CONVITE Defesa de tese de doutorado

Defesa da Tese de doutorado de Luiz Henrique Vieira
 
Título: SUPERFÍCIES E SUBSOLOS NO MUNDO MERCADORIA: NEOEXTRATIVISMO, CONFLITOS, R-EXISTÊNCIAS E TERRITÓRIOS LIVRES DE MINERAÇÃO NA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS
 
Banca examinadora:
Prof. Dr. Cláudio Luiz Zanotelli (Ufes) – Orientador e Presidente da Banca
Prof. Dr. Paulo César Scarim (Ufes) – Examinador Interno
Prof. Dr. Lucas Magno (IF Sudeste) – Examinador Externo 
Prof. Dr. Leandro Dias de Oliveira (UFRRJ) – Examinador Externo 
Profa. Dra. Marilda Teles Maracci (UFV) – Examinadora Externa
Prof. Dr. Roberto Simões (Ufes) – Examinador Suplente Interno 
Profa. Dra. Marina de Oliveira Penido (UFV) – Examinadora Suplente Externa 
 
Data: 16 de agosto de 2024, às 8h30.
 
Local: Sala de Webconferência do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
 

Resumo: O neoexrativismo mineral e suas consequências no século XXI nos provocam a pensar a atividade de mineração presente no país há séculos, sempre em expansão por novas fronteiras, acarretando grandes complicações e acúmulo de problemas no atual período do antropoceno/capitaloceno. Diante disso, procuramos, nesta tese, realizar um estudo sobre a Zona da Mata, mesorregião do estado de Minas Gerais, por meio de uma análise crítica e geográfica em torno da problemática mineral. Para tanto, discorremos sobre os conflitos decorrentes da territorialização de três mineradoras que extraem do subsolo bauxita e magnetita. As mineradoras operam em fases distintas, no entanto, todas são permeadas por conflitos e r-existências populares que se organizam há mais de duas décadas em contextos singulares. Analisamos a permissividade e flexibilização através dos procedimentos dos licenciamentos ambientais, juntamente com as políticas públicas que incentivam e autorizam o avanço e funcionamento da atividade extrativa por novos territórios. Por fim, demonstramos como estão as articulações em busca das criações dos Territórios Livres de Mineração através de experiências ocorridas entre 2015 a 2023.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.