Arquivo mensais:maio 2014

Terça-feira termina com show afinadíssimo do Big Bat Blues Band

Terça-feira termina com show afinadíssimo do Big Bat Blues Band

Terça-feira termina com show afinadíssimo do Big Bat Blues Band
Big Bat Blues Band

Big Bat Blues Band

As atividades da terça-feira, 6 de maio, terminaram com o show poderoso do Big Bat Blues Band, na Tenda Multicultural. Antes, teve apresentação do  Cheap Blues, grupo formado por estudantes da Ufes. Um público jovem, admirador de boa música marcou presença na Tenda Multicultural, onde diversas atividades aconteceram durante todo o dia, começando com debate às 10h, “O espaço dos compositores no ES”.

Encantos e Encontros, com a participação do coro Encantos e do grupo instrumental O Som Uni

Encantos e Encontros, com a participação do coro Encantos e do grupo instrumental O Som Uni, do Ceunes, São Mateus

Às 12 horas, teve show com Jr Bocca e às 14 horas os alunos que atuam no Projeto de Extensão do Ceunes, Encantos e Encontros,  com a participação do coro Encantos e do grupo instrumental O Som Uni, mostraram os talentos que começam a surgir no campus norte da Ufes.

Durante a tarde, o programa Tardes Infinitas, da Rádio Universitária, foi realizado ao vivo, na Tenda Multicultural.

No Cine Metrópolis, teve início, às 18 horas, a mostra “60 anos de aventuras, risos e sonhos”, com os filmes, Maurício de Oliveira, o pescador de Sons (2007) e O Cangaceiro (1953). O primeiro é documentário do cineasta capixaba Cloves Mendes, sobre a vida e a obra do grande músico capixaba Maurício da Oliveira.

 

cartaz O cangaceiroO segundo, dirigido por Victor Lima Barreto, com textos de Raquel de Queiroz,  foi inspirado na vida de Lampião, no filme representado pelo Capitão Galdino. É a estória do sequestro da professora de uma cidade do sertão brasileiro, para em troca receber a recompensa. Só que Teodoro, um dos integrantes do bando, se apaixona por ela e a ajuda a fugir. Quando o Capitão descobre, sai à caça do traidor e o faz pagar com a vida.

O longa foi o primeiro sucesso internacional do cinema brasileiro, conquistando o prêmio de melhor filme de aventuras no festival de Cannes, em 1953, com menção especial para a música. Obteve na época um estrondoso sucesso de bilheteria inaugurando um novo gênero do cinema brasileiro: a aventura de cangaço.

Lançamento de livro, vídeo e selo marcam o aniversário de 60 anos da Ufes

Lançamento de livro, vídeo e selo marcam o aniversário de 60 anos da Ufes

Lançamento de livro, vídeo e selo marcam o aniversário de 60 anos da Ufes

Por Thereza Marinho, com foto de Rafaela Laiola (*)

Autoridades, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes participaram na noite desta segunda-feira, 5, da sessão solene realizada no Teatro Universitário em homenagem aos 60 anos da Ufes. A data foi marcada com o lançamento de um livro e de um vídeo sobre a história da Universidade, além de um selo filatélico.

A sessão solene contou com a presença da senadora Ana Rita Esgário; dos deputados federais Lelo Coimbra e César Colnago; do presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Domingos Tauffner; do secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa; dos deputados estaduais Paulo Roberto e Luzia Toledo; e do superintendente dos Correios, Rafael Carpanedo Fiorio; além do reitor Reinaldo Centoducatte, da vice-reitora Ethel Maciel, e do presidente do Conselho de Curadores da Ufes, Fernando Bissoli.

Ufes 60 anos solenidade 5 de maio

Quarteto de Cordas formado por integrantes com integrantes da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo

Ufes 60 anos solenidade 5 de maio

Coral da Ufes na abertura da sessão solene

A solenidade teve início com a apresentação do quarteto de cordas regido pelo maestro da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e da Camerata Sesi, Leonardo David, e do Coral da Ufes, sob a regência do maestro Cláudio Modesto.

Na sequência, os presentes puderam assistir ao vídeo produzido pela Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes (Supecc) sobre a história da Universidade e os avanços conquistados pela instituição ao longo dos 60 anos de sua existência.

https://www.youtube.com/watch?v=RgscsZCYjvk

Selo

O aniversário da Universidade também ficou registrado com o lançamento de um selo filatélico com a imagem do mosaico produzido pelo artista Raphael Samu, uma imagem-símbolo da Ufes. A primeira obliteração (carimbo) do selo foi realizada pelo reitor, pela vice-reitora e pelo secretário Klinger Barbosa. Depois, cada diretor de Centro de Ensino recebeu um exemplar da peça lançada.

“A filatelia é um instrumento de divulgação de grandes eventos. Atualmente existem mais de 20 milhões de filatelistas no mundo e certamente o selo lançado

Ufes 60 anos solenidade 5 de maio

Lançamento do selo em homenagem aos 60 anos da Ufes

hoje será um objeto de desejo”, destacou o superintendente dos Correios.

O selo ficará sob posse da Ufes, podendo ser usado em correspondências enviadas pela Universidade, como presente para autoridades ou colecionadores. O selo não será vendido nas agências.

Durante a solenidade, o reitor Reinaldo Centoducatte prestou uma homenagem aos ex-reitores presentes, Manoel Ceciliano Abel de Almeida e Roberto Penedo. Em seu discurso, o reitor destacou a importância de comemorar a data e ressaltou que a

s demandas da sociedade são uma prioridade para a Ufes.

“É importante reafirmarmos o papel fundamental da Ufes no cenário nacional e local, resultado da dedicação e trabalho de vários homens e mulheres desta instituição. Estamos preparados para os desafios do futuro com a definição de prioridades que estejam em sintonia com as necessidades acadêmicas e com as demandas da sociedade. Nosso compromisso maior é com a sociedade”, disse.

capa livro Ufes 60 anos

Livro relata fatais marcantes dos últimos 60 anos da Ufes

Ao final d

a solenidade foi entregue aos presentes o livro Ufes 60 Anos, produzido pela Supecc e que relata os principais fatos ocorridos na Universidade ao longo de sua trajetória.

Diversos eventos culturais e acadêmicos em homenagem aos 60 anos da Ufes serão realizados durante todo o mês de maio.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho

América 4 inaugura a Tenda Multicultural

América 4 inaugura a Tenda Multicultural

América 4 inaugura a Tenda Multicultural

A Tenda Multicultura, em comemoração aos 60 anos da Ufes, abriu neste domingo, 4 de maio, com show do América 4. Com repertório todo formado por músicas latin

10277205_10200933739024622_6192795220679267856_n

o-americanas, o América 4 está comemorando 25 anos de existência. O show de ontem lotou a tenda montada em frente ao Teatro Universitário da Ufes.  A programação continua nesta segunda-feira:

Confira e participe: https://blog.ufes.br/60anos/tenda-multicultural/