Observatórios de mídia e ensino da Comunicação em debate no segundo dia do Intercom Sudeste

O primeiro dia do Intercom Sudeste movimentou o campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo. E esta terça-feira, 4, será mais um dia intenso de atividades no congresso que reúne mais de 1.500 pessoas, entre profissionais, pesquisadores, estudantes e professores da área de Comunicação Social.

Pela manhã, às 9 horas, acontece o painel “O papel dos observatórios de mídia em defesa da democracia”, com a participação da pesquisadora Inesita Araújo (foto), do Observatório Saúde na Mídia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e do professor Edgard Rebouças, coordenador do Observatório da Mídia da Ufes. Às 11 horas, acontece o Publicom, com a apresentação de 18 livros da área de Comunicação e a presença dos autores.

À tarde, às 14 horas, as diretrizes curriculares do curso de Publicidade e Propaganda serão discutidas no Ensicom, que acontece no Cine Metrópolis, com a presença do vice-presidente da Intercom, Fernando Almeida, e mediação da professora Iluska Coutinho (UFJF). Já a pesquisa e produção acadêmica dos cursos de Comunicação Social serão tema de uma mesa-redonda, às 16 horas, com representantes de instituições de ensino da Região Sudeste.

À noite, às 19 horas, haverá a Mostra Universitária Lusófona, com exibição de curta-metragens produzidos por alunos do curso de cinema da Ufes e do Instituto Universitário da Maia, da cidade de Porto, em Portugal. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Para os congressistas que ainda não realizaram o credenciamento, basta comparecer ao Cine Metrópolis, das 8h às 18h, para retirar o kit com o crachá que dá acesso ao evento.

DTs, Expocom e Intercom Júnior

Além dessas atividades, a programação desta terça-feira conta ainda com apresentações de trabalhos em nove sessões de Divisões Temáticas. Nas DTs, pesquisadores apresentam seus trabalhos em grupos que discutem temas como Jornalismo, Relações Públicas, Interfaces Comunicacionais, entre outros.

Os trabalhos concorrentes na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) serão apresentados pela manhã, em 10 sessões. Na parte da tarde começa o Intercom Júnior, espaço dedicado aos jovens pesquisadores. Nesse primeiro momento, serão nove sessões de apresentação de trabalhos de autoria de estudantes de graduação ou recém-graduados.

Na terça também acontecem nove oficinas, com temas variados, como estratégias de marca, Gelphi, análise fílmica, entre outros. Os inscritos devem comparecer 5 minutos antes do início de cada oficina para garantir sua vaga. Os interessados que não fizeram sua inscrição prévia ou que estão na lista de espera podem comparecer ao local, para os casos em que haja desistências.

Confira as programações detalhadas:

Divisões Temáticas

Expocom