Pesquisadoras no Programa Produtividade em Pesquisa do CNPq

Compartilhe:

A Ufes tem 133 pesquisadores bolsistas do Programa Produtividade em Pesquisa (PQ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desse total, 45 são mulheres. No meio acadêmico, ser pesquisador bolsista do CNPq é ter seu trabalho reconhecido entre os pares e também uma forma de obter recursos para dar continuidade às pesquisas.

A entidade, que é vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), divide os pesquisadores em duas categorias e em quatro níveis.

Para a categoria 1, há os níveis A, B, C e D, assim classificados de acordo com a comparação entre os seus pares e a capacidade de formação contínua de recursos humanos. Desse modo, o nível 1A está relacionado aos principais pesquisadores do Brasil.Já a categoria 2 não possui níveis, sua avaliação de produtividade está relacionada principalmente a trabalhos publicados e a orientações referentes aos últimos cinco anos.

Entre os pesquisadores da Ufes contemplados pelo CNPq, dois estão na categoria PQ 1A: Paulo Rogério Meira Menandro, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, e Dalton Valentim Vassalo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas.

Na categoria 1B, uma docente está entre os seis pesquisadores, Maria Marta Pereira Scherre, do Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Sete pesquisadores estão na categoria 1C, sendo que as duas mulheres são as docentes Almerinda da Silva Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Artes, e Zeidi Araujo Trindade, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Já na categoria 1D, a Ufes tem 20 docentes e, desses, sete são pesquisadoras: Ethel Maciel, vice-reitora e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; Ivanita Stefanon, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas; Janete Magalhaes Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Educação; Maria Cristina Smith Menandro, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia; Maria del Carmen Bisi Molina, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; Maria Elizabeth Barros de Barros, do Programa de Pós-Graduação em Educação; e Neuza Maria Brunoro Costa, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Noventa e oito pesquisadores estão na categoria 2 e, destes, 36 são mulheres.

Confira também:

Mulheres são 44% das pesquisadoras na Ufes

“O que deve vencer sempre é a competência”, diz professora Cristina Engel

“Superação do preconceito de gênero poderia melhorar a ciência”, afirma professora Fabrícia Benda

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*