Enquete contou com mais de 7 mil participações!

A mais recente enquete realizada com a comunidade universitária (ver post anterior) na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – período 2021/2030 –, alcançou o total de 7.629 participações. A pesquisa foi disponibilizada entre os meses de outubro e novembro e colheu sugestões para os objetivos estratégicos da Universidade para esta década. Participaram professores (955 contribuições), servidores técnicos em educação (562), estudantes de graduação (3.047) e de pós-graduação (1.025), além de egressos de graduação (1.503) e de pós-graduação (537). As indicações apontadas serão analisadas e incorporadas ao documento.

“Essa participação da comunidade universitária na enquete é muito representativa, e demonstra que está havendo comprometimento coletivo para que a Universidade fortaleça a elaboração do seu PDI”, acentua o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Rogério Naques Faleiros. Ele observa que, na primeira enquete realizada no ano passado, ocorreram mais de 11 mil manifestações. A proposta da enquete é coletar a opinião da comunidade universitária e de egressos acerca dos objetivos institucionais que devem ser adotados para superar os desafios que a Ufes definiu para os próximos dez anos. Faleiros, que coordena o comitê central do PDI, presidido pelo reitor Paulo Vargas, ressalta que os resultados da enquete serão importantes para desdobramentos futuros.

Segundo ele, esses indicadores serão utilizados no ano de 2021, nos processos de planejamentos setoriais. Os resultados das enquetes e das reuniões realizadas em cada conselho departamental de todos os 11 centros de ensino serão determinantes para a consolidação dos objetivos gerais e setoriais do PDI. “A participação de quase 20 mil pessoas nas duas enquetes que realizamos enriquece de modo significativo o processo de construção do PDI”, salienta o pró-reitor. “Essa participação aproxima a Universidade da realidade e possibilita que ela cumpra a sua missão e sua visão, de acordo com os valores definidos, em sintonia com os anseios da comunidade universitária e da sociedade”, completa Faleiros.

Texto: Luiz Vital