Física A EARTE – Semana 1

Aula Síncrona 1 – Dia 10 de Setembro 2020 – 19:30h pelo aplicativo Google Meet Jitsi meet. O link será enviado para o email dos alunos usando o portal do professor, 1h antes da aula.

Tema da aula: Nesta aula vamos discutir detalhes do plano de ensino e fazer uma aula inicial bem leve sobre sistemas de unidades e medidas em Física e outras ciências.

Leitura relacionada a aula: Capítulo correspondente ao sistema de unidades de qualquer dos livros da bibliografia básica. Se não dispor de nenhum seguem alguns links de boas fontes:

1. Resumo de Sistema Internacional do INMETRO: Download
  2. Sítio do e-fisica sobre o assunto, do IF USP, seções 1,3,4 e 5, acesse por aqui.
  3. Sítio do brasilescola sobre o assunto, acesse por aqui.

Lista de Exercícios: Faça download da Lista 1, essa lista deve ser entregue em data a ser definida.
Aqui tem uma lista adicional com exercícios sugeridos, essa lista não precisa ser entregue.

Primeiro Teste ou Trabalho: Faça download do Teste 1 aqui.
Faça download da lista de itens aleatórios aqui.

No Teste 1 há menção linhas da lista de itens aleatórios, essa lista é feita digitando tudo e embaralhando aleatoramente cada coluna. Isso foi feito para que houvesse diversidade itens pesquisados e comparados. Como existem níveis de dificuldade para localizar informações, essa parecia a escolha mais justa (deixar o acaso decidir quem pega pesquisa fácil e quem pega pesquisa difícil).

Caso seu número de matrícula não esteja na lista envie um e-mail para mim usando seu login-unico@edu.ufes.br.

Material Gerado Para Aula 1: Foi discutido o plano de ensino.

Conteúdo complementar:

• Mudança recente nos padrões do Sistema Internacional, veja aqui.
  • O padeiro moderno, com trena, balança digital e planilha eletrônica, veja no youtube.
  • Unidades de medida agrárias brasileiras, acesse por aqui.
  • Um pouco do sistema de medidas inglês, veja aqui, é superinteressante.

Para estudar se divertindo:
O conteúdo não é de acesso livre, portanto não se trata de um conteúdo indispensável para disciplina. Mas é divertido e essa é a ideia do tópico.

Quem tiver meios para tanto, assista ao episódio 24 da 5ª Temporada de Jovens Titãs em Ação! O título é O Sistema Métrico Contra a Liberdade, é impagável e com informações suficientemente verdadeiras.

Os canais de acesso oficiais são a Netflix e o Cartoon Network. É possível encontrar por outros meios na internet, mas eu NÃO recomendo que vocês façam isso, pois pirataria é crime.