Ufes obtém mais duas patentes com inventos nas áreas de petróleo e veículos autônomos

O processo inventado de dessalgação apresenta um sistema simples e com baixo custo para utilização. Fotos: Acervo dos pesquisadores

– Por Sueli Freitas –

A Ufes obteve, nos meses de abril e maio, mais duas patentes: uma delas é a patente de invenção intitulada Processo e sistema para dessalgação de óleos utilizando uma dessalgadora manual (PI1102029-6), que se refere ao tratamento de líquidos para processamento primário de petróleo; a outra, também de invenção, tem o título Sistema de transporte autônomo rodoviário por ferrovias virtuais (BR 10 2014 021691 0). Agora a Universidade contabiliza 12 patentes concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Segundo a pesquisadora Cristina Sad (foto), do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análises de Petróleo (LabPetro) da Ufes e uma das inventoras do sistema de dessalgação de petróleo, o invento é um protótipo simples e de baixo custo para utilização no tratamento do produto.

“O petróleo é constituído por uma mistura de compostos químicos e, geralmente, se apresenta associado à água, com elevado teor de sais, o que provoca uma série de problemas nas etapas de produção, transporte e refino. Além de onerar os custos, a presença de cloretos provoca corrosão nas tubulações e nos equipamentos. A novidade do invento refere-se à possibilidade de dessalgar e quantificar o sal removido, simultaneamente, na fase aquosa pela medida da condutividade dos íons. Esse processo não utiliza produtos químicos tóxicos contaminantes para o meio ambiente”, explica.

A pesquisa que resultou na patente foi iniciada em 2015, quando Sad, que também é servidora técnico-administrativa da Ufes, começou o doutorado no programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUI). Também assinam a patente os professores do Departamento de Química da Ufes Eustáquio de Castro – coordenador do LabPetro –, Milton Morigaki e Edna Medeiros.

Veículos autônomos

A patente sobre veículos rodoviários autônomos trata de um sistema que permite o posicionamento de um carro numa rodovia e a navegação sobre um trilho virtual, semelhante a um trem numa ferrovia. Segundo a professora Raquel Vassallo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Ufes (PPGEE), esses trilhos podem ser construídos por meio de técnicas avançadas de mapeamento e localização. “É um sistema de navegação com sensores e mecanismos de computação que permitem que um carro viaje como se estivesse sobre trilhos virtuais; navegue de forma autônoma sobre a rodovia”.

Para a implementação do sistema, as únicas alterações físicas nas estradas seriam para a construção de estações para partida e chegada dos veículos, com marcações de paradas e identificadores de estacionamento e manobra.

Essa patente é uma parceria da Ufes com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e é fruto da tese de doutorado do pesquisador e professor do Ifes Rafael Vivacqua no PPGEE, orientado pela professora Vassallo. Além de ambos, também assina a patente Felipe Martins, que foi co-orientador da tese de Vivacqua e atualmente é professor-pesquisador do Instituto de Engenharia da Universidade Hanze de Ciências Aplicadas, na Holanda.