Por Thereza Marinho, com foto de Rafaela Laiola (*)
Autoridades, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes participaram na noite desta segunda-feira, 5, da sessão solene realizada no Teatro Universitário em homenagem aos 60 anos da Ufes. A data foi marcada com o lançamento de um livro e de um vídeo sobre a história da Universidade, além de um selo filatélico.
A sessão solene contou com a presença da senadora Ana Rita Esgário; dos deputados federais Lelo Coimbra e César Colnago; do presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Domingos Tauffner; do secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa; dos deputados estaduais Paulo Roberto e Luzia Toledo; e do superintendente dos Correios, Rafael Carpanedo Fiorio; além do reitor Reinaldo Centoducatte, da vice-reitora Ethel Maciel, e do presidente do Conselho de Curadores da Ufes, Fernando Bissoli.
A solenidade teve início com a apresentação do quarteto de cordas regido pelo maestro da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e da Camerata Sesi, Leonardo David, e do Coral da Ufes, sob a regência do maestro Cláudio Modesto.
Na sequência, os presentes puderam assistir ao vídeo produzido pela Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes (Supecc) sobre a história da Universidade e os avanços conquistados pela instituição ao longo dos 60 anos de sua existência.
https://www.youtube.com/watch?v=RgscsZCYjvk
Selo
O aniversário da Universidade também ficou registrado com o lançamento de um selo filatélico com a imagem do mosaico produzido pelo artista Raphael Samu, uma imagem-símbolo da Ufes. A primeira obliteração (carimbo) do selo foi realizada pelo reitor, pela vice-reitora e pelo secretário Klinger Barbosa. Depois, cada diretor de Centro de Ensino recebeu um exemplar da peça lançada.
“A filatelia é um instrumento de divulgação de grandes eventos. Atualmente existem mais de 20 milhões de filatelistas no mundo e certamente o selo lançado
hoje será um objeto de desejo”, destacou o superintendente dos Correios.
O selo ficará sob posse da Ufes, podendo ser usado em correspondências enviadas pela Universidade, como presente para autoridades ou colecionadores. O selo não será vendido nas agências.
Durante a solenidade, o reitor Reinaldo Centoducatte prestou uma homenagem aos ex-reitores presentes, Manoel Ceciliano Abel de Almeida e Roberto Penedo. Em seu discurso, o reitor destacou a importância de comemorar a data e ressaltou que a
s demandas da sociedade são uma prioridade para a Ufes.
“É importante reafirmarmos o papel fundamental da Ufes no cenário nacional e local, resultado da dedicação e trabalho de vários homens e mulheres desta instituição. Estamos preparados para os desafios do futuro com a definição de prioridades que estejam em sintonia com as necessidades acadêmicas e com as demandas da sociedade. Nosso compromisso maior é com a sociedade”, disse.
Ao final d
a solenidade foi entregue aos presentes o livro Ufes 60 Anos, produzido pela Supecc e que relata os principais fatos ocorridos na Universidade ao longo de sua trajetória.
Diversos eventos culturais e acadêmicos em homenagem aos 60 anos da Ufes serão realizados durante todo o mês de maio.
(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho