Briefing de Crônica Jornalistica

• Histórico

No Brasil, o Transporte rodoviário teve seu inicio no século XX por iniciativas de governantes brasileiros e com objetivo de unir as regiões brasileiras. A força desse modelo em território nacional deve-se ao modelo implantado na década de 50 por Juscelino Kubitschek, destacado pela frase “governar é abrir estradas”, que promoveu a adoção do Modelo Rodoviarista, ou seja, construção, ampliação e melhoramento de rodovias.

• Cenário atual

A mobilidade urbana é um grande desafio, não só nos centros urbanos do Brasil mas também em todas as grandes metrópoles do mundo. O deslocamento de pessoas em busca de bens, oportunidades de qualificação, empregos e serviços de qualidade sobrecarrega o transporte nas regiões metropolitanas e grandes capitais, localidades de grande concentração populacional.

É ai que o planejamento em transportes a longo prazo carece. Com a adoção do modelo rodoviarista, as metrópoles brasileiras sofrem com congestionamentos e elevado custo no preço das tarifas, ao ponto de contarem com ofertas de péssimos serviços que acarretam numa significativa diminuição na qualidade de vida do cidadão.

• Tema

Atualmente, os congestionamentos estão cada vez mais frequentes no nosso cotidiano, dificultando a mobilidade urbana e ampliando o tempo de deslocamento de um local para o outro. Com isso em mente, o objetivo é que a crônica incentive o uso de bicicletas utilizando eventos do cotidiano.

• O que deve ser feito?

Uma crônica contendo o mínimo de 800 palavras.

• Público-alvo

Pessoas que moram no Espírito Santo e utilizam o carro como meio de transporte recorrente.

• Qual o resultado esperado

Fazer com que o público-alvo opte por deixar o carro em casa e utilizar a bicicleta como meio de transporte recorrente.

• Palavras-chaves

Mobilidade Urbana; Trânsito; Bicicleta; Transporte Alternativo.

• Relembrando

Que a deve ser impressa e entregue na sede da Ecos Jr em um envelope com o nome do candidato e categoria equivalente.

Todo o trabalho deverá ser enviado em PDF, para o e-mail eventos@ecosjr.com.br. Se qualquer conteúdo ilegal, ofensivo ou discriminatório for percebido em alguma peça, a campanha será desclassificada.

A Ecos Jr. está localizada na Av. Fernando Ferrari, 514, Ufes, Campus Universitário Goiabeiras, Cemuni I.