Ufes prepara comemorações dos 60 anos

Por Ana Paula Vieira

A Ufes completa 60 anos no próximo dia 5 de maio e está planejando as comemorações do aniversário. Uma comissão com representantes da Reitoria, Superintendência de Cultura e Comunicação, Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes), PróReitorias de Extensão e de Planejamento e Associação dos Aposentados da Ufes, sob a presidência da vice-reitora Ethel Maciel, é responsável pelo planejamento da programação.

A vice-reitora destaca a importância da comissão: “Nós criamos um grupo com representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e esperamos que todos sejam contemplados nessa comemoração tão importante para a Ufes e para o Estado, uma vez que a Universidade é uma instituição tão significativa para o desenvolvimento regional e nacional”, afirmou Ethel.
Uma das primeiras ações da comissão foi a definição de uma marca comemorativa que será utilizada em todo material de escritório e de divulgação da Universidade durante o ano de 2014. O design é do programador visual da Ufes Willi Piske Júnior.
A nova marca traz o símbolo do infinito, para fazer referência ao tempo de existência da Universidade, à longevidade da instituição e à sua importância histórica. De acordo com a superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis, o design moderno mostra uma instituição madura, porém conectada com as demandas do futuro e com o público jovem, em processo de formação, que é característico da Universidade. A marca estará disponível para download no portal da Ufes.
Eventos de cunho acadêmico, institucional e cultural também estão sendo planejados pela comissão responsável pela programação. Uma solenidade oficial no dia 5 de maio marcará o início das atividades de aniversário.
Durante o ano comemorativo, a Reitoria realizará um ciclo de debates para refletir sobre as principais questões da Ufes, desde a sua criação, analisando a sua constituição intelectual, cultural e política ao longo dos anos e as projeções para o futuro da instituição.
No âmbito cultural, a programação contará com exposições especiais do acervo da Galeria de Arte Espaço Universitário, exposição de fotografias que contemplam os 60 anos da Universidade e mostra de cinema com produções audiovisuais capixabas. As iniciativas vão abranger os quatro campi: Goiabeiras, Maruípe, São Mateus e Alegre.