Prêmio para pesquisa de Imunologia da Ufes

Compartilhe:
Pesquisadores em frente ao cartaz que explica o estudo
Professores Daniel Gomes (Ufes) e Arne Akbar (UCL) participaram da pesquisa junto com a pós-doutoranda Luciana Covre. Foto: Acervo pessoal

Um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) da Ufes recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho da categoria profissional no Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia. O trabalho “Células T* Senescentes Circulantes associadas à inflamação sistêmica e ao tamanho da lesão durante o tratamento cutâneo humano”, cujo título original é em inglês, pesquisou as Células T, um grupo de glóbulos brancos (leucócitos) responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos. O trabalho foi desenvolvido pela Dra. Luciana Polaco Covre, sob orientação do professor Daniel Gomes e em colaboração com a University College London (UCL).

Também participaram do trabalho os professores Aloisio Falqueto (Departamento de Medicina Social- Ufes) e Arne Akbar (UCL). O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), do Medical Research Council-UK (MRC) e do Newton Fund.

A pesquisa, desenvolvida no Laboratório de Imunobiologia, levanta questões de saúde pública e contribui para o desenvolvimento de estratégias de diagnóstico e terapêutica (vacina e medicamentos) para doenças como leishmaniose, tuberculose, dengue, zika, malária, entre outras, segundo o professor Daniel Gomes, que coordena o espaço.

Gomes destaca o caráter multidisciplinar das pesquisas do NDI, que envolve estudiosos e laboratórios com expertises diversas. “Já observamos o aumento da produtividade e, consequentemente, da competitividade dos laboratórios do Núcleo frente ao cenário da pesquisa mundial”, afirma.

Confira também:

Tese de doutorado em Sociologia Rural é premiada

Engenharia de Petróleo de São Mateus recebe três prêmios em um ano

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*