Conheça a produção científica da Ufes sobre covid-19

Ufes está entre as 30 universidades brasileiras que mais produzem conhecimento científico sobre covid-19. Foto: U.S. Department of Energy

– Por Sueli de Freitas

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Ufes, por meio da Diretoria de Pesquisa, disponibilizou em seu site um relatório das produções da Universidade sobre o tema covid-19, apontando 104 projetos de pesquisa, 83 de extensão e sete de outras naturezas relacionados à pandemia. Esses números são da plataforma Stela Experta, e podem variar em função do termo de busca na base de dados; neste caso, o termo utilizado foi apenas “covid”.

Outro dado importante que consta do relatório diz respeito às publicações científicas. Até o dia 7 de abril, foram publicados 39 artigos científicos de acordo com a Base Scopus, o que coloca a Ufes na 24ª posição entre as instituições brasileiras que mais publicaram sobre a pandemia do novo coronavírus.

Saiba mais sobre algumas das pesquisas da Ufes sobre covid-19

Os dados, com informações sobre financiamentos recebidos ou não de instituições de pesquisa, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e outras, assim como o detalhamento dos pesquisadores envolvidos em cada trabalho foram elencados para facilitar o acompanhamento pela comunidade acadêmica e a sociedade em geral, dando transparência a tudo que acontece na Universidade. O levantamento foi realizado com base em formulário preenchido pelos professores responsáveis pelos projetos e a partir das plataformas de dados Stela Experta e Base Scopus. Em arquivos com gráficos e planilhas, é possível obter informações por centro de ensino e por departamento.

“Os dados apresentados vêm comprovar o que já era sabido, ou seja, que a Ufes não parou na pandemia, muito pelo contrário, mostra toda sua pujança e vanguarda na área de pesquisa no Espírito Santo, apresentando mais de uma centena de projetos envolvendo o enfrentamento à covid-19 nas diversas áreas de conhecimento”, afirmou o pró-reitor da PRPPG, Valdemar Lacerda Jr., enfatizando, ainda, a publicação de artigos científicos. “Outro dado interessante é a posição entre as instituições de ensino brasileiras que mais contribuíram cientificamente com o enfrentamento à pandemia”, ressaltou o pró-reitor.

O conjunto ações da Ufes sobre a pandemia pode ser acessado no site coronavirus.ufes.br, criado sob orientação do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes). O site agrega notícias sobre ações, pesquisas e projetos da instituição, artigos de pesquisadores e informações sobre o funcionamento da Ufes, além de cartilhas e normas relacionadas à pandemia. O site passou a agregar também, a partir de fevereiro, os boletins do COE-Ufes relativos à situação da pandemia, visando a preparação para a retomada do ensino híbrido.