HOMENAGEM a Carlos Walter Porto-Gonçalves

É com muita tristeza que comunicamos a perda do colega e amigo Carlos Walter Porto-Gonçalves, um dos fundadores do nosso programa-POSGEO-UFF e onde foi professor por 24 anos. Perdemos um grande geógrafo e intelectual, um pensador da Geografia ou, como ele preferia, das Geo-grafias, pensar a Geografia não como substantivo, mas como verbo, como ato/ação/prática de marcar a terra. Carlos Walter foi um pensador das Geo-grafias dos povos, das comunidades e dos movimentos sociais, de suas territorialidades, saberes, lutas e r-existências. Um pensador original,

criativo e provocativo que abriu novos horizontes de sentido para pensarmos a questão ambiental, agrária e a Geografia dos movimentos sociais.  Um pensador que formou e inspirou gerações no Brasil e na América latina. Carlos nos deixa como legado uma vida dedicada à construção de uma ciência geográfica crítica e comprometida com a vida e as lutas dos de baixo.

Homenagem feita pelo Laboratório de Geografia Humana da Universidade Federal Fluminense (UFF).

XVI Simpósio Nacional de Geografia Urbana (SIMPURB)
Mesa 7 (de encerramento):
A geopolítica urbana na América Latina contemporânea: disputas dos comuns
Palestrantes:
Carlos Walter (UFF),
Rodrigo Hidalgo (PUC- Chile),
Mônica Arroyo (USP);
Debatedora: Ester Limonad (UFF)

“A crise do capital é parte de uma crise civilizatória”
Professor da Universidade Federal Fluminense e um dos mais importantes geógrafos do Brasil, Carlos Walter Porto-Gonçalves é o convidado do Programa Pensamento Próprio, espaço onde os intelectuais latino-americanos podem expor seu pensamento original e próprio. Nesse programa Carlos Walter fala sobre a questão indígena latino-americana e alerta sobre a necessidade da luta contra o capitalismo e a colonialidade.

Aula Magna: ANTROPOCENO ou CAPITALOCENO?: A Sociedade na Trama da Vida/A Trama da Vida na Sociedade
Carlos Walter Porto-Gonçalves.

Geografia e questão socioambiental: a contribuição de Carlos Walter Porto-Gonçalves
Dissertação de Mestrado de Rafael de Castilho Cezzaretti

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.