Física A – EARTE – Semana 3 e 4

Aula Síncrona 3 e 4 – Dias 29 de Setembro e 01 de Outubro de 2020; Ambas 19:30h pelo aplicativo Jitsi meet. O link será enviado para o email dos alunos usando o portal do professor e o Google Classroom, até 1h antes da aula.

Tema das aulas: Nestas aulas vamos falar abordar problemas a serem resolvidos em Dinâmica e Cinemática. Dando particular importância as máquinas simples usando polias. Também faremos a abordagem inicial sobre partículas pontuais que giram.

Leitura relacionada a aula: Na maioria dos livros, o conteúdo dessas aulas é fragmentado em 2 ou mais capítulos. As leituras que são mais próximas estão nos capítulos 4 e 5 do Livro Curso de Física Básica 1 do Moysés. E o capítulo 9 do livro Lições de Física do Feynman. Visando condensar em um documento, fiz um apanhado das principais ideias e as digitei no documento identificado em Notas de aula. Os demais documentos são para auxiliar seu estudo. Todos os conteúdos devem ser estudados com antecedência, os 3 primeiros para a aula de terça feira e o quarto documento “Elementos do Movimento Circular” será essencial para aula de quinta feira.

1. Notas de aula do Professor Ramón : Download.
  2. Anexo das notas de aula: Download.
  3. Outros materiais pertinentes: Download 1 e Download 2
  4. Elementos do Movimento Circular: Download.
    Nota: Os estão armazenados no Google Drive institucional, então talvez seja necessário fazer login com e-mail institucional para conseguir acessar.

Lista de Exercícios: Lista de Exercício para entrega foi postada no Google Classroom.
Lista de exercícios adicional: Todos os exercícios de fixação das notas de aula.

Teste ou Trabalho: Acesse por aqui o trabalho computacional T2.
Você deve fazer parte do grupo da UFES no Google para poder acessar este arquivo.

Material gerado para aula Síncrona: 1)Slides sobre Dinâmica e 2) Vídeo com slides sobre Movimento Circular.

Conteúdo complementar:

• Matéria da Super Interessante sobre Richard Feynman, acesse aqui.

Para estudar se divertindo:

No desenho infantil Peppa Pig, temos uma porquinha rosa (certamente) inglesa que vive aventuras do dia dia. Em um dado, episódio da 5ª Temporada, chamado “A Chave Perdida”, o pai da Peppa deixa cair em um poço as chaves do carro da família.

Com a finalidade de montar uma estratégia para resgatar a chave do Papai Pig, a dona Coelha (faz tudo do desenho) joga uma pedra no poço e aguarda ela bater no fundo, dessa forma eles esperam estimar a profundidade do poço.

No desenho, a ideia serve para categorizar o poço (raso, fundo, muito fundo), mas de fato a engenhosa estratégia da Dona Coelha é cientificamente relevante e consta como exercício em diversos livros texto que abordam cinemática elementar.

O conteúdo não é de acesso livre, seu repositório atual é a Netflix e a Discouvery Kids. Não se trata de um conteúdo indispensável para disciplina. Mas é divertido.