Formação Continuada em Matemática para Professores da Educação Básica

Descrição

Projeto de extensão do Departamento de Matemática Aplicada na forma de um programa de formação continuada para professores de 4º e 5º anos com carga-horária de 80 horas (60h presenciais e 20h não-presenciais).

Público-alvo: professores da educação básica da rede pública da região norte do Espírito Santo.

Objetivos: aperfeiçoamento das práticas docentes e a melhoria da qualidade do ensino de Matemática.

ARITMÉTICA

Operações de Adição e Subtração

Prof. Dr. Lúcio S. Fassarella & Mestrando José A. da Silva Fernandes

• Atividades
    1. 1 palito em cada copo!
    2. Situação-problema 1
    3. Situação-problema 2
    4. Lista de problemas
    5. Atividades de cálculo mental da Revista Escola: Link! (Acessado em 20/04/2015)
    1. Qual é o Número?
    2. Número Alvo!
    3. Sudoroku < tabuleiro >
  • Tarefa não-presencial
    1. Elaborar uma atividade didática sobre um dos temas: número naturais, adição, subtração, cálculo mental.
  • Vídeo sugerido
  • Leitura sugerida
    • G. Polya: Os 10 Mandamentos do Professor de Matemática. Revista do Professor de Matemática, n.10 (1º semestre de 1987): pp.2-10. (Traduzido por Maria Celano Maia.) Link! (Acessado em 15/04/2015.)
      Excerto da apresentação por E.L.Lima: “O trabalho de Pólya sobre o ensino da Matemática é maravilhoso simplesmente porque não propõe truques, fórmulas miraculosas, ou muito menos pomposas teorias pseudo-psicológicas. O artigo que reproduzimos a seguir, de uma espontaneidade e de uma franqueza quase rudes, resume suas ideias de modo bastante claro.

Operações de Multiplicação e Divisão

Prof. Dr. Lúcio S. Fassarella & Mestrando José A. da Silva Fernandes

• Atividades
    1. Calculando guloseimas (problemas)
    2. Divisões do relógio (problemas)
    3. Lista de problemas
    4. Tabuada de Pitágoras
  • Tarefa não-presencial
    1. Elaborar uma atividade didática sobre um dos temas: multiplicação, divisão, cálculo mental.
  • Vídeos Sugeridos
    • O X da Questão. Video explicando o jogo “O X da Questão“, nas suas versões júnior e desafio.
    • O X da Questão. Vídeo que mostra o jogo “O X da Questão“, apresenta alguns recursos relacionados e também o criador do jogo.
  • Leituras sugeridas
    • Beatriz Santamauro: Um novo jeito de aprender a tabuada. Revista Nova Escola, Link! (Acesso 06/05/2015)
    • João B. Laudares, José R. de Medeiros Leite: O Desenvolvimento do Pensamento Aritmético a Partir de Experiência Matemática. Educação Matemática em Revista, 34 (Novembro de 2011): 52-61. Link! (Para acessar o artigo, é necessário estar cadastrado na SBEM. O cadastro é gratuito e imediato.)
    • Norma S.G. Allevato, Loudes R. Onuchic: Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: Lourdes de la Rosa Onuchic et.al. (org): Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Paco Editorial: Jundiaí, 2014: pp.35-52.

Frações

(Conceito de fração, comparação, ordem, localização na reta numérica, etc.)

Prof. Dr. Lúcio S. Fassarella & Mestrando Jonas J. Chequetto

• Vídeos
  • Tarefa não-presencial
    • Elaborar uma atividade didática sobre frações.
  • Leitura sugerida
    • Sandra Magina, Maria C.O. Malaspina: A Fração nos Anos Iniciais: Uma Perspectiva para Seu Ensino. In: Kátia S. Smole, Cristiano A. Muniz (org.): A Matemática em Sala de Aula: reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. Editora Penso: Porto Alegre, 2013: pp.89-114.
    • Dora S. Kindel, Erika Favoretto: Frações, sua representação decimal e a calculadora. Professor de Matemática Online, Vol.1, No.1 (2013): 44-52. Link!

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Prof. Me. Wesley R. Grippa

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

Prof. Dr. Moysés G.S. Filho

Sistema de Numeração Decimal

• Slides
  • Tarefa não-presencial

• A forma como vemos e entendemos a Matemática tem fortes implicações no modo como entendemos e praticamos o seu ensino e vice-versa. As transformações provocadas pela era da tecnologia e da comunicação requerem mudanças dos sujeitos envolvidos nos processos educacionais. Nesse sentido, considerando as discussões realizadas acerca do tema Números Decimais, bem como, sua trajetória acadêmico-profissional, elabore um pequeno artigo, com o qual você possa dialogar com as seguintes questões: É possível se aprender a ensinar? Ensina-se como se aprende? Quando se aprende “errado” então se ensina “errado”?

GEOMETRIA

Grandezas e Medidas

Prof. Me. André P. Butta

Figuras Geométricas

Prof. Dra. Andressa Cesana

• Slides
  • Apostila: GESTAR I – Matemática – Caderno de Teoria e Prática 5: Geometria I. Link! (portal do MEC)
  • Atividades:
  • Tarefa não-presencial: “Lição de Casa” da p.79 da apostila GESTAR I (link).
  • Leituras sugeridas
    • Euclides: Elementos de Geometria. Edições Cultura: SãoPaulo, 1944. Link!
    • Flávia Renata Mialich: Poliedros e Teorema de Euler. Dissertação de Mestrado. UNESP, 2013. Link!
    • Iozodara T.B. De George: Conhecimentos (Etno)Matemáticos de Professores Guarani do Paraná. Dissertação de Mestrado. UFPR, 2011. Link!

Ângulos

Prof. Dr. Arildo Castelluber

• Vídeo Sugerido
  • Tarefa não-presencial
    • Elaborar um plano de aula tratando do assunto ângulos, conforme o modelo.
    • Elaborar um material concreto a ser utilizado no plano de aula desenvolvido.
      • Observações: A construção do material deverá ser descrita em detalhes (materiais, as medidas, os passos da construção, etc.) como apêndice ao trabalho apresentado. O material construído deverá ser apresentado por meio de fotos que irão fazer parte do trabalho apresentado. Caso o plano de aula possa ser aplicado antes da entrega deste trabalho poderá ser apresentado um relato da experiência da aula.
  • Leitura sugerida

Warning: Division by zero in /var/www/wordpress/wp-includes/comment-template.php on line 1381