades do Excel, como inserir e formatar dados, aplicar fórmulas, criar tabelas e Gráficos, etc.

__________________________

Workshop “Trabalhando com o trabalho: CBO, COD e CNAE nas pesquisas secundárias”

Aconteceu, no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias (LCGGEO) da Universidade Federal do Espírito Santo, no dia 02 de março de 2018, o Workshop “Trabalhando com o trabalho: CBO, COD E CNAE nas pesquisas secundárias”, realizado pelo Projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo” em parceria com os projetos de pesquisa “A geografia econômica e regional do petróleo e do gás no litoral do Espírito Santo” (PRPPG/UFES) e “Condicionantes da dinâmica migratória no Espírito Santo pós-2000” (FAPES/CNPq e PRPPG/UFES). Com o objetivo de discutir e apresentar a forma como o trabalho é abordado em algumas pesquisas secundárias e preparar os participantes para usar essa informação, o evento reuniu graduandos, pós-graduandos e profissionais de diferentes áreas.

___________________

Oficina de Capacitação – Uso de Dados Demográficos nas Pesquisas sobre Alimentos

A “Oficina de Capacitação – Uso de Dados Demográficos nas Pesquisas sobre Alimentos” foi realizada pelo Grupo de Estudos da Questão Alimentar (GeQa) em parceria com o Projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo” nos dias 24 de novembro e 01 de dezembro de 2017. O Professor Doutor Ednelson Mariano Dota, do Departamento de Geografia, ministrou a oficina que contou com a presença de professores, graduandos e pós-graduandos dos cursos de Geografia e Nutrição. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), realizada pelo IBGE, além de manusearem os microdados, relevantes como fontes de informações no campo de diversas pesquisas científicas, através do Software Estatístico PSPP.

 

______________

Curso “Etapas para a Revisão de Planos Diretores Municipais”

Servidores dos municípios de Anchieta e Cariacica participaram do curso promovido pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e com a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que teve por objetivo fomentar o conhecimento e disponibilizar informações sobre a política urbana, de modo a capacitar os servidores para as revisões dos Planos Diretores Municipais.

A formação contou com diferentes módulos, a saber: Contextualização Econômica; Demografia e Planejamento; Gestão Ambiental e da Paisagem; Geotecnologias para a Gestão Territorial Municipal – básico e avançado e Políticas Setoriais: Habitação e Mobilidade Urbana em Foco.

No primeiro dia do curso, 02 de junho de 2017, o professor Doutor Ednelson Mariano Dota abordou a perspectiva demográfica, vital para o processo de planejamento municipal, e apresentou os resultados obtidos no âmbito do Projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo”, que visa tornar acessível aos gestores públicos dados espacializados sobre migração.

______________

Seminário “Mobilidade Espacial da População no Espírito Santo: Relações com as transformações sociais e econômicas”

Aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo, na tarde do dia 06 de abril de 2017, o Seminário “Mobilidade Espacial da População no Espírito Santo: Relações com as transformações sociais e econômicas”, realizado no âmbito do Projeto de Extensão “Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo”.
O evento reuniu especialistas para discutir acerca das temáticas: A Dinâmica Espacial da Migração Recente no Espírito Santo; Transformações Geoeconômicas no Espírito Santo; Questões Sociais e Migração; Os Dados Demográficos a as Transformações da Sociedade e Análise Espacial como Método Analítico para as Migrações.