Tese de doutorado em Sociologia Rural é premiada

Compartilhe:
Professora Ana Claudia Hebling Moura recebe o prêmio do Diretor-Geral da ONU, José Graziano
Professora Ana Cláudia Meira recebe o prêmio das mãos de José Graziano

Foi premiada a tese de doutorado “Ô!! Você vai passar por cima de mim!!’: desenvolvimento, conflito ambiental e disputas por justiça no litoral sul do Espírito Santo, Brasil, de autoria da professora do Departamento de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) Ana Cláudia Hebling Meira. Foi concedida à pesquisa o Prêmio José Gomes da Silva de 2018, como a Melhor Tese de Doutorado em Sociologia Rural.

O nome do prêmio homenageia o agrônomo que escreveu o Estatuto da Terra, pai do diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), José Graziano.

O estudo questiona sobre a possibilidade de se chegar a acordos pacíficos e justos com as comunidades de pescadores artesanais das praias de Itaipava, do Pontal e de Marobá, no processo de construção de terminais portuários no sul do Estado. Foram analisados os aspectos ambientais e econômicos dos acordos e suas consequências para a população local.

Em sua tese, a professora conclui que as disputas estudadas configuram um conflito ambiental e cria o conceito de “cosmojustiça”. “Significa que, na convivência humana, há grupos diversos, que constroem diferentes pontos de vista do que é justiça. São visões diversificadas que precisam ser ouvidas, estudadas e respeitadas”, explica.

O doutorado foi defendido em 2017 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Confira também:

Engenharia de Petróleo de São Mateus recebe três prêmios em um ano

Prêmio para pesquisa de Imunologia da Ufes

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*