Painel reforça a necessidade da criação de mais observatórios

O painel “O papel dos observatórios de mídia em defesa da democracia” foi mais uma das programações do Intercom Sudeste 2019 e reuniu a pesquisadora Inesita Araújo, do Observatório Saúde na Mídia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o professor Edgard Rebouças, coordenador do Observatório da Mídia da Ufes. A mediação ficou por conta do professor Rafael Bellan. Em sua fala, Edgard destacou a importância da criação de mais observatórios por parte dos estudantes, incentivando os presentes a fazerem parte de outros já existentes. Segundo o professor, este ano, os eventos de Comunicação abriram espaço para este tipo de debate. Ele enfatizou que o papel da crítica da mídia é o de abertura e retorno à diversidade de opiniões, com a volta do intitulado “quarto poder” a seu sentido original, fazendo com que os meios de comunicação sejam um espaço público para o debate de ideias. Em suas considerações finais, Edgard ressaltou que “nosso papel não é encontrar respostas e sim saber formular perguntas para os questionamentos sobre os observatórios”.

Já Inesita, dentre outros pontos, destacou os observatórios como sendo lugares de concorrência pelos sentidos do mundo, do fortalecimento democrático e da construção da contra-hegemonia. “A naturalização deste processo é a principal arma para a contra-hegemonia”, frisou. Os debates tiveram ainda a participação dos professores Vitor Gentilli, Adauto Emmerich e Ruth Reis.

Pela manhã, também aconteceu o Publicom, com a apresentação de 18 livros da área de Comunicação e a presença dos autores.

A programação da tarde continua às 14h, com as diretrizes curriculares do curso de Publicidade e Propaganda, que serão discutidas no Ensicom, no Cine Metrópolis, com a presença do vice-presidente da Intercom, Fernando Almeida, e mediação da professora Iluska Coutinho (UFJF). Já a pesquisa e produção acadêmica dos cursos de Comunicação Social serão tema de uma mesa-redonda, às 16 horas, com representantes de instituições de ensino da Região Sudeste.

À noite, às 19 horas, haverá a Mostra Universitária Lusófona, com exibição de curta-metragens produzidos por alunos do curso de cinema da Ufes e do Instituto Universitário da Maia, da cidade de Porto, em Portugal. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Para os congressistas que ainda não realizaram o credenciamento, basta comparecer ao Cine Metrópolis, das 8h às 18h, para retirar o kit com o crachá que dá acesso ao evento.

Fotos: Gabriel Fernandes e Vinicius Germano