
A disciplina de Planejamento Territorial, do curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realizou, no dia 25 de fevereiro de 2025, o Seminário “Bacia do rio Formate: diagnósticos e propostas preliminares”.
O evento reuniu representantes das prefeituras de Viana e Cariacica, da Associação Intermunicipal Ambiental em Defesa do Rio Formate e seus Afluentes (Asiarfa), da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e do Departamento de Geografia da Ufes para discutir os levantamentos e diagnósticos da bacia do rio Formate confrontados a aspectos de planejamento pelos estudantes da disciplina de Planejamento Territorial ao longo do semestre 2024/2 e a partir da expedição de campo no rio Formate, entre os municípios de Cariacica Viana e Vila Velha, em 01 de fevereiro de 2025.
Com as apresentações denominadas “Preservação do Rio Formate: uma ação coletiva para um futuro sustentável” e “Bacia de drenagem do rio Formate: possíveis intervenções”, os estudantes da disciplina destacaram a importância do rio para o ambiente e para o seu entorno socialmente definido, apontando a necessidade de se pensar em intervenções que sejam integrativas e cooperativas entre os vários agentes de gestão da bacia, de forma suficiente e eficiente.
O extenso trabalho realizado ao decorrer da disciplina, a fim de, em um primeiro momento, definir, organizar e planejar as atividades que seriam desenvolvidas e, depois, sistematizar, mapear e analisar todos os dados levantados em campo e adquiridos por meio de levantamento documental e bibliográfico, possibilitou também a elaboração de um relatório de autoria dos docentes e da estagiária da disciplina, intitulado “Expedição na bacia do rio Formate, Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), e planejamento territorial: uma experiência de trabalho de campo com diagnósticos e propostas preliminares”.
O diagnóstico das águas e do entorno do rio Formate e a avaliação do ambiente fluvial presentes nesse estudo contribuíram para a construção de um panorama a respeito da situação em que se encontra o rio Formate e seus afluentes. A dinâmica das condições ambientais do corpo hídrico não escapa às relações socais e culturais que se estabelecem ao longo da bacia, evocando, para além da qualidade da água e do ambiente fluvial, a questão da dignidade humana e da justiça ambiental. O Formate é um rio que, apesar dos inúmeros problemas de poluição, resiste bravamente. Tão pouco conhecido dos capixabas e dos moradores da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), é um exemplo de como se pode lutar pela preservação das características de um rio, dando a esperanças de transformar tantos outros rios e córregos que foram poluídos e desnaturalizados.
Em especial, agradecemos ao Sr. João Pereira Neto, demais membros da Associação Intermunicipal Ambiental em Defesa do Rio Formate e seus Afluentes (Asiarfa) e moradores diversos que ajudaram a preparar o trabalho de campo, nos acompanharam, nos introduziram na Bacia do rio Formate e nos acolhendo com generosidade, fazendo-nos descobrir suas paisagens, os conflitos pelos usos de suas águas e as possibilidades que se descortinam de mudanças na região com esta parceria que se inicia.












