Arquivo diários:25/04/2014

Cúando tú for mi leva, de Elpídio Malaquias

Exposição “Cúando tú for mi leva” abre dia 9 de maio

A Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU) também comemora os 60 anos da Ufes com a exposição “Cúando tú for mi leva”, que tem curadoria do historiador de arte e editor, Júlio Martins e será inaugurada no dia 9 de maio, às 19 horas.

workshop com Júlio Martins na Galeria da Ufes

A exposição é resultado de  estudo crítico do acervo de artes da Ufes, mantido pela GAEU realizado em workshops abertos à comunidade,  promovidos por Júlio Martins com a proposta de formar uma equipe curatorial para produzir a exposição. O workshop foi inspirado no campo semântico que a obra “Cúando tú for mi leva. A lembrança Vitória”, de Elpídio Malaquias, abre sobre ideias de trânsito genealógico, geográfico, formais e simbólicos e de linguagens.

A) TRÂNSITOS NA 1ª PESSOA

Dois núcleos: Eupidio Malaquias e Elisa Queiros

1º núcleo Eupidio Malaquias

Com obras de Relto Fernandes ,Alda lofègo, Rômulo Cardoso, Natal, Isabel Braga, Nice Avanza, Jose Augusto loureiro, Antonio Henrique do Amaral

2º Nucleo  Elisa Queiroz

Com obras de Rosindo Torres, Orlando Farya, Rosana Paste, Lara Filipe, Eduardo Cozzendey, Gabriel Borén, Hilal Sami Hilal

B) VISÃO DA CIDADE

Com obras de Rogério Medeiros, Huberto Capai, Alberico Rocha Junior, Simone Guimarães, Alexandre Krusemark.

Curador Chefe: Júlio Martins

Curadores adjuntos: Joana Guiroga, Gabrel Boren, André Açari, Clara Sampaio, Erly Vieira Junior, Gabriel Menotti, Renam Andrade, Vinicius Guimarães,.

Equipe Técnica.

Pedro Ibsem, Saulo Ferreira Tavares, Janaina Steris Gandini, Lourdes Alves, Jõao Fraga, Angélica Reckel, Matilde Rodriques, Fabiana Lins.

Sobre Júlio Martins:

Júlio Martins é curador, historiador da arte e editor. Mestre em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes – UFMG. Formou-se em História pela UFMG e em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG. Colabora desde 2003 com o CEIA – Centro de Experimentação e Informação de Arte, ligado à Rain – RijksAkademie Artist´s Initiative (Amsterdam). Em 2009 participou do Programme Courants du Monde, na Maison des Cultures du Monde (Paris). De 2008 a 2011 foi Curador Geral do Museu Inimá de Paula (Belo Horizonte). Foi Curador Viajante do Rumos Artes Visuais 2011-2013, Instituto Itaú Cultural (São Paulo).

Dentre as curadorias que realizou destaque para “Inimá: um dialeto cromático” – Inimá de Paula, “savoir-forme” – Stéphane Vigny, “Iluminuras” – Marco Antonio Mota, “O que pode a expiração” – Pablo Lobato, “Walking Papers” – Marcos Brias, “Campos da ação noturna” – Carolina Cordeiro, “Drawing to no end” – Bruno Cançado, “Convite à Viagem” – Rumos Artes Visuais e “through the surface of the pages …” – coletiva de artistas brasileiros no DRCLAS, Harvard University. Atualmente organiza a exposição “Livro e Palavra de Artista” com Paulo Herkenhoff, a ser realizada no Museu de Arte do Rio.

Elpídio Malaquias – Pintor brasileiro nascido em Cariacica – ES, 1923. Entre 1977 a 83 realizou exposições individuais na Galeria Homero Massena e na Galeria de Arte e Pesquisa da UFES. Expôs ainda com Aderson Medeiros na Galeria Atual – Barra da Tijuca – RJ. Participou de várias coletivas, destacando-se a exposição itinerante da Galeria Homero Massena, que percorreu várias cidades do Espírito Santo.

Galeria de Arte Espaço Universitário
Av. Fernando Ferrari, 524, Campus de Goiabeiras
Horários: 8h às 17h
Agendamento de visitas de grupos: 3335-7853

Mostra de cinema: “Seis décadas de aventuras, risos e sonhos”

O Cine Metrópolis preparou uma programação especial para a semana de aniversário da Ufes. A mostra “Seis décadas de aventuras, risos e sonhos” faz um apanhado dos filmes brasileiros e capixabas que marcaram as últimas seis décadas, sintetizam a história do cinema nacional,  além de oferecer um apanhado da produção audiovisual e cinematográfica no Espírito Santo.

A mostra foi organizada pela Superintendência de Cultura e Comunicação, por meio da Secretaria de Cultura, com curadoria do ator, jornalista e apresentador do programa Curta Vídeo, da TV Educativa, Luiz Tadeu Teixeira.

Os filmes serão exibidos em sessões gratuitas, entre 6 e 11 de maio, sempre às 12 e às 18 horas, no Cine Metrópolis da Ufes. Confira a programação:

06 de maio (terça-feira)

18h – Abertura da Mostra “Seis décadas de aventuras, risos e sonhos”

“Maurício de Oliveira, O pescador de sons”, de Cloves Mendes.

“O cangaceiro”, Lima Barreto.

07 de maio (quarta-feira)

18h – “Imprensados: A luta pelo território quilombola do Sapê do Norte”, Tião Xará, Kaput, Paulo Torre.

“Deus e o Diabo na terra do sol”, Glauber Rocha.

18 h – “Lenda de Proitner”, Luiza Lubiana, Míope, Gabriele Stein.

Pra Frente Brasil, Roberto Farias.

09 de maio (sexta-feira)

18 h – Um dia de Sol, Virgínia Jorge.

Saudosa, Erli Vieira Jr.

Cabra Marcado para morrer, Eduardo Coutinho.

10 de maio (sábado)

18 e 20 h – “2 e meio”, de Alexandre Serafim.

O dia em que meus pais saíram de férias, Cao Hamburger.

11 de maio (domingo)

18 e 20 h – “O Congueiro Santo Preto”

Fábio Carvalho.

As melhores Coisa do mundo, Laís Bodanzky.