Ensinando inglês com música: “A Sky Full of Stars”

Hello, English teachers!

Hoje gostaríamos de compartilhar com vocês uma sequência de atividades para sua aula de inglês. Vamos utilizar a música “A Sky Full of Stars”, da banda Coldplay como ponto de partida para trabalhar as construções do verbo to be – “I am”, “You are”, “He is”, “She is”, “We are” e “They are”, além de explorar algumas metáforas contidas na letra para descrever a si e o outro – “me”, “you”, “he/she”, “we” e “they”. Para isso, descreveremos algumas ideias para trabalhar com a letra:

Atividade 1: Fill in the blanks e identificação das metáforas

Step 1: Depois de ter escutado a música, comece a realizar a atividade com o “fill in the blanks” (conforme exemplo no pdf abaixo. Os alunos devem preencher os espaços vazios com as palavras que estão faltando – “heart, stars, arms, dark”. Depois que terminarem de preencher, escutarão a música novamente para conferir as respostas. Essa etapa ajudará os alunos a se familiarizarem com a letra e praticarem suas habilidades de escuta.

Step 2: Chame atenção para as metáforas: “You are a sky full of stars” – o autor da música usou elementos da natureza para descrever uma pessoa. A partir disso, apresente o vocabulário de elementos da natureza – “the sun, a tree, a flower, a bird, a cloud” (conferir todos os elementos no pdf abaixo), para os alunos se familiarizarem com a ideia da metáfora. Depois, mostrando o exemplo de frase no papel, peça aos alunos que escrevam frases como o exemplo “I am the sun”, “She is a flower”, usando o vocabulário aprendido para descreverem a si mesmo e os colegas. Essa etapa ajudará os alunos a praticarem a escrita, as construções do verb to be e a aplicação do vocabulário aprendido.

Pdf da atividade 1

Clique no link em azul para baixar o pdf.

Atividade 2: Descrevendo pessoas com adjetivos em inglês

Dando sequencia na atividade anterior, essa é mais uma ideia de atividade para praticar o uso de adjetivos para descrever a si e outro, usando as construções do verbo “to be – I am, you are, he/she is, we are e they are”.

Step 1: Comece apresentando os vocabulários aos alunos, seja comparando e contrastando as palavras ou usando algum recurso visual, como imagens, mímica ou referindo-se a alguma pessoa que eles conheçam, para ilustrar cada adjetivo.

Step 2: Prepare o material com antecedência, cortando e dobrendo as palavras separadamente, depois coloque-as num saco ou em uma caixa.

Step 3: Cada aluno, em turno, deve retirar a tira de papel da caixa e dizer se o adjetivo retirado se refere a eles ou ao colega. Os alunos vão descrever a si mesmo ou o colega usando o verbo “to be” junto com o adjetivo retirado da caixa/saco. Por exemplo:

“I am intelligent”

“She is kind”

“You are funny”

Step 4: Para finalizar, sugira aos alunos que escolham seus adjetivos favoritos e que escrevam sobre si mesmo ou sobre pessoas que conhecem, utilizando o vocabulário aprendido.

Pdf da atividade 2

Clique no link em azul para baixar o pdf.


E aí, gostaram da atividade? Compartilha nos comentários como foi a experiência de vocês com seus alunos. Até a próxima!


Estas atividades foram desenvolvidas pela Profa. Marianna Merlo, integrante do projeto ‘Educação linguística: compartilhando saberes e práticas’ (PROEX nº 3666).

Sobre Marianna Cardoso Reis Merlo

Este blog compartilha recursos e conhecimentos elaborados pelos alunos do curso de Letras-Inglês da UFES em suas atividades de extensão. O blog é administrado pela Prof. Marianna Merlo, docente do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, a Prof. Marianna se dedica a pesquisas na área de Linguística Aplicada, mais especificamente sobre os seguintes temas: autoetnografias, formação de educadores, desenvolvimento de material didático e educação de língua inglesa para/com crianças. Seu currículo pode ser acessado em: http://lattes.cnpq.br/0414596374411348
Esta entrada foi publicada em For teachers, Links, Materiais didáticos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *