Seminário Internacional Justiça Espacial Justiça Social

OBJETIVO

A proposta do seminário visa iniciar cooperação com o Laboratório Mosaïques da universidade Paris Ouest-Nanterre – La Défense. O Laboratório estuda as dinâmicas sócio-espaciais, as transformações das formas de governo, de gestão e de políticas urbanas, os modos de apropriação do espaço, as representações e as lógicas de projeto urbano e arquitetural a partir de diferentes perspectivas (geografia, arquitetura, meio-ambiente, habitat, saúde) e de territórios diversos (urbanos, periurbanos, rurais). No Laboratório se privilegia a dimensão comparativa, combinando e confrontando os trabalhos de campo realizados nos países do Norte e nos países do Sul. O Laboratório participa de várias redes internacionais e tem colaborações de primeiro plano com inúmeras equipes estrangeiras.

Alimentado pela herança de Henri Lefebvre na Universidade de Nanterre, o Laboratório está notadamente ligado a revista on line bilíngue Justice Spatiale/Spatial Justice : http://jssj.org/.

Apresentação das pesquisas da Universidade de Paris Quest-Nanterre-la Défense

Data: 05/05/2015
Horário: 09:00h – 12:00h
Local: Sala 9 do IC II – Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES

Apresentação por Aurélie Quentin da Revista Justice Spatial (JSSJ) e os diferentes temas de pesquisa do ligados à Revista e ao Laboratório Lavue (Equipe Mosaicos) e à universidade de Paris Ouest- Nanterre-La Défense.
Apresentação das pesquisas da Universidade Federal do Espírito Santo

Data: 05/05/2015
Horário: 14:00h – 18:00h
Local: Sala 9 do IC II – Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES
Coordenação: Cláudio Luiz Zanotelli.

Apresentação dos grupos de pesquisas
Palestra: Repensar o Direito à Cidade a Partir das Cidades do Sul

Aurélie Quentin – Geógrafa e professora do Departamento de Geografia da Paris Ouest-

Nanterre-La Défense.

Data: 06/05/2015
Horário: 09:00h – 12:00h
Local: Auditório do CCHN – Térreo do IC II
Mediador: Cláudio Luiz Zanotelli

Ementa da Palestra
Debater questões que vão além das abordagens neo-marxistas e das múltiplas reinterpretações da obra de Lefebvre formuladas nos últimos anos, se interessando pela produção de normas e a estabilização das ordens urbanas, estudando mais as práticas ordinárias que os momentos de crise e de conflitos no e pelo espaço urbano.

Reunião para definir as cooperações possíveis entre os Grupos de pesquisas e o Laboratório La Vue- Mosaïques e Universidade de Paris Ouest- Nanterre- La Défense – França

Data: 06/05/2015
Horário: 14:00h -18:00h
Local: Sala 9 do IC II – Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES
Trabalho de Campo nos bairros da Penha, São Benedito e Jaburu (limitado aos participantes das pesquisas)

Data: 07/05/2015
Tema: Outros planejamentos urbanos são possíveis

Trabalho de Campo em Barra do Riacho – Aracruz (limitado aos participantes das pesquisas)

Data: 08/05/2015
Tema: Injustiças socioambientais de empreendimentos
industriais e portuários

EQUIPES TÉCNICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO / PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UFES / GERM

Prof. André Luiz Nascentes Coelho
Prof. Cláudio Luiz Zanotelli
Profa. Eneida Maria Souza Mendonça
Doutorandos do PPGG-UFES
Mestrandos do PPGG e do PPGAU

PARIS OUEST-NANTERRE LA DÉFENSE / LABORATÓRIO MOSAIQUES – FRANÇA

Profa. Aurélie Quentin
Prof. Philippe Gervais- Lambony
Prof. Frédéric Dufaux
Doutorandos do Laboratório Mosaiques
Mestrandos de Estudos Urbanos da Uni
versidade de Paris Ouest-Nanterre-la
Défense.

INFORMAÇÕES GERAIS

Endereço: Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Humanas e Naturais – Programa de Pós-Graduação em Geografia Prédio Profa Barbara Weinberg – Campus de
Goiabeiras
Av. Fernando Ferrari, 514 Goiabeiras, Vitória – ES CEP: 29.075-910
Telefones Coordenação: +55 (27) 3357-9500 ramal 5177 ou
+55(27) 4009-7629
Secretaria: +55(27) 3357-9500 ramal 5173 +55(27) 4009-2023
e-mail: ppggufes@gmail.com

FOLDER FRENTE

FOLDER VERSO

Sobre claudio.zanotelli

Possui graduação em Planejamento do Território e Urbanismo - Université de Paris X, Nanterre (1988), mestrado em Geografia e Prática do Desenvolvimento no Terceiro Mundo - Université de Paris X, Nanterre (1993) e doutorado em Geografia Humana, econômica e Regional - Université de Paris X, Nanterre (1998), pos-doutorado no LATTS/ENPC (França) em 2005. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo e Coordenador do Mestrado em Geografia da UFES. Editor de Revista Geografares - UFES , membro do Conselho Editorial das Revistas Cadernos Prudentinos - SP, Revista Essentia - CE e parecerista da Revista Terra Livre.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.