Diretrizes do curso de Publicidade e Propaganda são discutidas no Intercom Sudeste

As diretrizes curriculares do curso de Publicidade e Propaganda foram debatidas na tarde desta terça-feira (4), no Ensicom, que aconteceu no Cine Metrópolis, na programação do Intercom Sudeste 2019.

A apresentação de dados para as discussões foi feita pelo vice-presidente da Intercom, Fernando Almeida, com mediação da professora da Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF) Iluska Coutinho. Alguns pontos foram destacados na discussão: o perfil, as competências e habilidades dos egressos; os eixos para a formação; as bases para a proposta; a atuação profissional e novas atividades.

Fernando explicou que acredita na aprovação das diretrizes estabelecidas para o curso de Publicidade e Propaganda, que seguem características de cada instituição e de cada região do País. “É preciso pensar nas questões regionais, do mundo do trabalho, da tecnologia”, comentou. Outro ponto citado por Fernando foi a obrigatoriedade do estágio no curso e como trabalhar a extensão no contexto da Publicidade e da Propaganda. Fernando alertou sobre a necessidade de debates em torno da tendência da oferta de ensino no Brasil, de uma forma híbrida: metade para o ensino a distância e a outra metade para o presencial. “E isso não é só para o superior, para o ensino médio também”, frisou.

As audiências públicas para debate das diretrizes curriculares dos cursos de Publicidade e Propaganda estão ocorrendo em todos os congressos regionais da Intercom em 2019.

Mesa-redonda
A pesquisa e a produção acadêmica dos cursos de Comunicação Social foram tema de uma mesa-redonda, também na tarde desta terça, 4, com representantes de instituições de ensino da Região Sudeste: Janaina Leite (Universidade Federal do Espírito Santo);  Kátia Fraga (Universidade Federal de Viçosa); Marilene Matos (Faesa Centro Universitário); Bruno Franqueira (Universidade Vila Velha) e Soraya Venegas (Universidade Estácio de Sá).

A programação do Intercom Sudeste continua às 18h, com uma apresentação de forró do grupo Trio Capixaba. Às 19h, acontece a Mostra Lusófona, que terá exibição de curtas-metragens produzidos por alunos do curso de cinema da Ufes e do Instituto Universitário da Maia, da cidade de Porto, em Portugal. A entrada da mostra é gratuita e aberta ao público.

Fotos: Marcus Vinicius e Guilherme Destefani