Membros

Professores

Licenciado em Geografia, Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental (380 hs), Mestre em Geografia, área de concentração: Análise Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais IGC/UFMG (2003); Doutor em Geografia, área de concentração: Ordenamento Territorial e Ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense – IG/UFF (2007). Atualmente é professor permanente do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Subcoordenador do Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias e professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado). Consultor Ad-hoc da CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior). Experiência em geociências, atuando nas seguintes áreas: dinâmica das águas superficiais/recursos hídricos, geomorfologia fluvial antrópica, ordenamento territorial e ambiental (PDMs, PDLSs, RIV/EIV, patrimônio ambiental e planejamento ambiental). Domínio de ferramentas geotecnológicas com ênfase em geografia, notadamente para os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) integrado com produtos e técnicas Sensoriamento Remoto e Cartografia Geográfica. Recebeu premiações merecendo destaque a Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese (2008).

Professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Arquitetura pela Universidade de Brasília (1986), mestrado pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP (1997) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). No ano de 2015 realiza Residência Pós Doutoral na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, sob supervisão da Dra. Denise Morado Nascimento do Grupo Práxis. Atua em teoria da arquitetura, do urbanismo e da cidade, especialmente, nos seguintes temas: cultura urbana, habitação social, desenvolvimento urbano e local, local, relações entre estética e política, relacionando participação, ativismos sociais, ciberpolíticas, tecnopolíticas e espaço híbrido.

Possui Licence em Planejamento Regional pela Université de Paris X, Nanterre, França (1987), Maîtrise em Planejamento e Urbanismo (1992), Diploma de Estudos Aprofundados em Geografia e Prática do Desenvolvimento nos Países do Terceiro Mundo pela Université de Paris X, Nanterre (1993) e Doutorado em Geografia Humana, Econômica e Regional pela Université de Paris X, Nanterre (1998). Realizou Pos-Doutorado no LATTS – Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (2004-2005), Paris, França. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo e editor da Revista Geografares. Realiza pesquisas sobre segregação sócio-espacial, regiões metropolitanas e polos industriais. Tem Bolsa de Pesquisador Capixaba pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espirito Santo (FAPES).

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Mestre (2011) e Doutor (2015) em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pesquisas na área de Geografia da População e Demografia com foco nas temáticas de mobilidade espacial da população, sobretudo mobilidade residencial, mobilidade pendular e migração.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1980), especialização em Curso de Planejamento Urbano e Regional pela Dortmund Universität(1986), especialização em Metodologia de Projetos de Desenvolvimento Urbano pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal(1981), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo(1995), doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo(2001), pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense(2012) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2014). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo, Revisor de periódico da Revista do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, Membro de corpo editorial da Geografares (Vitória), Revisor de periódico da Oculum Ensaios (PUCCAMP), Membro de comitê assessor do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Membro de corpo editorial da Oculum Ensaios (PUCCAMP), Revisor de projeto de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Revisor de periódico da Paisagem e Ambiente, Revisor de periódico da Urbana – Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade e Revisor de periódico da Geografares: Revista do Mestrado e do Departamento de Geografia, Centro de. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas:verticalização de construções, legislação urbanística, zoneamento urbano, qualidade ambiental.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: migração e circulação e transportes.

Possui Licenciatura Plena (2002) e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e mestrado e doutorado em Geografia Física (geomorfologia fluvial, estrutural e recursos hídricos) no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador associado ao Laboratório de Geomorfologia do Departamento de Geografia da USP e geógrafo no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA do Espírito Santo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geografia urbana, geografia regional, geomorfologia fluvial e estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, evolução de drenagem, bacias hidrográficas, recursos hídricos, solos e o papel dos ambientes físicos na ocupação dos espaços dentro da ordem capitalista. Pesquisa também epistemologia e filosofia das ciências na relação com a história territorial das sociedades humanas.