Concluídas

Subprojeto de Pesquisa concluído por Ana Paula Félix de Carvalho Silva, intitulada: 
“Conflitos por usos dos territórios: o Terminal Aquaviário Norte Capixaba e as populações ribeirinhas de Barra Nova e Campo Grande em São Mateus-ES”.

Resumo:
Trata dos conflitos provocados pelas instalações do Terminal Aquiviário do Norte Capixaba da empresa Tanspetro sobre os usos territoriais da comunidade ribeirinha (Pescadores principalmente) das localidades de Campo Grande e de Barra Nova, em São Mateus, norte do Espírito Santo. A importância da pesquisa é de permitir trazer à luz injustiças socioespaciais recorrentes e que têm como causa a instalação de grandes infraestruturas industriais. A metodologia principal utilizada, além da revisão da literatura e de um mapeamento cartográfico das principais infraestruturas e equipamentos e dos espaços de proteção ambiental, é a da realização de trabalho de campo e entrevistas junto aos atores sociais do conflito: ribeirinhos, agentes públicos e representantes do Terminal Aquiviário Norte Capixaba. Espera-se desvelar os processos de espoliação social e ambiental provocados por enclaves territoriais instalados em territórios de diversidade social e ambiental.

Palavras-chave:
Conflitos socioambientais. Impactos das atividades do petróleo. Barra Nova. São Mateus – ES. Terminal Aquaviário Norte Capixaba. Petroleiras capixabas. Exploração de petróleo e gás. Geografia econômica.

Subprojeto de Pesquisa concluído por Angela Beatriz Rosa da Silva de Oliveira, intitulada: 
“A geografia industrial: Estudo de caso das petroleiras capixabas”.

Resumo:
Visa realizar um levantamento e mapeamento das petroleiras capixabas atuando no território do Espírito Santo. Se buscará sistematizar as informações econômicas, de produção, de circulação e dos fluxos e, por outro lado, dos equipamentos e instalações destas empresas com o objetivo de verificar os “efeitos” da indústria do petróleo na economia local. A metodologia a ser utilizada é a de revisão da literatura, o levantamento de dados junto às instituições e à ANP, bem como obter informações das empresas pesquisadas. Procurar-se-á, igualmente, realizar trabalhos de campo e entrevistas com os responsáveis destas empresas.  Espera-se melhor conhecer estas empresas e sua importância para a economia local.

Palavras-chave:
Petroleiras capixabas. Exploração de petróleo e gás. Geografia econômica.