The importance of play

Do you know the importance of play in childhood and how it influences the development of children? During the first stages of education, especially for children, play is one of the fundamental activities for the development of identity and autonomy.

In this sense, we understand narrative play as a type of free play. It’s a moment when children can “create” their own stories, their own world and express themselves.

The file below contains some ideas on how to include narrative play in your classes. Feel free to download it and to use with your students. If you like it, share this post with other teachers and let us know in the comments!

Texto e arquivo elaborados pelas alunas Alana Gava, Ana Flávia Martins Barbosa e Larissa Rodrigues Monteiro. Este trabalho integra o projeto ‘Educação linguística: compartilhando saberes e práticas’ (registro na PROEX nº 3666).

Publicado em For teachers, Materiais didáticos | Com a tag | Deixe um comentário

Visual literacy

Você já ouviu falar em Letramento Visual? 

O Letramento Visual é a capacidade que temos de visualizar, interpretar e criar imagens. Na sala de aula de línguas estrangeiras, o Letramento Visual é de extrema importância, porque permite que os professores utilizem textos multimodais – textos que vão além de “somente” palavras – para ajudar no ensino e aprendizado de línguas dos estudantes. Existem várias formas de usar o Letramento Visual em sala, seja com tirinhas, filmes, músicas e até mesmo memes! 

Para entender um pouco mais sobre isso, veja as imagens abaixo:

Texto e imagens de Ana Clara S. de Santana, Clarice Mureb e Ester Guastti. Este trabalho integra o projeto ‘Educação linguística: compartilhando saberes e práticas’ (registro na PROEX nº 3666).

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Hello, teachers!

Durante o curso da disciplina ‘Análise, elaboração e adaptação de materiais didáticos”, desenvolvemos unidades didáticas e queremos compartilhá-las com você!

Todas as unidades foram desenvolvidas para serem usadas especificamente no ensino básico público. Algumas unidades contêm duas versões, a ‘students’ version’ e a ‘teacher’s version’. Outras contêm outros recursos à parte, como flashcards. Todo esse material pode ser baixado gratuitamente para ser usado com seus alunos e alunas.

Esperamos que os materiais sejam úteis! Depois de utilizá-los, escreva um comentário e nos diga o que achou! Caso você tenha gostado, compartilhe este post com outras professoras para que elas possam baixar os materiais também. Ah, e fique de olho neste blog, pois novos materiais serão postados em breve 😉

Este trabalho foi feito pelos integrantes do projeto ‘Educação linguística: compartilhando saberes e práticas’ (PROEX nº3666).

Ensino fundamental 1

Ensino fundamental 2

Publicado em For teachers, Materiais didáticos | Com a tag | Deixe um comentário

E-book on Linguistics and Applied Linguistics

O que é Linguística Aplicada?
Ao iniciarmos a disciplina “Introdução à Linguística Aplicada nos deparamos com um dilema: ‘Mas o que é Linguística Aplicada?”. Podemos adiantar que ao decorrer do semestre nossa pergunta foi respondida, porém uma outra questão surgiu: a falta de uma bibliografia acessível e em inglês. Dessa forma decidimos produzir esse e-book que tem por objetivo preencher um pouco essa falta. Esperamos que lhe ajude de alguma forma. Deixe comentários sobre o que achou e sugestões de melhoria para nosso trabalho. Bom estudo!

Texto e e-book de autoria de Cacia Goncalves, Laura Fracalossi e Mayara Gonçalves. Este trabalho integra o projeto ‘Educação linguística: compartilhando saberes e práticas’ (registro na PROEX nº 3666).

Publicado em For teachers, Links, Materiais didáticos | Com a tag , | Deixe um comentário

Linguística Aplicada e decolonialidade

Este vídeo aborda sucintamente a decolonialidade, de modo que nós, latinoamericanos, possamos falar e expressar-nos dentro das estruturas de poder,
moldando nossas concepções e modos de conceber a linguagem e a produção
epistemológica. Reflexões em torno das atitudes decoloniais bem como as
indignidades e frustações diante do colonialismo, exploração e dominação
europeia sobre o continente americano são postas em aberto, com a
expectativa de que o telespectador cogite e pondere sobre seu papel dentro da
sociedade latinoamericana. A abordagem em torno da contestação da
produção de conhecimento e das subjetividades visa a análise do poder que a
própria linguagem tem em função das relações de poder, apresentando
ferramentas bastante úteis de linguagem como a translinguagem, com o
objetivo de nos decolonizar. Diante de uma perspectiva histórica, são expostas
ao longo da exibição a colonialidade e o modernismo como faces opostas de
uma mesma moeda, e como tais aspectos deserdaram e silenciaram as demais
vozes não europeias, traçando os mitos das “verdades universais”.

Texto e Vídeo de Allan Patrick Garcia de Assis Correa. Este trabalho integra o projeto ‘Educação linguística: compartilhando saberes e práticas’ (registro na PROEX nº 3666).

Publicado em For teachers, Vídeos | Com a tag , , | Deixe um comentário

Hello, everyone!

Welcome!

Este é o primeiro post do blog Language Education | Educação Linguística. Este trabalho integra o projeto ‘Educação linguística: compartilhando saberes e práticas’ (registro na PROEX nº 3666).

Neste blog, você encontrará recursos diversos que têm o objetivo de auxiliar educadores e aprendizes de língua inglesa de diversos contextos, especialmente da escola pública.

Todo o material aqui compartilhado é de autoria de alunos e alunas de graduação em Letras-Inglês da Universidade Federal do Espírito Santo e resulta das atividades de extensão desenvolvidas a cada semestre. Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

Na aba Contato, você pode sugerir os materiais que gostaria de ver por aqui.

Publicado em For students, For teachers | Com a tag | 1 Comentário