Representantes do Sintufes e do DCE participam de debate sobre desafios institucionais da Ufes

Cumprindo mais uma etapa do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufes, para o período de 2021 a 2030, o seu comitê executivo realizou uma nova rodada de reuniões. No último dia 23 os debates sobre os desafios institucionais mobilizaram as entidades representativas dos segmentos acadêmicos da Universidade. Participaram da reunião, em formato virtual, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores (Sintufes) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A Associação dos Docentes (Adufes), embora convidada, comunicou por meio de ofício a sua opção de não participar.

“Estamos finalizando a etapa de consultas à comunidade universitária e à sociedade e, nesse contexto, as entidades representativas dos segmentos acadêmicos – servidores técnicos, estudantes e professores – têm contribuições muito importantes a oferecer”, acentuou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador do comitê central do PDI, professor Rogério Naques Faleiros. Segundo Faleiros, uma reunião com representantes da sociedade – poder público, entidades empresariais e de trabalhadores, terceiro setor e outras organizações – será agendada para o próximo mês.

Durante a reunião foi apresentado um formulário que deverá ser respondido pelos atores internos e externos, cuja ferramenta faz parte da definição dos objetivos estratégicos específicos, considerando cinco eixos estratégicos da Universidade para o PDI 2021-2030: o ensino, a pesquisa, a extensão, a assistência e a gestão. O formulário com as cinco questões será disponibilizado a partir da próxima semana e as respostas deverão estar registradas até o dia 22 de janeiro.

De acordo com Rogério Faleiros, passada esta etapa de escuta, será elaborado o documento preliminar, a ser finalizado após a inserção das sugestões apresentadas na consulta pública, criada por solicitação encaminhada ao presidente do comitê central, o reitor Paulo Vargas. Após esse processo, o documento seguirá para apreciação do Conselho Universitário (CUn), onde será novamente discutido, visando a sua aprovação.

Contribuições

A representante do Sintufes, Luar Santana de Paula, destacou que os servidores técnico-administrativos estão participando da construção do PDI 2021/2030 pela importância que a Ufes representa para a sociedade e, particularmente, para os servidores técnico-administrativos. “Queremos uma Universidade cada vez melhor, e que continue a ser uma referência de qualidade no cumprimento da sua missão”, ponderou Luar Santana, que também é representante do seu segmento no CUn.

O estudante Hilquias Moura Crispim, representante do DCE, ressaltou que os alunos estão oferecendo muitas contribuições ao PDI, como comprova a elevada participação nas enquetes realizadas. “Precisamos participar desse momento importante para o futuro da Universidade, com o envolvimento de todos os segmentos”, frisou. Crispim também é representante estudantil no CUn.

Texto: Luiz Vital