Intercom Sudeste 2019 termina com premiações e elogios

Após três dias de atividades, com trocas acadêmicas, momentos de aprendizado e interação, o Intercom Sudeste 2019 terminou na noite da última quarta-feira, 5 de junho. A 24ª edição do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, que neste ano aconteceu em Vitória/ES, na Universidade Federal do Espírito Santo, teve como tema “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”.

Durante todo o evento, que começou na segunda, dia 3 de junho, foram 29 sessões de apresentações de trabalhos da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), 25 sessões que envolveram profissionais, estudantes de pós-graduação e pesquisadores nas Divisões Temáticas e 33 sessões do Intercom Júnior, que reuniram trabalhos de estudantes de graduação e recém-graduados. A programação geral também contou com discussões importantes, como na conferência de abertura “Redes e ameaças à democracia”, com o professor da Universidade de Brasília (UnB) Murilo César Ramos, e o painel “Crise da publicidade e suas oportunidades”, com o diretor de criação da Agência Filadélfia, de Belo Horizonte, Dan Zecchinelli. O trabalho dos observatórios de mídia também foi debatido durante o evento, em painel dedicado ao tema, que contou com a presença da pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Inesita Araújo.

O Intercom Sudeste 2019 também teve muitos momentos culturais, como a realização da Mostra Lusófona, que apresentou sete filmes produzidos por estudante da Ufes e do Instituto Universitário Maia, de Portugal. Já o Publicom apresentou 18 livros recentes da área de Comunicação aos congressistas. E durante a programação, houve ainda apresentações de jazz, forró, canto coral e dança folclórica, por exemplo.

Encerramento

Entre torcidas e participantes cheios de expectativas, o encerramento do congresso foi marcado pela premiação da Expocom, quando – entre mais de 260 projetos de estudantes de graduação inscritos – foram anunciados os vencedores em cada uma das 64 categorias avaliadas. Clique aqui para conhecer os vencedores e ver a galeria de fotos.

Durante o encerramento, o diretor da Regional Sudeste da Intercom, Felipe Pena, destacou que os congressos da entidade têm três dimensões: “Temos a dimensão intelectual de compartilhar artigos, pesquisas, se atualizar sobre o campo; temos a dimensão afetiva, do amor e dos encontros; e a dimensão da resistência, que se não tiver, a gente não está fazendo o que realmente tem que fazer”, disse. O diretor elogiou a organização do Intercom Sudeste 2019 e também anunciou a sede do próximo evento: PUC Minas, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

O vice-presidente da Intercom, Fernando Almeida, acompanhou a cerimônia de encerramento e a entrega dos prêmios da Expocom, e agradeceu à equipe da organização do evento, elogiando o trabalho desenvolvido no Intercom Sudeste 2019.

Balanço

A organização do Intercom Sudeste 2019 envolveu o trabalho de uma grande equipe de voluntários, divididos em frentes como infraestrutura, receptivo, credenciamento e comunicação, por exemplo. Estudantes de graduação e de pós-graduação da Ufes, professores e servidores técnico-administrativos da Universidade trabalharam para que o evento tivesse êxito.

Para o professor Edgard Rebouças, membro da equipe de organização, o Intercom Sudeste 2019 foi um sucesso. “Recebemos muitos elogios, sobretudo pelo fato de a Ufes ter feito um evento tão bem organizado, apesar das dificuldades econômicas impostas à Universidade. Fomos até provocados a organizar uma edição nacional nos próximos anos, pois a última que sediamos em Vitória foi em 1993”, contou. Edgard, que também é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Ufes (Póscom-Ufes) e professor do Departamento de Comunicação da universidade, frisou que a realização do congresso em Vitória foi uma ótima oportunidade para a troca de ideias e a apresentação do que é produzido nos cursos de graduação e de pós em Comunicação da Ufes.

A professora Flávia Mayer, integrante da Comissão Organizadora do evento, destacou: “Passados os três dias de intensas atividades, fica ainda mais acentuada a importância dos congressos da Intercom para o estímulo à pesquisa em comunicação e suas interfaces, e ao experimentalismo nos produtos comunicacionais. Foi uma alegria receber os congressistas na Universidade Federal do Espírito Santo”. A professora Nazareth Pirola, que também participou da Comissão Organizadora, completou: “O Intercom é um locus privilegiado de diálogo, debates, trocas de experiências e de reconhecimento da importância da comunicação. Estamos muito felizes com o resultado do evento e gratos a todos que mantêm acesa a chama da pesquisa”.

Fotos: Rosane Zanotti, Guilherme Destefani, Vinícius Germano e Gabriel Fernandes