Física A – EARTE – Semana 2

Aula Síncrona 2 – Dia 17 de Setembro 2020 – 19:30h pelo aplicativo Jitsi meet. O link será enviado para o email dos alunos usando o portal do professor e o Google Classroom, até 1h antes da aula.

Tema da aula: Nesta aula vamos falar brevemente sobre transformações de unidades, como um complemento da semana passada. E vamos focar mais pesadamente nas revisões de matemática que são pertinentes para disciplina Física A.

Leitura relacionada a aula: Capítulo correspondente a revisão de ferramentas matemáticas de qualquer dos livros da bibliografia básica. Esse capítulo não existe no Livro Física 1, Resnick * Halliday * Krane, 5ª ed. Se não dispor de nenhum seguem alguns links de boas fontes, não se assustem com a quantidade de fontes, eu optei pela diversidade e vocês não precisam ver tudo:

1. Sítio do e-fisica sobre o Matemática Elementar para Mecânica, do IF USP: Download.
  2. Sítio do e-fisica sobre o Vetores para Mecânica, do IF USP, acesse por aqui.
  3. Sítio do IMPA sobre Vetores: Download.
  4. Sítio do brasilescola sobre as motivações por trás das derivadas, acesse por aqui.
  5. Sítio do brasilescola sobre a aplicação mais elementar das integrais, acesse por aqui.
  6. Sítio da IMPA sobre Revisão de Derivada: Download.
  7. Sítio da USP sobre Revisão de Integral: Download.

Lista de Exercícios: Lista de Exercício para entrega foi postada no Google Classroom.
Lista de exercícios adicional: Essa é aquela que não precisa ser entregue: Problemas 3.13, 3.16 , 3.23, 3.32, 3.43 do livro Fundamentos de Física 1 – Halliday * Renick * Walker – 8ª Ed.

Teste ou Trabalho: Não há novo trabalho ou teste.

Material Utilizado na aula síncrona: Acesse a pasta Google Drive .
Acessível apenas para membros do grupo UFES do Google Drive.

Conteúdo complementar:

• Sítio do IMPA sobre toda a revisão de funções e cálculo básico (toneladas de material que pode ajudar nas aulas de cálculo), veja aqui.
  • Simulação sobre o corte ideal de pizzas em formatos exóticos, veja aqui.
  • Artigo que revisita o ensino de cálculo no Brasil, talvez vocês se identifiquem, veja aqui.
  • Dissertação de Mestrado sobre o cálculo no ensino médio Brasileiro, veja aqui, pode ler só os capítulos 1 e 2.

Para estudar se divertindo:
O conteúdo não é de acesso livre, apesar de poder ser assistido legalmente pelo Crunchyroll. Não se trata de um conteúdo indispensável para disciplina.

Quem tiver meios para tanto, assista ao episódio 17 da 4ª Temporada de Boku no Hero Academia (no Crunchyroll é o ep 80 ). O título é “Orgulhem-se , candidatos à licença provisória”.

Vou dar o contexto da coisa, nesse anime acompanhamos um grupo de estudantes secundaristas do curso de SUPER HÉROIS da melhor escola de SUPER HÉROIS do Japão. E nesse episódio esse pessoal tem de resolver uma integral definida em uma aula. Esso levanta várias questões interessantes, a primeira delas é o eterno “para que eles vão precisar disso?”, ou “isso tem resposta mesmo?”, entre outras…

No Brasil já se estudou isso no ensino médio, e eu coloquei material sobre isso acima, no Japão isso é tão comum que aparece até em animes de luta para garotada.