Descrição
Projeto de extensão do Departamento de Matemática Aplicada na forma de um programa de formação continuada para professores de 4º e 5º anos com carga-horária de 80 horas (60h presenciais e 20h não-presenciais).
Público-alvo: professores da educação básica da rede pública da região norte do Espírito Santo.
Objetivos: aperfeiçoamento das práticas docentes e a melhoria da qualidade do ensino de Matemática.
- Registro Siex/UFES: 401080.
- Coordenadores – Tutores – Cursistas
- Cronograma
- Seminário de Abertura
- Mostra de Trabalhos
- Seminário de Encerramento
Conteúdo
ARITMÉTICA
- Matemática: Natureza e Ensino-Aprendizagem (texto)
- Slides
Prof. Dr. Lúcio S. Fassarella
- Slides
Operações de Adição e Subtração
Prof. Dr. Lúcio S. Fassarella & Mestrando José A. da Silva Fernandes
- Apostila
- Atividades
- 1 palito em cada copo!
- Situação-problema 1
- Situação-problema 2
- Lista de problemas
- Atividades de cálculo mental da Revista Escola: Link! (Acessado em 20/04/2015)
- Jogos
- Tarefa não-presencial
- Elaborar uma atividade didática sobre um dos temas: número naturais, adição, subtração, cálculo mental.
- Vídeo sugerido
- Depoimento de um professor sobre ensino de cálculo mental! O vídeo mostra as propostas do professor para ensinar cálculo mental na 5a. série, usando portfólio e redação. (Acessado em 23/04/2015)
- Depoimento de um professor sobre ensino de cálculo mental! O vídeo mostra as propostas do professor para ensinar cálculo mental na 5a. série, usando portfólio e redação. (Acessado em 23/04/2015)
- Leitura sugerida
- G. Polya: Os 10 Mandamentos do Professor de Matemática. Revista do Professor de Matemática, n.10 (1º semestre de 1987): pp.2-10. (Traduzido por Maria Celano Maia.) Link! (Acessado em 15/04/2015.)
Excerto da apresentação por E.L.Lima: “O trabalho de Pólya sobre o ensino da Matemática é maravilhoso simplesmente porque não propõe truques, fórmulas miraculosas, ou muito menos pomposas teorias pseudo-psicológicas. O artigo que reproduzimos a seguir, de uma espontaneidade e de uma franqueza quase rudes, resume suas ideias de modo bastante claro.“
- G. Polya: Os 10 Mandamentos do Professor de Matemática. Revista do Professor de Matemática, n.10 (1º semestre de 1987): pp.2-10. (Traduzido por Maria Celano Maia.) Link! (Acessado em 15/04/2015.)
Operações de Multiplicação e Divisão
Prof. Dr. Lúcio S. Fassarella & Mestrando José A. da Silva Fernandes
- Apostila
- Atividades
- Calculando guloseimas (problemas)
- Divisões do relógio (problemas)
- Lista de problemas
- Tabuada de Pitágoras
- Jogos
- Contig 60.
- O X da Questão Aprendiz (www.aprendatabuada.com.br)
- O X da Questão.
- Tarefa não-presencial
- Elaborar uma atividade didática sobre um dos temas: multiplicação, divisão, cálculo mental.
- Vídeos Sugeridos
- O X da Questão. Video explicando o jogo “O X da Questão“, nas suas versões júnior e desafio.
- O X da Questão. Vídeo que mostra o jogo “O X da Questão“, apresenta alguns recursos relacionados e também o criador do jogo.
- Leituras sugeridas
- Beatriz Santamauro: Um novo jeito de aprender a tabuada. Revista Nova Escola, Link! (Acesso 06/05/2015)
- João B. Laudares, José R. de Medeiros Leite: O Desenvolvimento do Pensamento Aritmético a Partir de Experiência Matemática. Educação Matemática em Revista, 34 (Novembro de 2011): 52-61. Link! (Para acessar o artigo, é necessário estar cadastrado na SBEM. O cadastro é gratuito e imediato.)
- Norma S.G. Allevato, Loudes R. Onuchic: Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: Lourdes de la Rosa Onuchic et.al. (org): Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Paco Editorial: Jundiaí, 2014: pp.35-52.
Frações
(Conceito de fração, comparação, ordem, localização na reta numérica, etc.)
Prof. Dr. Lúcio S. Fassarella & Mestrando Jonas J. Chequetto
- Apostila
- Atividades
- Jogos
- Vídeos
- Quem inventou a fração? (Quiz TV Escola)
- Composição de frações (Matemática é D+)
- Problemas com frações (Matemática é D+)
- Tarefa não-presencial
- Elaborar uma atividade didática sobre frações.
- Leitura sugerida
- Sandra Magina, Maria C.O. Malaspina: A Fração nos Anos Iniciais: Uma Perspectiva para Seu Ensino. In: Kátia S. Smole, Cristiano A. Muniz (org.): A Matemática em Sala de Aula: reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. Editora Penso: Porto Alegre, 2013: pp.89-114.
- Dora S. Kindel, Erika Favoretto: Frações, sua representação decimal e a calculadora. Professor de Matemática Online, Vol.1, No.1 (2013): 44-52. Link!
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Prof. Me. Wesley R. Grippa
- Slides
- Atividades
- Jogos:
- Jogo da Senha (combinatória)
- Jogo dos Palitos (probabilidade)
- Vídeo:
- Atividade não-presencial
- Relato da experiência da aplicação do Jogo da Senha ou do Jogo dos Palitos em sala de aula.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO
Prof. Dr. Moysés G.S. Filho
Sistema de Numeração Decimal
- Slides
- Tarefa não-presencial
- A forma como vemos e entendemos a Matemática tem fortes implicações no modo como entendemos e praticamos o seu ensino e vice-versa. As transformações provocadas pela era da tecnologia e da comunicação requerem mudanças dos sujeitos envolvidos nos processos educacionais. Nesse sentido, considerando as discussões realizadas acerca do tema Números Decimais, bem como, sua trajetória acadêmico-profissional, elabore um pequeno artigo, com o qual você possa dialogar com as seguintes questões: É possível se aprender a ensinar? Ensina-se como se aprende? Quando se aprende “errado” então se ensina “errado”?
- Leitura sugerida
GEOMETRIA
Grandezas e Medidas
Prof. Me. André P. Butta
- Apostila
- Tarefa não-presencial
- …
Figuras Geométricas
Prof. Dra. Andressa Cesana
- Slides
- Apostila: GESTAR I – Matemática – Caderno de Teoria e Prática 5: Geometria I. Link! (portal do MEC)
- Atividades:
- Tarefa não-presencial: “Lição de Casa” da p.79 da apostila GESTAR I (link).
- Leituras sugeridas
- Euclides: Elementos de Geometria. Edições Cultura: SãoPaulo, 1944. Link!
- Flávia Renata Mialich: Poliedros e Teorema de Euler. Dissertação de Mestrado. UNESP, 2013. Link!
- Iozodara T.B. De George: Conhecimentos (Etno)Matemáticos de Professores Guarani do Paraná. Dissertação de Mestrado. UFPR, 2011. Link!
Ângulos
Prof. Dr. Arildo Castelluber
- Apostila
- Vídeo Sugerido
- Tarefa não-presencial
- Elaborar um plano de aula tratando do assunto ângulos, conforme o modelo.
- Elaborar um material concreto a ser utilizado no plano de aula desenvolvido.
- Observações: A construção do material deverá ser descrita em detalhes (materiais, as medidas, os passos da construção, etc.) como apêndice ao trabalho apresentado. O material construído deverá ser apresentado por meio de fotos que irão fazer parte do trabalho apresentado. Caso o plano de aula possa ser aplicado antes da entrega deste trabalho poderá ser apresentado um relato da experiência da aula.
- Leitura sugerida