Blog da Raquel Rolnik

 

Vejam o video (link abaixo) sobre Recife que está no blog da Raquel Rolnik. Tem tudo haver com Vitória e sua região (a circulação, os “grandes” projetos urbanos, portuários, industriais, etc, a prioridade aos tuneis, elevados e ao carro, os condomínios fechados e, finalmente, a valorização fundiária.). Inclusive um dos entrevistados, o professor Jan Bitoun, nosso colega, geógrafo franco-brasileiro, vivendo há muitos anos em Recife, deverá realizar, juntamente conosco, fiz o convite a ele, uma pesquisa nos mesmos termos que a nossa sobre a valorização imobiliária e a propriedade imobiliária associada com o capital financeiro e que está em boa parte, juntamente com as construturas e empresas industriais e comerciais, por trás dessa cidade que se autodestrói, essa anti-cidade que não favorece a vida em comum, mas sim os fazendeiros e suas famílias, os grandes proprietários fundiários das áreas urbanas e rurais da Região metropolitana e os políticos e empresários seus associados que capturam a renda fundiária o sobrelucro da produção coletiva da sociedade, além de explodir a cidade. Todos necessitam rapidamente de reler ou ler a história da cidade, como a história se repete, como as cidades imperiais e reais e finalmente capitalistas se sobrepuserem, ao longo do tempo, às cidades à escala humana, da convivialidade, da proximidade, donde o paradigma é a cidade grega do século VI e V A.C. a cidade que se inseria em uma rede de cidades e que não era o organismo imenso e sem-fim das metrópoles contemporâneas…. Falta-nos um historiador do presente do tipo Lewis Mumford, Lewis, volte rápido, eles estão ficando loucos…

 

Abraços em todos e todas.

Claudio Zanotelli

Vejam o blog com o filme no endereço abaixo: Rolnik http://raquelrolnik.wordpress.com/2012/04/26/documentario-propoe-reflexao-sobre-o-espaco-publico-do-recife-e-seus-processos-de-transformacao/

 

 

Sobre claudio.zanotelli

Possui graduação em Planejamento do Território e Urbanismo - Université de Paris X, Nanterre (1988), mestrado em Geografia e Prática do Desenvolvimento no Terceiro Mundo - Université de Paris X, Nanterre (1993) e doutorado em Geografia Humana, econômica e Regional - Université de Paris X, Nanterre (1998), pos-doutorado no LATTS/ENPC (França) em 2005. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo e Coordenador do Mestrado em Geografia da UFES. Editor de Revista Geografares - UFES , membro do Conselho Editorial das Revistas Cadernos Prudentinos - SP, Revista Essentia - CE e parecerista da Revista Terra Livre.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário